Cultura

PORTO GOURMET REFORÇA CULINÁRIA NO CONTORNO DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

Vide a boa pedida
| 04/06/2008 às 14:22
  O charme dos veleiros e um toque especial do azul sob o pôr do sol da Baía de Todos os Santos. Esses são alguns dos elementos que tornam o mais novo endereço da gastronomia com o Porto Gourmet, localizado no Porto Trapiche Residence (Avenida Contorno).
 

  Esse novo "porto de sabor" surgiu do desejo dos sócios Marcelo, Daniela e Izabel Góes Lerner e o do casal Eugênia e Ticiano Leony de trazer para a capital baiana uma culinária contemporânea diferenciada, aliando o conforto e a sofisticação de um dos espaços mais privilegiados da cidade. Para concretizar a proposta, os empreendedores convidaram o chef pernambucano, Douglas Van Der Ley.
 
"Estou trazendo para Salvador um menu diferente de tudo que há na cidade", conta o Chef. 


Douglas é conhecido por sua cozinha criativa baseada em texturas e ingredientes exóticos harmonizados aos paladares mais habituais. "Meu lado fusion é bastante forte. Não há regras para o meu trabalho", afirma.

No cardápio, Bahia, Tailândia, Mediterrâneo, entre outros, se misturam para compor pratos únicos.


AMBIENTE

O ambiente foi planejado para oferecer aos clientes um momento de descontração e, sem dúvida, o glamour indispensável ao local. Os arquitetos Ivan e Iamna Smarcevski (pai e filha) assinam o projeto caracterizado por uma decoração composta pela madeira e pelos tons de amarelo, branco e bordô que se harmonizam com perfeição à proposta do local. A transparência é presença forte a fim de destacar as belezas naturais da baía que cerca o restaurante.


Já o exclusivo balcão giratório, o primeiro da Bahia, dá o toque particular ao projeto. Logo na entrada, uma belíssima obra do artista Góca Moreno, "As Cinco Mulheres de Jorge Amado - Tieta (Tieta do Agreste), Tereza Batista (Cansada de Guerra), Dona Flor (Dona Flor e Seus Dois Maridos), Gabriela (Gabriela Cravo e Canela) e Lívia (Mar Morto)", é o destaque. 

A peça feita em bronze serve de biombo e encanta quem chega ao restaurante. O artista baiano Bel Borba também deixou sua marca no local, com um extenso painel em lona de saveiro que remete aos casarios antigos. Estão ainda entre os detalhes que chamam a atenção de quem chega ao Porto Gourmet as velas de saveiro assinadas pelo arquiteto Ivan Smarcevski.


Para encantar ainda mais os baianos e turistas, os sócios apostaram numa cartela de drinks especiais. O Porto Gourmet  traz com exclusividade a cerveja belga Stella Artois, ícone da bebida premium, com 600 anos de tradição. Além disso, o clube do uísque do restaurante vai disponibilizar aos seus clientes a marca Chivas. Para completar, não poderia faltar a deliciosa bebida do deus Baco: o vinho. Para isso, a casa reservou um espaço para a adega com capacidade para 150 rótulos cuidadosamente selecionados pelo sommelier Laurent Canovas (proprietário do restaurante La Provence), além da iluminação diferenciada.