O novo Ibope que mede a audiência de rádios em Salvador, período novembro/2007 a janeiro/2008, traz uma novidade com a ascensão da Rádio Nova Salvador 92.3 (FM) para o 4º lugar ultrapassando a rede Aleluia (FM-96). A Nova Salvador pontuou com 0.80 enquanto a Aleluia se situou em 0.68.
Para o diretor Geral da Nova Salvador FM, Diogo Medrado, o objetivo agora é colocar a emissora entre as três mais ouvidas de Salvador e Região Metropolitana, disputando espaços com a Piatã, Itapoan e a Globo.
"Vamos incrementar nossa programação, efetivar a instalação da nova antena e partir para os primeiros lugares", diz Diogo situando que a diferença será conquistada ainda este ano.
A Nova Salvador vem tendo ao longo dos trimestres que são pesquisados pelo Ibope um crescimento contínuo de sua audiência, o que representa um acerto de sua diretoria no sentido de trabalhar com os pés-no chão, com programação eclética e show de brindes, assegurando fidelidade dos seus ouvintes.
"Agora é caminhar em direção ao primeiro lugar, a médio prazo, oferecendo uma programação de qualidade e com um marketing mais agressivo junto a cidade do Salvador", completou Diogo.
O RANKING
IBOPE DE AUDIÊNCIAS
RÁDIOS FM
SALVADOR E REGIÃO METROPOLITANA
(PERÍODO PESQUISADO/ NOV/2007 A JAN/2008)
1º Lugar - Piatã -----------------3.15
2º Lugar - Itapoan ---------------1.22
3º Lugar - Globo ----------------- 1.02
4º Lugar - Nova Salvador -------- 0.80
5º Lugar - Rede Aleluia ---------- 0.68
6º Lugar - Bahia ------------------ 0.53
7º Lugar - Nova Brasil -------------0.50
8º Lugar - Transamérica ----------0.46
9º Lugar - Educadora -------------0.35
10º Lugar - Metrópole -------------0.32
11º Lugar - Gospel -----------------0,32
12º Lugar - Líder -------------------0,32
13º Lugar - BandNews---------------0.25
14º Lugar - A Tarde -----------------0.20
15º Lugar - Itaparica ---------------0.18
16º Lugar - Baiana ------------------0.09
17º Lugar - 102.5 -------------------0.03
COMENTÁRIO
DO BAHIA JÁ
Esses são números absolutos do Ibope em medição domiciliar. O Ibope não mede audiência em veículos e vale lembrar que a frota de Salvador e RMS atual gira em torno de 600 mil veículos (carros menores, vans, ônibus, caminonetas, etc). Embora, obviamente, nem todos têm rádio.
Estima-se que o público domiciliar de rádio FM na RMS gira em torno de 350 mil a 400 mil ouvintes.
Outro detalhe: a audiência bruta, tal como ela está exposta aí acima, tem nuances em relação a classes sociais, modelo de programação, radialistas, etc. A Piatã e a Itapoan, por exemplo, têm características assemelhadas. A Globo e a Nova Brasil, idem-idem. E e Nova Salvador e a Bahia, idem-idem.
Os mídias das agências conhecem esses detalhes. De toda sorte, vale muito está entre as cinco primeiras no geral, como posto acima.