Cultura

LEITORES DO BAHIA JÁ PRECISAM ESTUDAR UM POUCO MAIS DE HISTÓRIA

Veja um pouco da nossa história
| 24/01/2008 às 14:09
  Os leitores do Bahia Já precisam estudar um pouco mais de história.

  Na última enquete realizada pelo BJ entre os dias 19 e 22 últimos, falamos da chegada da família real a Salvador, em 22 de janeiro de 1808, e perguntamos se os leitores saberiam dizer quem era o governador da Bahia naquela época.

  Pois dito; apenas 10 dos 71 votantes acertaram na mosca (14.08%) e disseram que foi o conde da Ponte. Correto. Este conde se chamava João Saldanha da Gama.

   O mais votado foi o visconde Cayru com 22 citações (35.25%), o qual, participava da comitiva real e foi um dos burocratas que, se diz a lobby da Inglaterra, teria feito a cabeça do príncipe para assinar o documento de abertura dos portos.

   Outro bem votado foi o conde dos Arcos, com 22 citações (30.99%). Este conde, a rigor, era o vice-rei do Brasil e mandatário maior residente no Rio de Janeiro, então sede da Colônia. Como dom João assumiu o comando da colônia com o nome de Reino Unido Brasil, Portugal e Algarves, o conde dos Arcos foi nomeado, posteriormente para a Bahia, dada a posição estratégica da ex-sede do governo central.

   Também foram votados o visconde de Sabugosa com 8 citações (11.27%), uma broma como dizem os espanhóis, porque uma personagem de ficação da literatura brasileira; o conde da Palma 4 (5.62%) e o marquês de Montalvão 2 (2.82%).

  O conde da Palma teve forte ligação com a Bahia e o marquês nada.