Cultura

TRIBUNA COMPLETA 39 ANOS COM A VITALIDADE DO TEMPO DE ELMANO CASTRO

Vide
| 21/10/2008 às 16:20
Diretor presidente da TB, Walter Pinheiro, no almoço no Hotel da Bahia (Foto/BJá)
Foto:

  Os 39 anos da Tribuna da Bahia foram comemorados pela Câmara de Salvador, nesta terça-feira (21), com sessão especial. Os oradores destacaram a atuação do jornal em várias frentes, como o combate à ditadura militar, a luta contra o tabagismo, a prática da cidadania e o exercício de um jornalismo sério e independente e voltado para os interesses da Bahia.

 A sessão especial foi requerida pelo vereador Téo Senna (PTC) e dirigida pelo presidente da Câmara, vereador Valdenor Cardoso (PTC), que destacou as qualidades dos jornalistas que atuaram e ainda atuam no jornal. Disse ainda que "a Tribuna faz parte do coração dos baianos e nestes 39 anos de circulação tem prestado relevantes serviços à democracia, sendo também a alma dos baianos e ninguém pode tirar essas qualidades já enraizadas".


  Para o vereador Téo Senna, a imparcialidade da Tribuna é um dos pilares que balizam a longevidade do jornal. Confessou que o influente Claudelino Miranda foi o principal incentivador para a realização da homenagem ao jornal, sugerindo a sessão comemorativa.


  Jornal inovador

 

  Para Walter Pinheiro, credibilidade é a palavra que sintetiza a história do jornal nestes 39 anos. Em seu discurso, o diretor presidente da Tribuna contextualizou o momento em que o jornal surgiu, em 1969, quando a cidade tinha uma população de aproximadamente um milhão de habitantes e três impressos diários circulando: A Tarde, Jornal da Bahia e Diário de Notícias.


  Destacou o empenho das pessoas que trabalham na Tribuna e lembrou do jornalista Quintino de Carvalho, responsável pela montagem da redação. Das personalidades que atuaram no jornal, citou o escritor João Ubaldo Ribeiro e o presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli. Ressaltou que a Tribuna mantém o mesmo compromisso ético, desde a sua fundação, atuando em defesa das liberdades, pela democracia e pela Bahia.


  Assegurou que a edição de número 12.404 (em circulação no dia 21) representa a vitória de um jornal inovador, que, quando surgiu, trouxe cores para as suas páginas e um estilo gráfico definitivo.


  Participaram da sessão, compondo a Mesa de trabalho, o senador César Borges, o general de Divisão João Francisco Ferreira, comandante da VI Região Militar, o vice-almirante Arnon Lima Barbosa, comandante do II Distrito Naval, o coronel-aviador Pedro Luís Farcic, comandante da Base Aérea de Salvador, e o coronel Nilton Mascarenhas, comandante-geral da Polícia Militar do Estado da Bahia.


 Os vereadores Alfredo Mangueira (PMDB) e Orlando Palhinha (PSB) e os futuros vereadores Pedro Godinho (PMDB) e Dr. Pitangueira (PRB) também participaram da sessão, além de jornalistas, comandantes militares, magistrados, políticos e populares. A Banda de Música da Base Aérea de Salvador executou o Hino Nacional e o cantor Jorge Marques fez uma apresentação de saudação.

  MOÇÃO NA ALBA

  O deputado Heraldo Rocha apresentou na manhã desta terça-feira (21), na Assembléia Legislativa da Bahia uma Moção de Congratulações ao Jornal TRIBUNA DA BAHIA pelas comemorações dos seus 39 anos de fundação. Em sua homenagem, Heraldo destaca que a Tribuna da Bahia traz sempre em suas páginas um misto de informações e esclarecimentos qualificados sobre os mais diversos assuntos de interesse coletivo.

  "Política, sociedade, saúde, habitação, humor, literatura, esporte, meio ambiente, são exemplos de assuntos levantados em sua edição, sempre dispostos em páginas cuidadosamente estruturadas, adotando um lay-out moderno e funcional, justificando e atendendo plenamente à demanda cada vez mais crescente de novos leitores interessados por fatos e acontecimentos relevantes da sociedade baiana e brasileira", acrescenta o parlamentar.

  No final de sua Moção o parlamentar ressalta sua satisfação em homenagear o aniversário de fundação do jornal Tribuna da Bahia, fazendo uma especial saudação ao Diretor-Presidente, Antônio Walter Pinheiro, pelo bom trabalho a frente deste conceituado veículo de comunicação. O parlamentar parabeniza a diretoria do jornal e os demais funcionários, fazendo um especial destaque ao valoroso desempenho da equipe de jornalistas.
 
  "Esses profissionais procuram, diuturnamente, se doar ao máximo para fazer valer o edificante slogan que configura a Tribuna da Bahia, sendo 'O Jornal que faz a diferença', contribuindo assim para que o mesmo, permaneça sempre como um grande instrumento fomentador da cultura e do entretenimento de nossa boa terra", pontua Heraldo Rocha. Fonte: Assessoria do Deputado Heraldo Rocha.
 
  ALMOÇO NO
  HOTEL
  DA BAHIA

  A nova e velha guarda da Tribuna da Bahia, amigos, autoridades, bateram um papo no almoço de confraternização pelos 39 anos do jornal no Hotel da Bahia. O secretário de comunicação do governo, Robson Almeida, o secretário de Governo, Fernando Scmidt, o ex-deputado Luis Viana Neto, diretores das TVs Band e Bandeirantes, Nei Bandeira e Cláudio Nogueira, presidente da Câmara de Vereadores, Valdenor Cardoso, Edvaldo Brito, candidato a vice-prefeito na chapa do PMDB, e os diretores da TB, Antonio Walter Pinheiro, Francisco Aguiar, Paulo Roberto Sampaio.

  Jornalistas da "velha guarda" Renato Ferreira, Antonio Matos, Edmundo Lemos, Paulo Portela (do comercial), Antonio José Laranjeiras, Cid Daltro e a galera mais jovem que hoje produz a TB.