Cultura

A TEMPORADA DE SHOWS INTERNACIONAIS NO BRASIL COM GUNS E BEYONCÉ

vide
| 02/01/2010 às 21:00
Beyoncé fará um dos seus shows em Salvador
Foto:
A programação de shows internacionais no Brasil continuará intensa em 2010. Se, em 2009, o país recebeu nomes como Radiohead, AC/DC e Oasis, no ano que vem a agenda está à altura: nomes como Beyoncé, Metallica e Coldplay já estão com ingressos à venda, o Guns N' Roses confirmou cinco shows no Brasil em março e ainda há fortes boatos de apresentações de Paul McCartney e U2 no país.


Dos nomes não oficialmente confirmados, McCartney é o mais aguardado. Há rumores de pelo menos dois shows no Brasil em abril, mas nada foi anunciado até agora. As apresentações fariam parte da turnê de despedida dos palcos do músico. O ex-Beatle veio ao Brasil em duas oportunidades, em 1990, no Rio de Janeiro, e 1993, em São Paulo. Até o momento, a agenda do músico não prevê nenhuma apresentação em 2010.


Abril também é o mês que o U2 deve trazer sua turnê 360º ao Brasil. O show é, ao lado da Black Ice Tour do AC/DC e da Sticky & Sweet Tour de Madonna, um dos mais lucrativos de 2009. Se confirmada, será a terceira passagem do U2 pelo país. Em 1998, a banda liderada por Bono trouxe a Popmart Tour a São Paulo e Rio de Janeiro. Em 2006, foi a vez da Elevation Tour passar pelas duas cidades.


Outra estrela que deve vir ao Brasil em 2010 é a cantora britânica Lady Gaga. Por enquanto, ainda não há nada oficialmente confirmado, mas é quase certo que ela fará shows shows em São Paulo e no Rio de Janeiro em maio. Gaga lançou seu primeiro disco, The Fame, em 2008. Em 2009, ela estourou em todo o planeta, com músicas como "Poker Face" e "Bad Romance". Se confirmada, será sua primeira passagem pelo Brasil.


Shows confirmados


Se os nomes acima ainda não passam de rumor, a cantora Beyoncé já está confirmadíssima no Brasil. Ela faz quatro shows no país em fevereiro. Começa por Florianópolis, depois segue para São Paulo e Rio de Janeiro e encerra a turnê em Salvador. Os ingressos para a apresentação no Rio já estão esgotados. Em São Paulo e em Salvador, a brasileira Ivete Sangalo fará o show de abertura.


Antes de Beyoncé, o destaque é a banda Metallica. O grupo faz três shows no país, um em Porto Alegre e dois em São Paulo, no final de janeiro. As apresentações promovem o álbum Death Magnetic, o mais elogiado trabalho do grupo desde o álbum negro, de 1991. O primeiro mês do ano ainda terá performances da banda Cranberries, do cantor Eagle-Eye Cherry e do rapper Akon no Brasil, entre outros.


No final de fevereiro e início de março, o destaque é o grupo britânico Coldplay. O quarteto liderado por Chris Martin toca no Rio de Janeiro no dia 28/02 e em São Paulo no dia 02/03, com abertura do Bat for Lashes. Depois, é a vez do Guns N' Roses. Axl Rose e companhia fazem cinco shows no Brasil: Brasília (07/03), Belo Horizonte (10/03), São Paulo (13/03), Rio de Janeiro (14/03) e Porto Alegre (16/03). A venda começa em janeiro.


Março também marca a passagem da turnê de despedida do a-ha pelo Brasil e a volta do Dream Theatre ao país. A agenda de shows internacionais já confirmados no Brasil ainda inclui o rock dançante do Franz Ferdinand e do Gossip (ambos com quatro shows em março), o reggae do veterano grupo The Wailers (dois shows em janeiro), o hardcore do grupo americano NOFX (quatro shows em março) e o blues de Johnny Winter (em abril).