Cultura

HORA DA CRIANÇA PROMOVE WORKSHOP DE VIOLINO COM MÉTODO SUZUKI

Vide
| 17/10/2008 às 14:07
  Cerca de 200 crianças, com idade a partir de cinco anos, estarão participando de workshop de violino -Método Suzuki- com o violinista japonês, Takeshi Kobayaschi. A iniciativa é parte das comemorações pelo Centenário da Imigração Japonesa no Brasil.

  O evento é promovido pela Associação Cultural Brasil- Japão da Bahia (ACBJ-Ba) em parceria com a Hora da Criança (HC), Fundação Cultural do Estado da Bahia e instituições que trabalham com música para crianças, no Estado.

  A abertura acontece na próxima segunda-feira (20) às 20h, durante recital de Kobayaschi no Teatro Castro Alves (TCA). As oficinas serão realizadas nos três dias seguintes ao recital (21,22 e 23), pela manhã, das 9 às 11h, na HC, e pela tarde das 15 às 18h, no TCA. A intenção, além da clara homenagem aos "nipo-irmãos", é incentivar o aprendizado das cordas e atingir a população sobre essa prática.
 
  Essas são as palavras da presidente da ACBJ-Ba, Ogvalda Devay Sousa Tôrres que adianta também sobre as inscrições, já encerradas. "A prerrogativa para o aprendizado da música é a disciplina. Por isso, ele (Kobayaschi) pediu 30 alunos por turma, e olhe que, ainda assim, passamos um pouco da cota", justificou. 

  ITAPETINGA
 
 Dentre os participantes há um grupo de 30 crianças do município de Itapetinga, 40 de outros municípios do interior da Bahia e mais de 120 que se inscreveram na capital baiana. Parte dos inscritos é do Instituto de Educação Musical (IEM), dirigido pela professora Carmem Metting.

   Ela destaca como um ‘prêmio' a vinda de Kobayaschi, e como de grande importância a oficina para servir de exemplo no comportamento dos violinistas. "Ele é muito exigente e competente. Sem dúvida servirá de exemplo aos participantes da oficina", declarou Metting.

  Já para a diretora-Presidente da Hora da Criança, Profª. Josélia Almeida dos Santos, a proposta voltada para o ensino do violino a partir de uma oficina desse porte vem contribuir para a formação dos alunos. "Nós já temos um projeto aqui na Hora da Criança com nossos alunos que estarão participando, além de cedermos o espaço para a realização das oficinas, por consciência da importância desse aprendizado", enfatizou Josélia Almeida.
 
  HORA DA CRIANÇA

  A Hora da Criança trabalha com arte-educação e entre as linguagens artísticas de trabalho está a música. O encerramento das oficinas acontece na quinta-feira (23) às 17h, no Teatro Hora da Criança, que se localiza na Av. Juracy Magalhães Jr. s/n, na Chapada do Rio Vermelho. A entrada é gratuita. Recital no TCA A noite de abertura das homenagens acontece com apresentação solo do violinista Takeshi Kobayaschi. Na seqüência, a pianista Chihiro Ishioka faz duo com o Kobayaschi numa versão em forma de sonata- modo de movimento, a partir da condução do ritmo-. Os ingressos já estão a venda, na bilheteria do Teatro Castro Alves. A meia-entrada custa R$5,00 e a inteira R$ 10,00.