Com The Sun. A Inglaterra é um país que tem grande respeito aos seus heróis
Da Redação , Salvador |
07/11/2017 às 13:00
Um herói centenário
Foto: DIV
Mais de 300 mil assinaram a petição do The Sun que foi lançada depois que Johnny, de Bristol, perdeu os gongs do Ano Novo deste ano.
Finalmente, foi anunciado que ele seria feito membro da Ordem do Império Britânico na lista de honra do aniversário da Rainha.
Após o anúncio de junho, Johnny dedicou seu gong aos seus 53 companheiros Dambusters.
Ele disse a The Sun: "Um MBE é tanta honra como eu poderia esperar. Não é sobre mim. Eu sou afortunado. Eu ainda estou vivo. É o esquadrão que está sendo homenageado com isso, e não apenas comigo ".
O herói ganhou medalhas por seu papel na invasão do Esquadrão 617 da RAF que explodiu barragens nazistas com bombas saltadoras em maio de 1943.
Ex-chefe da RAF, Chefe do ar, Marshal Sir Stephen Dalton, a embaixadora da RAF, Carol Vorderman, e as tropas das Forças, Dame Vera Lynn, apoiaram nossa cruzada para ver seus esforços reconhecidos com uma honra.
Johnny, de Bristol, tinha apenas 21 anos quando o 617 Esquadrão da RAF realizou a ousada Operação Castidade em maio de 1943.
O "atentado de bomba", que se casou com a esposa Gwyn um mês antes, estava em um dos Lancasters que atacaram os alvos estratégicos no vale do Ruhr.
Falando sobre a campanha de bombardeio, ele contou ao The Sun: "O destaque da minha carreira em guerra deve ser essa invasão. É algo que sempre me lembro - não só a ação, mas também a visão da barragem quando chegamos em casa.
"Nós sabíamos que havia sido violado de transmissões de rádio, mas também poderíamos ver a água em todos os lugares, como um mar interior. A satisfação disso foi suficiente para mim ".
Johnny se aposentou da RAF em 1962, tendo alcançado o ranking do líder do esquadrão.
Ao longo dos anos ele foi um fundador incansável e deu grandes somas às instituições de caridade das forças.