Cultura

Casa de Tereza preserva tradições e festeja o Dia de Santo Antônio

Live acontece no dia 13 de junho, às 14h, e a chef Tereza Paim e um grupo de devotos doarão 500 quentinhas de feijoada para pessoas em situação de rua e igrejas
Marcello Fontes , Salvador | 08/06/2020 às 08:52
Chef Tereza Paim
Foto: Will Recarey

Solidariedade, música e gastronomia. É com essa vibe de sentimentos e expressões que o Restaurante Casa de Tereza, será palco de uma live batizada de “Samba de Santo Antônio”, em parceria com o Grupo Batifun. O encontro, dentro do próprio restaurante, localizado no Rio Vermelho, acontecerá no dia 13 de junho, sábado, às 14h – homenageando o Dia de Santo Antônio, um dos santos mais populares e com fama de “casamenteiro” -, seguindo todos os protocolos de segurança e distanciamento social, uso da máscara e do álcool em gel, diante à pandemia da Covid-19. A transmissão da live acontecerá através do canal oficial do Grupo Batifun, no YouTube (Batifum Samba da Bahia).

 

Levar as feijoadas para as ruas de Salvador, é uma tradição que acontece há mais 50 anos por Dodó, uma devota ardorosa, que em vida tinha habilidades para conversar com o Santo, rezava a trezena todos os anos e também promovia a “noite da encalhadas”, onde em fervor, as devotas pediam por seus casamentos, tradição seguida pela família até hoje.

 

Nesse mesmo dia, Tereza Paim junto à família de Dodó e mais um grupo de devotos do Glorioso Santo Antônio, a maioria mulheres, que se reúnem na causa há mais de 25 anos, vão doar 500 quentinhas de Feijoada completa, acompanhada da ‘Farofa Branquinha’, que faz parte da linha de farofas artesanais assinadas pela chef. A entrega das refeições será feita para pessoas em situação de vulnerabilidade nas ruas e também nas igrejas de Salvador. “O Restaurante Casa de Tereza é a casa da família baiana. Com esta parceria exaltamos ainda mais o nosso amor pelos baianos, preservando nossas tradições e promovendo conexões”, afirma Tereza.

 

Formado por Marcelo Timbó, Junior Luiz e Fernando Rufino, há 22 anos, o Grupo Batifun promete uma verdadeira roda de samba, com repertório especial, marcado por cânticos religiosos e sucessos do grupo e da atualidade, em clima de samba total.