Cultura

DICAS DO SERAMOV: LUGAR DE VELHINHO (A) É A NA PISTA DE COOPER

Se estamos vivos, temos que viver. Enão nos amofinar, se encolher, ficar dentro de casa.
Tasso Franco , da redação em Salvador | 07/02/2021 às 08:05
Sêo Franco no cooper
Foto: Selfie
   Este é o 10º texto publicado por Sêo Franco (dicas de Seramov, as cinco flechas douradas, certeiras) no aplicativo wattpad com o tema Saúde, Sempre em movimento, para você ter uma melhor qualidade de vida.

   DICAS DO SERAMOV: LUGAR DE VELHINHO (A) É A NA PISTA DE COOOPER
 

No texto de hoje vou tratar de um assunto que é relevante para toda as pessoas idosas que é saúde. É evidente que cada corpo humano tem um tipo de saúde e eu não sou médico, sou apenas um jornalista e escritor. Portanto, não vou falar aqui de assuntos relacionados com a medicina, mas a coisa prática da vida.

Dar algumas dicas, algumas informações sobre saúde na minha área de vivência.

Recentemente eu passei por uma cirurgia do coração, coloquei dois stents. Os médicos demoraram pra descobrir essa minha deficiência, mas felizmente eu fui operado. Estou em recuperação e quero dizer que não esperava por isso porque eu sou uma pessoa que tenho uma vida não sedentária, faço exercícios, eu ando, eu corro, eu faço esteira, eu eventualmente faço natação, ando com meu cachorro.

 Quer dizer, eu tenho todas as características que Dr. Keneth Cooper diz que são boas para a saúde. Mas como cada corpo é um corpo, eu tive esse problema, felizmente já estou bem e quero dizer a vocês que não deve se assustar com esse tipo de coisa. 

Eu já fiz três cirurgias - no coração, RTU (bexiga) e apêndice - estou aqui com 75 anos e dando dicas pra vocês para enfrentar essa vida que é muito boa, muito legal e que a gente tem que colocar a bola pra frente. Então a dica que eu vou dar hoje é muito simples. Se estamos vivos, temos que viver. Enão nos amofinar, se encolher, ficar dentro de casa.

Claro, no momento estamos enfrentando uma pandemia do coronavirus e iso já dura 1 ano. Os especialistas ou aqueles se diziam assim, ao menos, comentavam que seria uma pandemia passageira algo em torno de 3 a 4 meses e que no segundo semestre de 2020 tudo se resolveria. Ledo engano. Já tem 1 ano e ainda está longe de ser resolvida porque a vacinação tem sido lenta. Nesse ritmo o Brasil só conseguirá vacinar toda população em 2024.

Estima-se que até o final de 2025 vamos conviver com esse petógeno. Mas, a vida segue para todos. Nós idosos temos que ter precauções adicionais, porém sem medo, encarando a pandemia com responsabilidade e seguindo os protocolos de segurança da OMS. 

 Veja as 5 dias da mão espiritual de Seramov para vocês:

1. Vamos seguir fazendo exercícios, fazendo caminhadas. Na nossa idade a gente tem que ter persistência. Dr Cooper já está com 87 anos de idade e diz que o ideal é a pessoa andar uma milha. Algo em torno de um quilômetro e meio em 16-17 minutos. Não precisa mais correr, só andar porque segundo todos os médicos eles dizem que andar é bom para a saúde. Exercitar é bom para saúde. Assim como trabalhar, como ler, como ir ao cinema, como se divertir, não ficar não ter uma vida sedentária. 

 2. Uma uma coisa muito importante é a alimentação. Alimentação com a base de verduras e frutas, a base de peixes, de comidas mais leves, faz com que você tem um uma saúde melhor. Você tenha um peso menor, entendeu, e você passa a ter uma vida melhor. Uma vida mais saudável. Isso não significa dizer que você não possa comer um bife ou um filé ao molho de Madeira.

3. Contrate um personal training para monitorar as suas atividades físicas. Se você não tem condições de pagar a ele sozinho monte um grupo de amigos e divida as despesas. Um personal qualificado (formado em Educação Fíusica) é valioso. Ajuda a você manter seus órgãos, suas articulações em sintonia com a sua idade.

4. Não tenha vergonha de caminhar usando um bastão ou até dois. Normalmente, nós fazemos cooper nas ruas das cidades brasileiras e há muitas iregularidades nas pistas, buracos, desníveis e outros. Um bastão ajuda a você se equilibrar e controle subidas e descidas auxiliando seus joelhos.

5. Última dica: ao menor sinal de mudança de tempo não vá caminhar. Chuva é boa para molhar as plantas. Frio é bom poara dormir embaixo de uma coberta. Um resfriado pode lhe causar sérios transtornos na sua idade.