Cultura

HOJE É DIA DO BANHO DE DESCARREGO para começar 2017 em alto astral

Pontos de vendas: Rua Nova de São Bento, Mercado da Sete Portas, Feira de São Joaquim
Tasso Franco , da redação em Salvador | 31/12/2016 às 11:28
Tenda da rua Nova do São bento
Foto: BJÁ
  A Bahia é mística. Salvador mais ainda. Hoje é dia de tomar banho de folhas para descarrego de males, para atriar riqueza, conquistar um amor, pagar dívidas. Tem pra todo tipo. Quem tem crença no candomblé e os católicos que sincreticamente são relacionais a essa religião, às coisas da natureza, nada como purificar a casa e o corpo na virada do ano. 

   São muitas as receitas, desde um banho com apenas sal grosso jogando um punhado nos olhos do demônio; a aqueles mais complexos, o chamado banho de descarregado com folhas maceradas.
Passar também um incenso e uma mistura de ervas para casa faz bem.

   Tem gente que acha tudo isso uma bobagem. Mas, cada qual com sua crença e não custa muito, nem faz nenhum mal, tomar um banho de folhas. Gasta-se, um banho mais simples, algo em torno de R$20,00 e, na capital, na Rua Nova de São Bento e nas transversais da Avenida Sete o que não faltam são as tendas de folhas. Na Feira de São Joaquim tem para todos os gostos. E na Sete Portas é outro local com muitas tendas.


BANHO DE DESCARREGO
POR RAQUEL ECAIM

Maneira de se fazer BANHO DE DESCARREGO:

 Toma-se primeiramente um banho de higiene, isto é, um banho normal.
 O preparo de um banho é um ritual que deve ser feito com concentração e sempre bons pensamentos.  
 O Banho pode ser feito com:
 Ervas maceradas:
 No processo de maceração das folhas é executado da seguinte maneira: maceram-se as folhas com um pouco de água, colocam-se as ervas em uma vasilha espremendo-as até obter a maior quantidade possível do sumo das mesmas, a seguir junte dois litros de água pura.
 Ervas fervidas:
 Coloque1 litro de água para ferver, quando a água estiver fervendo, jogue dentro as ervas. Deixe ferver e abafe a panela. Após uma hora, coe o líquido e depois do banho comum use este banho.
 Modo de usar o banho: jogue o líquido no corpo do pescoço para baixo, sem molhar a cabeça; da seguinte maneira: um pouco na frente – um pouco nas costas – um pouco no ombro esquerdo – um pouco no ombro direito.  Ao jogar o banho, fala-se: “Salve todo o povo da água, que tudo de ruim e toda a energia negativa se dissolvam, escorra pelo ralo e vá para o fundo do mar, proteção para mim meu Deus”.
 Não se enxugar, esfregando a toalha no corpo, apenas, retire o excesso de umidade já que o esfregar cria cargas elétricas (estática) que podem anular parte ou todo o banho.
 Depois do banho: Acender uma vela branca para o anjo de guarda, coloca um copo com água ao lado, um pouco de mel ou açúcar no pé da vela, fazer uma oração pedindo a Deus que ilumine seu caminho e proteja você de todo mau.
 É importante desfazer-se dos restos das ervas. Junte as ervas que caíram no chão coloque tudo num saco plástico e despache no lixo fora de casa, na encruzilhada ou água corrente para que a limpeza seja completa.
 Repita o banho durante sete dias seguidos. Dependendo da intensidade da carga pode-se tomar um, dois ou três banhos por semana, ficando a critério da pessoa o número de banhos necessários. As roupas utilizadas após o banho são sempre roupas claras. O horário deve ser noturno, antes de conciliar o sono.
 Sintomas que nos indicam a necessidade de um bom banho, descarrego ou de ervas:
 Para as pessoas que estão carregadas de maus fluídos e influências negativas, sentindo o corpo cansado sem terem feito grandes esforços físicos, mal-estar freqüente, dores na nuca, dores nas costas e nas pernas, bocejando sem sono, nervosismo em excesso, falta de ânimo, falta de iniciativa, instabilidade emocional, tropeços, pequenos azares, pressentindo que outras pessoas se afastam de nós.
 Existem casos especiais em que as próprias entidades (Caboclos, Pretos Velhos e Orixás) indicam outras fórmulas de banhos, expondo, também, sobre o modo como devem ser empregados.
Outros tipos de banhos: descarrego com fundanga (pólvora), rosas brancas, flor de Obaluayê (pipoca), banho de álcool etc.
 ERVAS QUE PODEM SER USADAS
 Espada de São Jorge (7 pedaços), girassol, bambu, Unha de vaca, picão do mato, folhas de Lágrimas de Nossa Senhora, sabugueiro, funcho, sete sangrias, cravo de defunto, folhas de aroeira, azedinho, gervão roxo, negra-mina, tamarindo (folhas), eucalipto (folhas), cipó Caboclo, Losna, romã (folhas), arnica de horta, erva de São João, laranja (folhas), alecrim do mato, alecrim miúdo, hortelã, poejo (folhas), levante, espada de Iansã (7 pedaços), Guiné, Folha de Manga, Camomila, folha de Café, Manjericão, Alfazema, arruda, erva-doce e erva cidreira nos livram dos males e, ao mesmo tempo, reenergizam.
 Não é necessário usar todas as ervas, o banho poder ser feito também com uma só erva.
Importante também mudar as ervas dos banhos pois cada uma tem a sua propriedade e atuam em cargas diferentes.

OUTRAS RECEITAS DO G1

 Quem ensina as simpatias é Rodrigo Menezes, gerente de uma loja de artigos para candomblé. Todas as receitas de banhos são para três pessoas. Se quiser fazer apenas uma vez, a quantidade dos itens pode ser reduzida. Todas as folhas usadas nos banhos podem ser encontradas em feiras populares ou em casas especializadas em artigos do Candomblé.


 Aprenda a preparar os banhos de folha

Para ter sucesso no trabalho e atrair dinheiro

Itens

 Um pacote de cravo

 Um pacote de canela

 Sal de chama

 Raíz de dandá (porção)

 Acocô

 Viten (folha - porção)

 Folha da fortuna (porção)

 Água de flor (1 litro para três pessoas)


 Modo de fazer

 Junto todos os itens e bata no liquidificador ou cozinhe por cerca de 15 minutos. Tome o banho do pescoço para baixo, fazendo os pedidos, e não enxugue o corpo. O ideal é que a pessoa só tome outro banho após seis horas. Esse banho também pode ser usado para lavar casas ou estabelecimentos comerciais.

Banho par boas atrair boas energias e saúde

Itens 

 Folha de abre caminho (porção)

 Folha tomba tudo (porção)

 Folha vence tudo (porção)

 Folha tira-teima (porção)

 Guiné

 Arruda (porção)

 Desata nó (porção)

 Água fria ou quente

Como fazer

 Os ingredientes podem ser cozidos ou esfregados nas mãos. Ao preparar o banho, a pessoa deve fazer os pedidos que deseja. O banho serve também para afastar maus fluidos e pessoas indesejadas. Para purificar ainda mais o ambiente, incensos naturais podem ser usados, como mirra, alecrim de jardim ou do campo e resina de mescla.

Simpatias para atrair amor (conseguir marido ou namorado)

Kit para os deuses do mar

 São balaios com presentes para os deuses do mar. O conteúdo dos kits e o tamanho do balaio podem variar conforme desejo do comprador. A maioria, indica o comerciante Rodrigo Menezes, tem espelho, batom, pente, alfazema uma aliança e dois bonecos brancos. Os kits podem ser encontrados já prontos ou podem ser montados nas lojas de artigos de candomblé. Para fazer o pedido, a pessoa deve deixar o kit no mar e fazer os pedidos.


Simpatias para atrair amor

Banho
Itens

 Folha de macaça (porção)

 Manjericão (porção)

 Palma da rainha (porção)

 Pétalas de rosas (amarelas, rosas ou vermelhas, pode ser da cor de preferência de quem prepara o banho)

Modo de fazer

 Esfregue as folhas com as mãos em um recipiente com água, enquanto faz os pedidos. Tome o banho apenas do pescoço para baixo, sem molhar a cabeça.


 Simpatia com acaçá branco


 Use um acaçá branco para fazer a simpatia. Escreva os pedidos em um papel branco, abra o acaçá ao meio e coloque o papel. Jogue mel em cima e joge no mato, de preferência em um lugar tranquilo, com pouco movimento.