Cultura

PROCISSÃO DE RAMOS INICIA SEMANA SANTA NA BAHIA E NO MUNDO CATÓLICO

As celebrações se iniciaram neste domingo, 16
| 16/03/2008 às 18:05
O papa Banto XVI caminha com um ramo de palmeira pela praça de São Pedro, em Roma (Foto/El País)
Foto:
  O papa Bento XVI deu início neste domingo (16) às celebrações da Semana Santa, com missa e procissão pelo Domingo de Ramos, na cidae do Vaticano.

   Bento VI afirmou em sua homilia que "chega de matançcas, basta de violência, basta de ódio no Iraque", numa clara referência aos Estados Unidos. Em seguida, o papa benzeu ramos de palmeira e oliveira com água e prosseguiu sua caminhada pela Praça de São Pedro. 
 
  Carregando os ramos de palmeira nas mãos, Bento XVI relembrou o dia em que Jesus Cristo chegou a Jerusalém. A data, celebrada pelos católicos no mundo todo, dá início às comemorações da Semana Santa, que inclui a celebração da Paixão de Cristo, na sexta-feira, e sua ressureição, no domingo de Páscoa

  SALVADOR

  O arcebispo Dom Geraldo Majella Agnelo presidiu as celebrações em Salvador com tradicional Procissão de Ramos. A missa que prepara os devotos para a caminhada que simboliza a entrada de Jesus em Jerusalém foi celebrada pelo cardeal e reuniu centenas de fiéis na Praça Municipal.

  Até o próximo domingo, dia 23, a capital vive outros momentos de fé ligados à Semana Santa. Confira:


PROGRAMAÇÃO DA
 SEMANA SEMANA 


Dia 20/04 - Quinta-feira Santa
Missa dos Santos Óleos - Reúne todo o clero da Arquidiocese. Nesta celebração acontece a bênção dos óleos que serão usados durante o ano nas celebrações de Batismo, Crisma, Unção dos Enfermos e da Ordem.
Horário: 8h
Local: Catedral Basílica


Missa do Lava-pés - Celebra o gesto de humildade de Jesus Cristo, que, antes de instituir a Eucaristia, lava os pés dos apóstolos.
Horário: 19 horas
Local: Catedral Basílica

Dia 21/04 - Sexta-feira da Paixão
Solenidade de adoração da cruz - Na Sexta-feira da Paixão não há celebração de missas. O Evangelho da Paixão de Jesus Cristo é proclamado em uma solenidade e em seguida acontece a adoração da Cruz. Depois, acontece a Procissão do Senhor Morto, que sai da Igreja do Carmo e percorre as ruas do Centro Histórico.
Horário: 16h (solenidade)
Local: Catedral Basílica

Dia 22/04 - Sábado de Aleluia

No Sábado de Aleluia as igrejas não abrem durante o dia. À noite os fiéis se reúnem para a Vigília Pascal. Esta celebração é dividida em três momentos: Benção do Fogo Novo, Proclamação das Leituras Bíblicas e Bênção da Água.
Horário: 20h
Local: Catedral Basílica

Dia 23/04 - Domingo de Páscoa
Celebração da missa de Páscoa.
Horário: 10 horas (celebrada por Dom Geraldo Majella)
18 horas (celebrada por Monsenhor Ademar Dantas dos Santos)
Local: Catedral Basílica