Cultura

DERRUBA ESTÁTUA: LIDERES DO SCOUT NÃO PERMITEM QUEDAM DE BADEN-POWELL

Os protestos em Bristol já viram a queda de uma estátua do comerciante de escravos Edward Colston, com o memorial de Winston Churchill polêmicamente poluído com a palavra "racista". (Com The Sujn)
Tasso Franco , da redação em Salvador | 11/06/2020 às 11:36
Robert Baden-Powell na lista negra
Foto:

Os líderes do SCOUT hoje saudaram a estátua de Robert Baden-Powell quando formaram um escudo humano para impedir que ele fosse removido por causa de suas 'simpatias nazistas'.

Robert Baden-Powell foi homenageado com o memorial em Poole, Dorset, há 12 anos - com os críticos agora pedindo que fosse retirado devido a preocupações de que ele era racista, homofóbico e apoiador de Adolf Hitler.
Mas ex-escoteiros e moradores locais fizeram hoje seu próprio protesto nesta manhã, depois que a estátua apareceu em uma lista de acertos do Black Lives Matter.

Ativistas elaboraram a lista de "derrubar os racistas" de monumentos que eles querem remover do Reino Unido depois que manifestações foram desencadeadas pela morte de George Floyd nos EUA.

Os protestos em Bristol já viram a queda de uma estátua do comerciante de escravos Edward Colston, com o memorial de Winston Churchill polêmicamente poluído com a palavra "racista".

E escoteiros, vestidos com seus uniformes completos, saúdam hoje a figura de Sir Baden-Powell, em Dorset, enquanto os apoiadores formavam um escudo humano em volta da estátua.

O ex-escoteiro do Queen, Len Bannister, 79 anos, estava entre a multidão que defendia a estátua, dizendo à ITV News: "Se eles quiserem derrubar isso, terão que me derrubar primeiro".

Bannister acrescentou: "É absolutamente louco. Quem é que realmente quer fazer isso? Vou lutar contra eles. Na verdade, estou com muita raiva - e não sou um manifestante. Gostei muito por causa de ele na minha vida por causa dele. "

Uma pessoa gritou "não ceda à briga".
E o escoteiro Matthew Trott, 27 anos, viajou mais de 160 quilômetros de sua casa em Cwmbran, Monmouthshire, até Poole para saudar a estátua.

Ele disse: "Baden-Powell é um herói para mim. Todo mundo cometeu erros e a maior parte do que foi escrito sobre ele não é verdadeira".

Os trabalhadores haviam chegado com um guindaste para mover a estátua esta manhã para armazená-la, mas não conseguiram.

O Conselho de Bournemouth, Christchurch e Poole (BCP) tentou hoje culpar a polícia pela decisão de mover a estátua.

O parlamentar local Tory Conor Burns escreveu no Twitter esta manhã: "A remoção da estátua de Lord Baden-Powell de Poole é um enorme erro de julgamento. Muito preocupado com a idéia, está seguindo o conselho de @dorsetpolice".

Ele acrescentou: "Vamos seguir o exemplo do Met e Bristol e deixar a multidão governar as ruas?"