Atualmente como ferramenta de avaliação do Ensino Médio, existem o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), programa do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).
No caso do Enem, além de não ter caráter obrigatório, os estudantes só são submetidos a avaliação ao final do 3º ano. Já o Saeb, só avalia as 3ª séries do ensino médio nas disciplinas de Português e de Matemática. Ao instituir o seu sistema de avaliação, a SEC pretende acompanhar o desempenho dos alunos durante as três séries do ensino médio, para poder intervir nos resultados. Neste ano serão avaliados todos os estudantes da 1ª série do ensino médio e, progressivamente, em 2009, os da 2ª série e, em 2010, os da 3ª série.
MELHORAR NÍVEL
"Queremos compreender o processo de ensino-aprendizagem e subsidiar a elaboração de políticas que possam melhorar o ensino nesse nível", pontuou a coordenadora de Avaliação da Superintendência de Acompanhamento e Avaliação do Sistema Educacional (Supav), Diana Pipolo.
Além de abranger todas as séries do ensino médio, a diferença do Avalie em relação a outras provas realizadas está em sua metodologia. As avaliações serão interdisciplinares, o que já é um pressuposto para os currículos atuais.
De acordo com a coordenadora de Avaliação da Supav, não existe em nenhum estado do país um estudo como o Avalie, o que confere à Bahia o caráter de pioneirismo, além de ter um custo muito menor que os dos testes de rendimento em larga escala. Para a realização desse estudo, a SEC conta com o suporte técnico e financeiro do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira do Ministério da Educação (INEP/MEC).
O projeto Avalie está inserido em uma proposta mais ampla da secretaria que é o Sistema de Avaliação Baiano da Educação (Sabe), que busca fomentar uma cultura de planejamento das políticas educacionais tomando como referência o resultado das avaliações em três eixos: avaliação dos estudantes, auto-avaliação das escolas e desenvolvimento da cultura da avaliação no ambiente escolar. Nesse contexto estão os programas Avalie, Círculos de Avaliação e Avaliação Institucional das Escolas.
Círculos de avaliação
CÍRCULOS DE
AVALIAÇÃO
Outro programa do Sabe, o Círculos de Avaliação, inicia no final desse mês a formação de equipes que atenderão a 66 escolas estaduais na área das Diretorias Regionais de Educação (Direc) de Paulo Afonso e Ribeira do Pombal. A aceitação ao projeto vem sendo grande e inclusive superou as expectativas de demanda da SEC para este ano nas 26 cidades atendidas. Esperava-se que 30 escolas participassem do processo de avaliação, mas acabou alcançando 66.
O trabalho de mobilização também vem sendo realizado junto às secretarias municipais na região das duas Direc. "As secretarias municipais careciam de pessoal especializado que os ajudasse a interpretar os baixos resultados obtidos nas avaliações nacionais como o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb)", comentou Diana Pipolo.
O trabalho realizado neste momento junto às equipes das Direc e das secretarias municipais é de capacitação. Até 2010, planeja-se levar o projeto Círculos de Avaliação às regiões de outras cinco Direc, ou seja, a mais 70 municípios que integram as regiões de semi-árido. O objetivo do projeto é fortalecer os processos educativos das escolas, desenvolvendo uma cultura de avaliação como fundamento para o planejamento da gestão da escola e da aprendizagem.
O projeto de Avaliação Institucional ocorrerá progressivamente de 2008 a 2010. A proposta é desenvolver uma cultura de avaliação institucional nas escolas públicas estaduais, para direcionar a gestão escolar e o trabalho pedagógico.