Cultura

JORNALISMO OU ENTRETENIMENTO, SEGUNDO VISÃO DE ARNALDO BLOCH

Vide
| 19/05/2008 às 11:55
JORNALISMO OU ENTRETENIMENTO?

1. O colunista do Globo, Arnaldo Bloch sofreu um acidente de trânsito. Foi transportado pela ambulância do Corpo de Bombeiros e depois atendido no HM. Souza Aguiar. Em sua coluna de sábado ele narra sua aventura. Mas, dá a cobertura que a imprensa fez - e faz todos os dias- um caráter crítico, típico dos sociólogos de comunicação, ou da choradeira dos políticos com a imprensa... e não próprio dos jornalistas. Diz ele (trechos):

2. "Incapaz de abrir a porta do carro revirado, espio pelo vidro da janela e a primeira coisa que vejo é uma câmera de TV, que sabe-se lá como surgiu do nada segundos após o crash. O objetivo do cinegrafista não é me salvar: sua óbvia preocupação é não perder detalhe algum, não deixar passar uma tripa expelida, um olho escorrido, um membro amputado."

3. E no final: "Só então com papai alegre pela repercussão da reportagem (e sob o impacto da dantesca neurologista), volta à vida e perdôo o cinegrafista: como diria o outro; ele só estava cumprindo ordens. THAT`S ENTERTAIMENT!"

4. Como diz o cancioneiro popular: "Pimenta nos olhos dos outros é refresco... acho-te uma graça."

(Do ex-blog de Cesar Maia)