O Restaurante Porto Moreira fica localizado no Largo das Flores (Mocambinho), centro da cidade.
Moreira, na festa do aniversário de Armando Lemos, anfitrião da noite (Foto:BJ)
Foto:
O Restaurante Porto Moreira, Largo das Flores/Carlos Gomes, abre sua porta nesta noite de quarta-feira, 28, para o lançamento do novo livro de Tasso Franco, Os Gêmeos da Catalunha, o Reino dos Voduns da Bahia, Encantados de São Jorge e de São Bartolomeu, uma história do realismo fantástico que se passa nas cidades de Barcelona e Salvador da Bahia.
O Porto Moreira completará 70 anos de existência em setembro de 2008, quando os irmãos Francisco e Antonio pretendem reunir os amigos da velha e novíssima guardas que frequentam a casa, desde quando foi fundada pelo português Antonio Moreira, em 1938. O local já foi palco de centenas, milhares de encontros da turma que aprecia a boa comida, gosta de uma gelada e curte papos variados.
Desde frequentadores que já faleceram (Jorge Amado, Adonias Filho, Odorico Tavares, etc) aos grupos que ainda hoje batem ponto no restaurante, quase semanalmente (Carlos Alberto Dutra Cintra, Eduardo Magalhães, Armando Lemos, etc) a incontáveis jornalistas (Carlos Libório, Nestor Mendes Júnior, Roque Mendes, etc) e outros profissionais liberais da cidade do Salvador.
O Moreira é uma festa. Um lugar que dá prazer. Ponto de encontro para bate papo e atualizações do que ocorre na cidade. Os irmãos Moreira com duas características diferenciadas, mas, sempre juntos, trabalhando no dia a dia da casa. Chico, mais contido; Antonio, mais solto, mais repórter.
É nesse ambiente, com isca de fígado, pinga a Chico Mineiro, bolinhos de bacalhau e muita conversa fiada e cerveja galadíssima (Moreira organizou até um freezer novo para a noitada) que o jornalista Tasso Franco vai autografar Os Gêmeos da Catalunha.