Cultura

DICAS DO SERAMOV: CHEGOU O VERÃO MELHOR ÉPOCA DO ANO NA CIDADE DO SSA

Os idosos também devem curtir sua cidade na época do verão
Seramov Alvisdorov , Salvador | 13/01/2021 às 09:20
Porto da Barra praia sem aglomeração e sem sombreiros para banhistas
Foto: BJÁ
  Este é o 7º texto do novo livro de Tasso Franco "A mão espiritual de Seramov - linhas que iluminam seu futuro" publicado no wattpad falando dos cuidados com a temporada de verão. Leia abaixo e os demais textos no aplicativo wattpad.


    CHEGOU O VERÃO A MELHOR ÉPOCA DO ANO NA CIDADE DO SALVADOR

 
   Estamos na véspera da temporada de verão em Salvador - cidade onde moro - que começa dia 21 próximo e vai até 21 de março. É a melhor época do ano. As pessoas ficam mais bonitas, tem as festas populares - reduzidas e limitadas diante da pandemia do coronavirus - muitos turistas nas ruas e nos shoppings e um sol que brilha com um a luz encantadora.

  Em tempos idos, antes da pandemia, tinha os ensaios de blocos e entidades carnavalescas, a semana do Momo, a cidade ficava cheia de gente de todas as partes do Brasil e do exterior e era um momento muito especial da nossa cidade. E que nós - os idosos - também aproveitávamos porque também fazemos parte da cidade. 

  As pessoas idosas, as pessoas mais velhas também fazem parte desse momento e nós temos que nos divertir, temos que curtir a nossa cidade, quer seja Salvador, quer seja outras cidades brasis.

  É também o momento das férias escolares no ano perdido na rede pública diante da pandemia. Das crianças brincarem nas praias, brincarem nos parques, brincarem nos jardins e é também o momento de veraneio. Neste 2021, com a Covid-19 o acesso às parais e aos parques têm limitações e é obrigatório o uso de máscaras.

  Em Salvador, muitas famílias se deslocam para a Ilha de Itaparica e para o Litoral Norte, em especial, Vilas do Atlântico, Guarajuba e Praia do Forte. É um período de descanso do trabalho anual. Quando estou no veraneio não deixo de trabalhar. Atualizo meu site e escrevo crônicas.

  Em Vilas do Atlântico tinha uma rotina espartana. Logo cedo, de manhã, pegava meu cachorro Tifão e andava 4km às margens do rio Sapato. Caminhava até uma pousada lá adiante e voltava. Depois eu pegava minha bike e pedalava 6km. Quando estava em boa forma eu pedalava 12km. Ia duas vezes lá na segunda portaria de Vilas e voltava aqui pra casa.

  Em Salvador, sigo essa rotina caminhando diariamente até a praia de Ondina entre o Morro do Gato e a Bacia das Moças - 4 km ida e volta - e sigo até o Farol de Santo Antônio e ao Porto da Barra - + 6 km de ida e volta. Eventualmente, tomo um banho de mar. E, nos finais de semana, uns chopinhos.

  De retorno à casa, uso a mini academia do prédio em exercícios para fortalecer o peitoral e os músculos dos braços. Claro, faça o cooper e os exercícios após a primeira refeição do dia a base de cuscuz, ovos, frutas e um pãozinho light com queijo. E mais um suquinho, sucos de tamarindo, acerola, morango.

   Depois vou atualizar meu site, descanso um pouco na rede, curto um pouco a praia, almoço, descanso à tarde, janto e atualizo meu site, trabalho durante do todo o dia. Então no verão que é uma época de muita comilança, e muita brincadeira, eu vou dar cinco dicas para vocês passarem essa temporada numa boa, sem esquecer de cuidar do espírito.

1- A primeira delas é a seguinte: faça exercícios diariamente. Quer seja no verão, quer seja no inverno. Podem ser exercícios físicos lights e o melhor deles é andar porque é o mais barato. Mas se você pratica um esporte, pratique um esporte compatível com sua idade: tênis, frescobol na praia, surf, volei.

2- A segunda dica é beba muita água. Toda hora beba um copo d’água. De preferência água de boa qualidade ph7. Se o sistema de abastecimento de sua cidade for confiável, pode beber a água da torneira, senão você filtra a água e beba diariamente pelo menos 2 litros de água no verão. Agora, se v pratica um esporte radical dobre, beba 4 litros.

3- A terceira dica é ter cuidado com as comidas gordurosas. Pule fora de feijoada, acarajé demais, vatapá demais, vá com moderação. Gordura não combina com o verão, é uma época muito quente e você tem que comer uma comidinha mais light. De vez em quando tomar uma cervejinha gelada com moderação. Caipirosca também é legal. Uisque só a noite. Vinho, nem pensar.

4-  Vá curtir as festas populares da sua cidade dentro das limitações impostas pela pandemia. Vamos ter o 2 de fevereiro que é a Festa de Yemanjá, uma festa muito bonita e que vale a pena você conhecer. Até lá é possível que você já esteja vacinado contra o coronavirus. A festa do Senhor do Bonfim - muito tradicional em Salvador - terá uma carreata com o santo na quinta-feira próxima e missas com limitações de fiéis.

5. Faça tudo com moderação. Estamos vivendo ainda uma segunda onda da pandemia do coronavirus e só saía de casa se for necessário e quando sair use máscara, lava as mãos, use álcool em gel e evite participar de aglomerações. Na dúvida, o melhor é ficar em casa. Verão tem todo ano e a vida só temos uma. Cuide, pois, do seu lado espiritual. Lembre-se: Boa romaria faz; quem em sua casa fica em paz.