Interrompidas desde março, por causa da pandemia do novo coronavírus, as aulas presenciais na Unijorge serão retomadas a partir desta sexta-feira (dia 6/11), inicialmente, para reposição das aulas práticas e irá obedecer um rígido protocolo de segurança seguindo exigências da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Educação (MEC).
Entre as medidas de prevenção à Covid-19 adotadas pela Unijorge, estão uso obrigatório de máscaras de tecido ou descartável, a implantação de tapetes sanitizantes nas entradas do campus, além da verificação de temperatura de todos os alunos, professores e funcionários no acesso. Dispersores de álcool a 70% e papel toalha estão disponíveis em todos os ambientes da Instituição, como nos corredores, sala de professores, biblioteca, laboratórios, Instituto de Saúde, lanchonetes, espaços de convivência e áreas administrativas, entre outros espaços.
Todas as áreas também receberam sinalização especial e respeitando o distanciamento de 1,5m entre as pessoas. “Mais importante do que adaptarmos às instalações é preparar nosso público, colaboradores e alunos, para que sigam todos os protocolos de segurança. Por isso, elaboramos cartilhas e vídeos educativos, além da realização de treinamentos específicos para este novo momento, em que temos de agir individualmente para a proteção coletiva. Neste momento de mudanças, queremos fazer tudo com muito controle e segurança”, garante Nédio Junior, Diretor Geral da Unijorge.
“Novo normal” - Neste momento, novas práticas também passam a ser adotados, como o incentivo da utilização de escadas e rampas de acessos, permitindo que o uso de elevadores seja feito apenas por pessoas com deficiência ou dificuldade de locomoção. Os bebedouros foram adaptados para manter em funcionamento apenas o jato de abastecimento de copos e garrafas. Foram instaladas lixeiras com pedal para coleta de resíduos em todas as áreas da Unijorge.
A higienização de todos os espaços de uso comum será feita a cada turno. Administrativamente foram adotados quatro horários para o almoço dos colaboradores, a fim de evitar aglomeração no refeitório e na praça de alimentação, que também foram devidamente sinalizados, respeitando o distanciamento de 1,5 m entre as pessoas. Todos os funcionários, professores e alunos estão sendo orientados sobre o protocolo para isolamento imediato e notificação às autoridades de saúde caso apresente os sintomas característicos da COVID-19.