Dados foram publicados em Veja desta semana
Afresco de Michelangelo (1475/1564) representativo do dedo de Deus (Foto:Reprod)
Foto:
Cai mais um mito sobre a cidade do Salvador.
Assim como a capital dos baianos não tem 80% de sua população constituída por negros, como se difunde frequentemente por políticos, autoridades constituídas e outros, com o beneplácito da grande midia local, uma vez que 70% de sua população é formada de mestiços, a união indo-euro-afro-descendente, com matrilínea afro, a Veja que circulou neste final de semana revela através de pesquisa CNT-Sensus, que Salvador é a campeã nacional dos sem religião no país, 18% de sua população.
Isso significa dizer que, em números absolutos, 524 mil soteropolitanos não têm religião. Isso não quer dizer que sejam ateus (o número estimado de ateus declarados na população brasileira gira em torno de 2 a 4%), mas, um dado sintomático e que reduz a pós a propalada religiosidade inabalada dos baianos da capital.
Pela ordem, de acordo com a pesquisa CNT-Sensus, depois de Salvador seguem Recife (13%), Rio de Janeiro (13%), Rio Branco (12%) e Vitória (10.5%).
Agora vejam que curioso: cidades que não são citadas como referência de religiosidade no Brasil ocupam na tabela como menos pessoas sem religião, Terezina (3%), Macapá (5%), São Luis (5.7%), Curitiba (5.8%) e Fortaleza (6%).
Ademais, ainda segundo Veja, a cidade campeã de sem religião no país está na Bahia e se chama Nova Ibiá com 59.85% de sua população de 7 mil habitantes atestando que não tem religião.
Segundo texto de Veja, portanto, Salvador "é, disparado, a que tem o maior contingente de pessoas sem fé".
OUTROS NÚMEROS
DA PESQUISA
Você votaria num candidato negro para presidente da República: 84% disseram sim; 14% disseram depende da pessoa. Não 1%.
Você votaria numa mulher para presidente da República: 57% disseram sim; 29% disseram depende da pessoa; e 12% disseram não.
Você votaria num homossexual para presidente: 32% disseram sim; 32% disseram depende da pessoa; e 34% disseram não.
Você votaria num ateu para presidente: 13% disseram sim; 25% disseram depende da pessoa; e 59% disseram não.
ENTENDER A
PESQUISA
Para entender a relação entre ateu e aqueles que não têm religião, a Veja explica que ateu é aquele declaradamente sem fé em Deus; e sem religião é aquele que não pratica nenhuma religião, mas, de certa forma tem uma fé: em Deus, natureza, etc.
MITOS BAIANOS
COMENTÁRIO
BAHIA JÁ
A Veja referenda uma posição sobre os chamados mitos baianos: capital da fé, capital da alegria, capital da hospitalidade e outras bobagens que são difundidas em Salvador à mancheia.
Um desses mitos, em relação ao povo de santo, por exemplo, caiu quando se revelou que Porto Alegre tem mais candomblés e seitas afro do que Salvador.
Agora, a pesquisa CNT-Sensus põe uma pá de cal na tal propalada religiosidade dos baianos onde em cada canto tem uma igreja católica, um templo evangélico e um terreiro de candomblé.