Cultura

SAMBA DE RODA DO BARLAVENTO INVADE O RIO VERMELHO

Vide
| 22/09/2010 às 15:52
 Fundado em 2007 por Davizinho de Mutá e Hamilton Reis, após o término do grupo Barravento, que durou aproximadamente 15 anos, o grupo Barlavento  tem como proposta principal divulgar o samba de roda baiano. E, após retornar de uma turnê européia que durou mais de 30 dias, com shows na Alemanha, Áustria e Itália, o grupo está de volta à terrinha e aos palcos de Salvador. Nesta sexta-feira (24), a apresentação será em dose dupla, já que às 20h o grupo apresenta seu show Marisqueira no Teatro Sesi Rio Vermelho, e às 22h levam a roda de samba para o Ciranda Café Cultura e Arte.
         Com muitas novidades para os shows, o grupo retorna trazendo na bagagem o carinho do público europeu, que prestigiou todas as apresentações do Barlavento. "Estamos felizes com o resultado a turnê deste ano. Além do carinho do público, que nos recebeu de braços abertos, é sempre bom poder divulgar o samba de roda baiano, aquele feito por marisqueiras e pescadores, em outros mares", declara Hamilton Reis, líder do Barlavento ao lado de Davizinho de Mutá. A parceria dos músicos já rendeu seis turnês internacionais, além de diversos shows no interior baiano e no Brasil.
Barlavento - A expressão maior do Barlavento é o seu samba de roda característico, mostrando a forte e vibrante música de raiz que predomina no Recôncavo baiano. O grupo toca e compõe um samba animado. As letras genuínas tratam da alegria de uma roda de samba, de comidas típicas da região, como o famoso "Vatapá da Veia" ou descrevem cenários à beira mar que contam histórias do cotidiano em uma vila de pescadores. Para transmitir toda a riqueza cultural da região, o grupo se aventura em bem-sucedidas composições utilizando outros importantes ritmos nordestinos.