Cultura

LUIZ MURITIBA APRESENTA "ROMANCES E CANÇÕES" NO PELOURINHO

vide
| 11/10/2010 às 12:18
Lui Muritiba e convidados no Pelô
Foto: Bruno Ribeiro
Alguns dos mais expressivos romances da literatura nacional se transformam em música no show "Romances e Canções", que o cantor e compositor Lui Muritiba apresenta em outubro e novembro no Pelourinho. O show integra o projeto "To no Pelô" e terá quatro únicas apresentações, cada uma delas com um convidado especial. São eles: Amanda Santiago (16/10), Edil Pacheco (23/10), Walter Queiroz (30/10) e Danilo Caymmi (6/11). O espetáculo é gratuito e acontecerá sempre às 21 horas na Praça Quincas Berro D''Agua.

A idéia de Lui Muritiba é recuperar as canções que embalaram no teatro, no cinema ou mesmo na televisão obras de autores nacionais importantes, como Jorge Amado, Fernando Sabino, Graciliano Ramos, João Ubaldo Ribeiro, Dias Gomes e Guimarães Rosa, entre muitos outros. O show "Romances e Canções" é, portanto,  reflexo do disco homônimo realizado pelo cantor e compositor baiano em 2007 e que foi distribuído gratuitamente entre estudantes da rede pública da capital e interior baiano. "O disco possui também um apelo didático, pois exibe a produção literária desses grandes autores por meio da música feita por mim e parceiros, além de compositores consagrados, como Chico Buarque de Holanda, Dorival Caymmi, Walter Queiroz, Nelson Rufino, Edil Pacheco e Vinícius de Morais", resume o cantor baiano.
  
Nesta nova versão do show, a grande novidade é a presença de convidados, que foram escolhidos sobretudo por sua relação com o tema. Desta forma, Danilo Caymmi cantará canções com as quais ele e a família Caymmi ilustraram romances de Jorge Amado; Walter Queiroz, pelo tema composto para a obra literária de João Ubaldo Ribeiro ("Viva o Povo Brasileiro"); Edil Pacheco, pela autoria da canção que já ilustrou no teatro o romance amadiano "Quincas Berro D'água". Já Amanda Santiago é uma presença no terreno da afetividade: filha de Muritiba e ex-integrante da Timbalada, ela interpretou junto ao pai no CD a música "É Doce Morrer no Mar", de Dorival Caymmi e Jorge Amado.

Muritiba de todos os sons
Lui Muritiba nasceu no Recôncavo baiano, na cidade de Muritiba. Começou sua carreira participando em festivais intercolegiais, fazendo vários shows no interior e fora do Estado. Seu primeiro disco foi "Vôo Rasante", faixa título de uma composição que traduz a essência do seu trabalho artístico musical. No Carnaval baiano, agitou durante muitos anos os trios elétricos de blocos como Saku-Xeio, Luz e Brilhaê, gravando com artistas como Moraes Moreira e Armandinho Macedo. Na MPB, sua criatividade e talento musical se imprimem nos boleros, baladas, canções, sambas, forrós, ijexás e frevos.

Buscando outros caminhos, mudou-se para Minas Gerais, onde aproximou-se do teatro brasileiro através da Universidade Federal de Viçosa, criando trilhas sonoras de espetáculos teatrais como "O Grande Mentecapto", de Fernando Sabino; "E Por Falar em Amor", de Marina Colassanti; "Capitães de Areia", de Jorge Amado; e "Anarquistas, Graças a Deus", de Zélia Gattai.

Atualmente, Lui Muritiba divide sua carreira artística, além de shows rotineiros, em dois momentos durante o ano: o Carnaval, quando assume o comando do projeto Tantos Carnavais (através do qual resgata velhas marchinhas e frevos carnavalalescos) e as festas juninas, quando, com sua banda Forrança, percorre o interior baiano apresentando clássicos nordestinos do forró, além de se apresentar em palcos da capital.

Novo projeto
Com o projeto Romances e Canções, Lui Muritiba mostra uma outra vertente de sua carreira. O show reflete o conteúdo do disco, que reúne 14 canções escolhidas a dedo por sua beleza e dimensão literária. Resgata, por exemplo, a bela "Gota D´Agua", de Chico Buarque, que ilustrou a narrativa teatral de Paulo Pontes, protagonizada por Bibi Ferreira anos atrás. Em outro momento, revive "O Bem Amado", tema da novela homônima de Dias Gomes composta pela dupla Toquinho/Vinícius de Morais. Da peça teatral "A Morte e a Morte de Quincas Berro D´´Agua", de Jorge Amado, recria "Ensinança", de Edil Pacheco.

De sua autoria, juntamente com parceiros, Muritiba interpreta os temas de "O Grande Mentecapto" (Fernando Sabino); "Capitães de Areia" (Jorge Amado); "Anarquistas, Graças a Deus" e "Um Chapéu para Viagem" (Zélia Gattai) e "E por Falar de Amor" (Marina Colasanti).

_ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _ _