Cultura

I SEMANA DE CONSCIÊNCIA NEGRA DA UNIVERSIDADE DE SALVADOR - UNIFACS

Programação vai até dia 14, quarta-feira
| 12/11/2007 às 18:37
A importância do negro na formação do povo brasileiro foi o tema debatido na abertura da I Semana de Consciência Negra da Universidade Salvador, que acontece até quarta-feira (14), no Campus Iguatemi.

Ministrada pelo coordenador da Fundação Cultural Palmares e da União dos Negros pela Igualdade (Unegro), Jerônimo Silva Júnior, a palestra integra uma vasta programação, que inclui ainda mesas-redondas, shows de grupos musicais baianos e a exposição Salvador Negro Amor, nos Campi Unifacs do Imbuí, Amaralina e Iguatemi.
 
Amanhã será a vez da presidente da Comissão de Educação e Cultura da Câmara Municipal, vereadora Olívia Santana e a coordenadora da Secretaria Municipal de Educação, Darci Xavier, discutirem a Lei 10.693/03, que introduziu a obrigatoriedade do estudo da história e cultura afro-brasileira e africana no ensino básico.

Depois haverá uma mesa-redonda sobre a identidade racial e a necessidade de afirmação afro-descendente. Na quarta-feira acontece a palestra "A construção de uma identidade étnica racial na Contemporaneidade", ministrada por Antonio Cosme Onawale, sub-secretário municipal da Reparação.
 
Em seguida, o professor e historiador Jaime Sodré, fala sobre a negação e intolerância à religião matriz africana. O encerramento do evento, promovido em parceria com o Diretório Acadêmico, será com um show da Banda Ilê Aiyê.