Cultura

BOREGA EXPÕE CHARGES NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA A PARTIR DA QUARTA, 12

É a primeira expo do gênero na AL
| 06/12/2007 às 18:28
Charge retratando o prefeito João Henrique, o trem do subúrbio e a política (Borega/Rep)
Foto:

  "Chargista expondo, chargista exposto".

  Essas são as palavras do chargista Borega, pseudônimo do jornalista Alexandre Requião Melo, 33 anos, definindo a mostra que fará, de 12 a 21 de dezembro, com caricaturas de parlamentares e funcionários da Assembléia Legislativa e algumas charges pinçadas de sua produção para o jornal Tribuna Feirense e para o site do jornalista Samuel Celestino.

   E ele escolheu a própria Casa Legislativa para abrigar sua primeira exposição, que, por isso mesmo, ganhou o nome de "Alto Risco". É também a primeira vez na história da Assembléia que o humor gráfico chega tão próximo do poder, através de uma exibição pública, na Casa, retratando personalidades e a política. A abertura de alto risco acontece às 16h30 do dia 12, no Saguão do Plenário.


  Borega escolheu 16 charges e produziu 14 caricaturas, entre parlamentares e funcionários conhecidos na Assembléia, como Dona Lourdinha, ascensorista que se aposentou no final do mês passado e que aparece, numa singela homenagem do artista, como marca da exposição no convite, folder e cartaz.


   Natural de Feira de Santana, o chargista mantém a publicação de uma charge semanal, há 7 anos, na capa do jornal Tribuna Feirense, do qual extraiu, em sua maioria, charges de cunho nacional para a exibição. Da produção hebdomadária, destaca-se também as charges postadas no site Bahia Notícias, do jornalista Samuel Celestino, do qual é colaborador, postando charges sobre a política local e nacional.


   Publicou um livro, em 1997, reunindo as melhores charges do extinto Jornal Feira Hoje, de Feira de Santana. Suas ilustrações estão em jornais e periódicos de sindicatos, associações, empresas privadas, órgãos públicos, organizações não-governamentais e na internet, como a caricatura de Tom Jobim que fez especialmente para o site oficial do maestro.

   Borega ainda nutre outra paixão, além do jornalismo e do humor gráfico: é compositor e músico, um dos idealizadores, juntamente com o jornalista Luciano Aguiar, do grupo musical Matita Perê.