Cultura

EXPO AFROGRAFFIT REVELA TRAÇO GENIAL DE MARCOS COSTA NO TEATRO SESC

Vai ser nesta terça-feira, 28
| 28/04/2008 às 20:02
Marcos Costa e seu traço grafiteiro com objetos artesanais em cena (Foto/Div)
Foto:
   A primeira edição da exposição AFROGRAFFITI, do artista plástico Marcos Costa, será lançada no teatro SESC - Casa do Comércio, em Salvador, na próxima terça-feira (29), às 20hs.

   A mostra artística propõe o diálogo harmonioso entre o Graffiti e objetos artesanais feitos com diferentes palhas e cipós típicos da cultura baiana, encontrados na feira de São Joaquim (maior feira livre da América Latina). O traço marcante e diversificado, o colorido vibrante e as texturas das peças causam efeitos visuais impressionantes.   

   "A idéia está para além dos muros", diz Marcos Costa, que assume sempre procurar superfícies fora do senso comum para aplicar a técnica do spray.  Nesta mostra individual, Marcos Costa reúne novas pinturas e experimentações desenvolvidas a partir do seu traço graffiteiro, evidenciando a expressão e a força plástica do graffiti na representação de elementos da cultura Afro-brasileira. A visitação é aberta ao público e fica até 18 de maio das 10 às 22h.  

BIOGRAFIA

Marcos Costa têm 25 anos e é natural da cidade de São Félix, Recôncavo baiano. Conheceu o graffiti na cidade de Salvador e atua nessa manifestação artística desde 2002. Suas produções demonstram sempre uma preocupação com problemas sociais, além de trabalhar a conscientização e afirmação dos valores de matriz africana.   Graduando em artes plásticas pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia (UFBA), este jovem artista vêm se destacando na cena local do graffiti pintando trabalhos fundamentados em princípios como a liberdade, a auto-estima, o respeito à diversidade e a cultura de paz.
 
Marcos Costa, que também atua como educador de Oficinas de graffiti em projetos sócio-educativos da cidade, atualmente teve o trabalho selecionado para exposição no Conjunto Caixa Cultural, juntamente com mais nove graffiteiros. Ganhou em 2º lugar o concurso de graffiti da UNEB (Universidade do Estado da Bahia), foi convidado para participar do quadro Novos Olhares, do programa global Fantástico que tratava do tema minoras e direitos civis.  

Para saber identificar o trabalho de Marcos Costa, é só dar uma volta por Salvador ou até mesmo pelo interior da Bahia: Muritiba, Queimadas, Valença, Amargosa, Nazaré das Farinhas e Juazeiro. Certamente você já deve ter visto graffitagens cuja assinatura do artista sempre está perto de um cachorrinho (chamado por ele de Boca Preta). Esta é a identificação da obra do artista Marcos Costa.  

EXPOSIÇÕES ANTERIORES

Exposição Esculturas - APUB - Talha em gesso e Resina - 2007/8 Feira de Gravura-Galeria do ICBA - Gravura em metal -2007 Exposição 3X4 - Galeria ICEIA - Pintura-2007 Exposição Multidimensões - Escola de Belas Artes- Pinturas - 2007 Portal da Misericórdia -Graffiti Mural -2007 Ruínas Fratelli Vita - Instalação - 2006 Cidades Invisíveis - Performance - 2005 Expo 18 Litros - Objeto - 2005 Árvores Brasileiras - DISMEL - Árvore e Pintura - 2005 Megafônicas - Arte e Design - Graffiti - 2005 Abrigo Salvador- Mural - 2005 Salão de M.A.I.O - Graffiti, Stêncil e Sticker - 2005 Graffiti Século XXI- Grafipaz - Galeria Solar Ferrão - Pinturas e Objeto - 2004 I Salão Bahia Marinhas - Pintura - 2003 Galeria Mestre Abdias - Instituto Mauá - Pinturas em Tecido - 2001 Plaza Shopping Cabula - Pinturas - 2001