Cultura

Nelson Maca e Thiago Trad lançam projeto audiovisual e realizam live

Dia 21 de julho
Ana Cristina Pereira , Salvador | 20/07/2020 às 18:36
Nelson Maca e Thiago Trad lançam projeto audiovisual e realizam live
Foto: Divulgação

O encontro entre a poesia de Nelson Maca e a bateria de Thiago Trad resultou na vídeo-performance Manifestação Abre Caminho, que será lançada no dia 21 de julho, às 18h, nas redes sociais dos dois artistas. Na sequência, às 19h, Maca e Trad batem um papo sobre o trabalho, que nasceu de uma provocação no Facebook para encontros artísticos inusitados, parte de uma estratégia de aglomeração através da arte. Mas o processo se deu sem encontro físico entre os artistas, que concordam com a necessidade de se ter um período de isolamento social como estratégia de enfrentamento à pandemia da covid-19.


 Ambos já acompanhavam o trabalho um do outro, por isso a definição do caminho estético seguido foi imediata. Maca, que já nutria o desejo de fazer um diálogo experimental entre poesia e bateria, lançou o desafio, que foi abraçado de imediato por Thiago. Em contrapartida, o baterista propôs ao poeta que, além da possível sonoridade, o trabalho resultante fosse disponibilizado em vídeo.

A natureza do encontro reflete o complexo momento que a Bahia e o mundo passam em função dos perigos do novo Coronavírus. A junção das modulações da voz e dos sons percussivos, ambientada com imagens que se movimentam pelas ruas de uma Salvador quase vazia, resulta na peça que, agora, é submetida à apreciação pública. Tudo nesse trabalho segue estritamente as demandas simbólicas do Orixá Exu e seu ambiente mais conhecido, a encruzilhada – que se encontra nas ruas e na intersecção de planos sonoros, humanos e das paisagens interiores e exteriores do trabalho.

O resultado do entrecruzamento é um medley de palavras e sons num intenso diálogo entre voz e bateria, embalado numa fusão de imagens que misturam cenas de estúdio de gravação do músico, da casa do poeta e da cidade nesses dias diferenciados. Imagens externas capturadas a partir de um carro em movimento. Quatro poemas compõem a faixa, estilizando aspectos e simbologias do polêmico Orixá, patrono da arte, do movimento e da comunicação na tradição “iorubaiana”.

A bateria transita entre elementos do rap e do repente, recorrendo a claves da batucada brasileira. Nessa peça, Thiago Trad cria um ambiente sonoro peculiar, tendo como fio condutor o próprio ritmo dos poemas de Nelson Maca. Além de lastro para as rimas do poeta, o baterista apresenta solos pontuais e também um jogo de chamamento e resposta digno da tradição popular do jazz e da oralidade negra. Experimentação é um conceito que exprime bem essa tensa interação artística. 

Manifestação Abre Caminho é o desdobramento e aplicação de pesquisas e trabalhos que ambos desenvolvem há algum tempo. O projeto Bahia Experimental, de Thiago Trad, tem realizado experimentos musicais próprios e encontros com artistas da música e outras linguagens, a exemplo do dançarino Negrizu. Nelson Maca busca, nas performances Tamborismo e CandomBlackesia, a ambientação de seus poemas nas timbragens sonoras ora da percussão do Mestre Jorjão Bafafé ora no Afro-Power-Trio, que conta, além do Mestre, com o trompete de João Teoria e os toca-discos e samplers do Dj Gug. Essas experiências são fundamentos da fluência construída no diálogo desse duo de versos e toques.

 

Nelson Maca - Poesia

Poeta, professor de literatura e performer. Criou o coletivo Blackitude: Vozes Negras da Bahia. Realiza o Sarau Bem Black. Lançou os livros Gramática da Ira e Go Afrika. Atua com as performances Tamborismo, com Mestre Jorjão Bafafé; CandomBlackesia, com Afro-Power-Trio; e Na Rota da Rima, com a qual viajou por 8 estados e 16 cidades pelo Projeto Arte da Palavra (Sesc). Já performou com Ellen Oléria, Gog, IFÁ Afrobeat, Prince Áddamo, Skanibais, Vox Sambou (Haiti). Gravou com Alexandra Pessoa, André Sampaio, Ba Kimbuta, In.vés, Mano Teko. Apresentou-se no XX Percpan, Flipelô, Balada Literária / SP e BA, Circuito SP de Cultura, Festa do Louro (PE), I Poetas d’Alma: Festival de Poesia e Artes Performativas de Moçambique.  

Thiago Trad - Bateria

Baterista, compositor e produtor musical. Criador do Bahia Experimental, projeto de investigação sonora, com imersões realizadas em diversas cidades como Salvador, Berlim, São Paulo, Santo Amaro e Juazeiro, entre outras. Conta com uma trajetória de mais de 20 anos no rock baiano. Fez parte da banda Inkoma, ao lado da cantora Pitty, e, com a banda Cascadura, foram 15 anos de estrada, com lançamento de três discos e um DVD. Ainda no campo de atuação com a música, lançou o disco autoral Moscote e estabelece parcerias com artistas de diversas linguagens, como o duo que realiza com o dançarino Negrizu, um dos fundadores do Afoxé Badauê. No seu currículo, conta ainda o projeto Bailinho de Quinta.

Contribuição Voluntária

Essa é mais uma produção independente gerada durante o período de isolamento social imposto pela pandemia da covid-19, sem apoio material ou financeiro de nenhuma fonte ou espécie. Tudo feito dentro do espírito colaborativo familiar e infra-estrutura direta dos envolvidos. A colaboração financeira voluntária de quem apreciar o Manifesto Abre Caminhos será muito bem vinda. Outra forma de contribuir é repassar e divulgar esse trabalho.

 

 

Ficha

O que - Lançamento do vídeo Manifestação Abre Caminho de Nelson Maca e Thiago Trad e Live Abre Caminho

Quando – 21 de julho de 2020 

Liberação do vídeo: 18h 

Plataformas: Youtube - Thiago Trad  Music / Nelson Maca 

Instagram-IGTV: @thiagotrad / @nelson_maca

Facebook: Nelson Maca / Thiago Trad

Live: 19h - Instagram: @thiagotrad / @nelson_maca

Contribuição voluntária: Banco Bradesco 

Agência: 3551 / Conta: 33229-1

Correntista: Lúcia Helena Santos Gonçalves