Cultura

DIA DA CULTURA: LANÇADA PROGRAMAÇÃO PARA CELEBRAR CULTURA NEGRA

Veja, na íntegra, toda programação
| 05/11/2007 às 18:50
Secretário Márcio Meireles, da Secult, comandou a mesa (Foto/Secult)
Foto:
Lançado nesta segunda-feira, 5, Dia da Cultura uma programação de celebração à cultura negra no Estado em solenidade na Biblioteca Pública do Estado (Barris), com a participação do secretário de Cultura estadual, Márcio Meireles.
 

   A programação começou logo após o seu anúncio, com o seminário sobre "Literatura Afro-Brasileira: Cultura, Identidade e Resistência", na Biblioteca Central.
 
  Estão previstas também, entre as ações, a assinatura de decretos de políticas públicas para a população negra, a entrega do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial, jornadas de literaturas em comunidades remanescentes de quilombos e em terreiro de Candomblé, audiência pública do Programa de Combate ao Racismo Institucional, além de uma série de atividades artístico-culturais, encerrando o mês (dia 30), com um show musical em Cajazeiras, na Praça da Revolução.


    PERÍODO
    ESCRAVSITA


   Para o secretário estadual da Promoção da Igualdade, Luiz Alberto dos Santos, a Bahia é a sexta maior economia e o Estado, mas, infelizmente, a população negra é a principal base e vítima dos piores indicadores sociais da Bahia, "que vem desde o período escravista e que ainda não terminou".


   Entende que "é importante transformar os debates e as ações que acontecem durante este mês para a melhoria da vida das pessoas", ressaltando, entre as ações governamentais, a assinatura do Termo de Cooperação entre as secretarias estaduais da Promoção da Igualdade e da Educação para implementação da Lei 10639/03, que torna obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas.


   O sub-secretário municipal de Reparação, Antonio Cosme, anunciou também o lançamento do Selo da Diversidade Étnico-Racial, do mapeamento dos empresários e empreendedores afro-descendentes e do site com o mapeamento dos terreiros de Candomblé.  



Programação Mês da Consciência Negra

 


            No mês de novembro, a Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade, a Secretaria Estadual de Cultura, através da Fundação Pedro Calmon e a Secretaria Municipal da Reparação se unem para celebrar o Mês da Consciência Negra


               


CONFIRA A NOSSA PROGRAMAÇÃO


Seminário de Literatura Afro-Brasileira: cultura, identidade e resistência

Dia 05, às 9h

Local: Auditório da Biblioteca Pública do Estado (Barris)

- Apresentação: Prof. Dr. Ubiratan Castro

- Palestra: Literatura Afro-Brasileira: desafios na representação da história e memória, com a Profª. Dra. Florentina Silva Souza (UFBA)

- Palestra: Literatura afro-brasileira e tradição escolar, com o Prof. Dr. Sílvio Roberto Oliveira (UNEB)

- Debate: A construção de textos em produções literárias de afro-descendentes, com os poetas José Carlos Limeira, Nelson Maca, Waldomiro Júnior e Rita Santana.


- Encontros com os Escritores

Dia 12/11, às 14h

Local: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. (Rio Vermelho)

Escritor: Landê M. Onawale

Educador, escritor e compositor. Integra a coordenação do Projeto Quartinhas de Aruá, encontros de literatura negra. Entre suas obras estão o livro Ventos e poemas publicados nas antologias Cadernos Negros e Quilombo de Palavras.


Dia 19/11, às 14h

Local: Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul)

Escritor: Jônatas Conceição

Mestre em Letras e Lingüística pela UFBA e Professor de Literatura da Uneb, é editor dos Cadernos de Educação do bloco afro Ilê Aiyê, do qual é diretor. Possui poemas publicados nas antologias Cadernos Negros, Quilombo de Palavras, Vozes Quilombolas, entre outros.


Dia 26/11, às 14h

Local: Biblioteca Pública do Estado (Barris)

Escritora: Aline França

Autora dos livros: Os Estandartes, Emoções das Águas, Negão Dony e a A Mulher de Aleduna. Em 1990, a escritora participou da Feira Internacional do livro em Bruxelas / Bélgica, com grande destaque. Suas obras foram adaptadas para o teatro.





Seminário "Quilombos: história e experiências negras"


Com transmissão on line simultânea no site http://www.fpc.ba.gov.br/, graças a parceria com a Prodeb


Programação

06/11, às 15h: apresentações artísticas do Grupo de Samba de Roda Raízes da Pitanga, de Pitanga de Palmares, Simões Filho - BA

Local: Praça Municipal

Ás 16h: Mesa Redonda QUILOMBOLAS - EXPERIÊNCIAS NEGRAS

  • Representantes de comunidades remanescentes de quilombos na Bahia
  • Profa. Ms. Edite Diniz - Especialista em Comunidades Remanescentes de Quilombos.
  • Prof. Dr. Alfredo Wagner B. de Almeida - Universidade Federal do Amazonas. Perito junto à Procuradoria Geral da República na identificação das comunidades remanescentes de quilombos. É autor do laudo que subsidiou o parecer do Ministério Público Federal na ação civil movida contra a União.
  • Márcio Meirelles - secretário estadual de Cultura
  • Luiz Alberto dos Santos - secretário estadual de Promoção da Iguadade
  • Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo (mediador) - Diretor Geral da Fundação Pedro Calmon

07/11, às 16h

Mesa Redonda: QUILOMBOS - HISTÓRIAS E EXPERIÊNCIAS NEGRAS

  • Prof. Dr. João José Reis - Universidade Federal da Bahia. Especialista em história Social e Cultural da Escravidão, resistência escrava e movimentos sociais no século XIX.

 • Prof. Dr. Flávio Gomes - Universidade Federal do Rio de Janeiro. Especialista em história social e cultural da escravidão, resistência escrava e campesinato negro.

  • Prof. Dr. Ubiratan Castro de Araújo (mediador)

ATO DE ASSINATURA DA CARTA DA BAHIA EM APOIO A LUTA QUILOMBOLA NO BRASIL

Presença das comunidades quilombolas de: Bananeiras, que engloba Ilha de Maré, Praia Grande, Porto do Cavalo, Martelo e Ponta Grossa; Pitanga dos Palmares, em Simões Filho; Tapera, Pau Grande e Barreiro, que ficam em Mata de São João; e São Francisco do Paraguaçu, em Cachoeira.





Jornada de Literatura nos Quilombos


Dia 11, das 9h às 17h

Ilha de Maré, em Praia Grande, e envolvendo as comunidades de Praia Grande, Santana, Porto dos Cavalos, Bananeiras e Neves.

Com Oficina de criação literária em poesia negra, mitologia africana, literatura de cordel e contação de histórias para crianças, além de apresentação do Afoxé e do Grupo de Dança Afro de Praia Grande, Lindromor, capoeira de Santana, samba de roda de Botelho e feira de artesanato e culinária, na rua Caeira.

Debates na Escola N. S. das Candeias, com Landê Onawalê, Jocélia Fonseca e Rita Santana.


Dia 18, das 9h às 17h

Pitanga dos Palmares, Simões Filho

Com Oficina de criação literária em poesia negra, mitologia africana, literatura de cordel e contação de histórias para crianças, além de Feira de Arte e Culinária, apresentação de grupo Cantado de Reis - Baile de Pastorinhas, Samba de Viola, Dança de São Caetano e o Bumba-meu-boi de Parafuso.

Debates na Capela de São Gonçalo, com José Carlos Limeira, Lita Passos e Ademário Ribeiro.


Dia 25, das 9h às 17

Centro de Caboclos Sultão das Matas, São Gonçalo - SSA

Comunidade religiosa que cultua os Caboclos, entidades ligadas à cultura indígena e afro-brasileira, portanto consideradas as primeiras do Candomblé do Brasil.

Com Oficina de criação literária em poesia negra, mitologia africana, literatura de cordel e contação de histórias para crianças, além de Feira de Arte e Culinária, apresentação de grupos artísticos do Terreiro.




Lançamento dos livros de temas e autores negros

no Quadrilátero da Biblioteca Pública (Barris)

Data a confirmar: tel.: 3116-6918 / 6676

Obras a serem lançadas:

 - A História do Bairro Beirú (Quilombo Urbano) - pesquisa sobre a história do bairro do Beirú, uma cartilha com depoimentos, fotos e relatos de moradores sobre o histórico do bairro, sobre o nome "Beirú" (nome do quilombola, possivelmente irmão de Zumbi dos Palmares, que herdou as terras). O livro é uma iniciativa da Associação Comunitária e Carnavalesca Mundo Negro, que busca resgatar a identidade do bairro;

- Kekeré  de Maria Célia Pereira da Silva - cartilha educativa infanto-juvenil sobre a religião de matriz africana. A autora faz parte do Terreiro Ilê Axé Opó Afonjá. Kekeré, na língua ioruba quer dizer pequena, pequeno;


- Agô Alafijú Odara! A presença de Clyde Wesley Morgan na Escola de Dança da UFBA" de Nadir Nóbrega - estudo sobre a dança. É uma tese de mestrado da autora defendida na UFBA;


- Escola Plural, a diversidade na sala de aula, organizado pelo Ceafro - Programa de Raça e Gênero do Centro de Estudos Afro-Orientais da UFBA; Reúne textos sobre a experiência pioneira do Ceafro na produção de materiais didáticos com conteúdo racial.


- Diversidade e Ações Afirmativas, do organizador Ivanir dos Santos. O livro é uma contribuição literária para o debate das políticas de ações afirmativas, e ao mesmo tempo, expressa parte dos caminhos traçados para diminuir a exclusão e desigualdade. Haverá distribuição gratuita dos livros.





A Escola vai ao Teatro

Data: a confirmar (tel.: 71. 3115-5112)

Local: Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Espetáculos: Áfricas, do Bando de Teatro Olodum e Cuida Bem de Mim, do Liceu de Artes e Ofícios

Público: Alunos da Rede Pública de Ensino, em parceria com a Secretaria Estadual de Educação.


Audiência pública do Programa de Combate ao Racismo Institucional - PCRI

Data: 9/11/2007, às 15h

Local:  Centro de Cultura da Câmara dos Vereadores de Salvador

Tel.:  4009-2603


Assinatura do Decreto do Selo da diversidade Étnico-racial

Data: 13/11

Local: Palácio Rio Branco (Praça Municipal)

Tel.: 4009-2604


Ato Comemorativo ao 20 de Novembro

Data: 19/11/2007

Local: Hotel Pestana

Horário: 9h30

- Lançamento do site da Secretaria de Promoção da Igualdade;

- Assinatura Decreto de Criação da Coordenação Estadual de Saúde da População Negra;

- Assinatura Termo de Cooperação SEPROMI-SEC para implementação da Lei 10639/03;

- Entrega do Plano Estadual de Promoção da Igualdade Racial

- Palestra Gestão Pública e Ações Afirmativas


Mapeamento dos empresários e empreendedores afrodecendentes

Assinatura do termo de cooperação entre a Semur e o Sebrae para o mapeamento.

Data: 27/11/2007, às 14h     

Local: auditório do Sebrae - Mercês

Tel.:  4009-2605


Lançamento do site do mapeamento dos terreiros de candomblé

Website com os resultados da pesquisa realizada em parceria entre a Semur e o Centro de Estudos Afro-Orientais Ceao/Ufba.

Data: 28/11/2007

Local: A confirmar


Quartinha do Aruá Especial 20 de novembro

Encontro de literatura e poesia afro-brasileiras

Data: 28/11/2007

Local: Casa de Angola

Horário: 19h


Realização de Vídeo Conferência sobre a Lei 10.639/03

Data e Local: a confirmar (tel.: 71. 3115-5112)


Show Musical em Cajazeiras

Encerramento do Novembro Negro

Data: 30/11/2007

Local: Praça da Revolução - Cajazeiras X

Informações: tel.: 3115-5112


Bibliotecas Públicas no Mês da Consciência Negra


As Bibliotecas também celebrarão o mês de novembro com atividades gratuitas para todas as idades. Palestras, apresentações musicais, e exposições comemoram a Consciência Negra em seus variados temas.  Programe-se, vá à Biblioteca mais perto de você!


AS GANHADEIRAS DE ITAPUÃ: MÚSICA, SAMBA E MEMÓRIA

Uma exposição iconográfica retratará a história do grupo "As Ganhadeiras de Itapuã".


O grupo As Ganhadeiras de Itapuã surgiu em 2004, a fim de resgatar as tradições culturais do bairro, teatralizando as situações vividas pelas negras de ganho em Salvador no século XIX. Essa forma contemporânea de comercialização é uma releitura dos padrões culturais da população negra do século 19. Formado por moradores de Itapuã, o grupo teatraliza parte da atividade do ganho. Animadas pelo samba-de-roda, crianças e senhoras lembram a época em que as negras do ganho andavam de Itapuã até as freguesias do centro da cidade levando nas cabeças uma gamela para comercializar peixes, frutas, verduras, quitutes, lavagem e costura de roupas.

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia - 2º andar

Quando: 12/11 a 12/12, 8h30 às 18h


ALAGBEDÊ

Alagbedê é o título da exposição do jovem artista plástico, músico e arte-educador Eduardo Pereira Odùdúwa. Sua Mostra trará artigos em ferro que compõem a indumentária sacra do Candomblé. O termo Alagbedê em língua Yorubá caracteriza os africanos dedicados à arte de manusear o ferro para a produção de utensílios diversos e objetos ritualísticos e artísticos. Eduardo Odùdúwa já foi premiado com Menção Honrosa no I Salão dos Novos Artistas Plásticos da Uneb com a escultura Ísis Amamentando Hórus.

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia - Quadrilátero

Quando: 10 a 30, 8h30 às 21h


Série Consciência Negra no século XXI - PALESTRAS


O que: PRECONCEITO E RACISMO

Em sua palestra, o sociólogo Jorge France abordará o processo histórico da Diáspora Negra no mundo e como se constituíram o homem e a mulher negra na sociedade brasileira.

Quando: Dia 12, às 14h

Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato


O que é: O PAPEL DA MULHER NEGRA NA SOCIEDADE ATUAL

As pesquisadoras Rita de Cássia e Ilmaci Cruz abordarão a presença da mulher no mercado de trabalho, sua importância para a família negra brasileira e para a garantia dos direitos sociais das mulheres na sociedade.

Quando: Dia 13, às 14h

Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato


O que é: POLÍTICA E CULTURA

O graduando em Direito Marcelo Diop aborda a trajetória das conquistas políticas, educacionais e culturais da população negra no Brasil e no mundo. Será um momento para conhecer a história das mais importantes lideranças negras.  

Quando: Dia 14, às 14h

Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato


O que: A IMPORTÂNCIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA

Palestra com Valdélio Santos Silva sobre a luta pelo fortalecimento da consciência negra e sua importância na constituição da identidade de negros e negras no Brasil e no mundo.

Valdélio Santos Silva é doutorando em Estudos Étnicos e Africanos pelo Centro de Estudos Afro-Orientais - CEAO / UFBA e um dos pioneiros nos estudos sobre as comunidades remanescentes de quilombos.

Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo - Auditório

Quando: Dia 12, às 16h


O que: DISCRIMINAÇÃO RACIAL NA SOCIEDADE MODERNA

Palestra com a pesquisadora Amália Bomfim Conceição sobre os aspectos da discriminação contra a população negra na sociedade brasileira nos dias de hoje .  

Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. - Itaparica

Quando: Dia 19, às 9h


O que: O HOMEM NEGRO NO SÉCULO XXI

Palestra com a escritora Jardilina Santana, que abordará a atual realidade do homem negro no Brasil, suas lutas e conquistas em campos sociais diversos.

Jardilina Santana é advogada e autora de livros sobre os direitos das mulheres, educação e sexualidade.  

Quando: Dia 20, às 15h

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia


O que: QUEM FOI ZUMBI DOS PALMARES

Palestra com Arani Santana que abordará a história do maior líder quilombola brasileiro de todos os tempos.

Arani Santana é educadora e diretora do bloco afro Ilê Aiyê. Foi a primeira secretária da Reparação de Salvador.  

Quando: Dia 21, às 15h

Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia


O que é: SALVADOR: IDENTIDADE NEGRA

Palestra com a especialista em Estudos Lingüísticos e Literários Conceição Alves de Souza, que trará ao público um panorama de como a identidade negra se constituiu em Salvador e sua influência sobre a cultura e a vida da cidade.

Quando: Dia 22, às 14h

Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

O que: A PROCURA DA DIVERSIDADE

Palestra com a pesquisadora Aline Nazaré Santos, debatendo a importância de se preservar e se buscar a diversidade cultural na população baiana.

Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo - Auditório

Quando: Dia 23, às 16h


O que: CONSCIÊNCIA NEGRA

A importância da Consciência Negra, em um bate-papo na Ilha de Itaparica com a professora Tâmara Bomfim da Conceição.

Onde: Biblioteca Juracy Magalhães Jr. - Itaparica

Quando: Dia 19, às 11h


O que: CONSCIÊNCIA NEGRA PARA OS PEQUENOS

A Biblioteca Infantil Monteiro Lobato prepara uma programação infantil especial sobre a Consciência Negra, voltada para crianças e jovens freqüentadores da unidade.

Na programação: recital de poesias com o jovem Josué Santos (8 anos); lançamento do cordel "O Negro Beiru" (Premiado na 8º Bienal do Livro); apresentação do músico Pardal de Jaguaribe (percussão e voz); apresentação do Grupo Poético "Os Marotinhos" com recital de poesias sobre a Consciência Negra; apresentação de dueto poético com Genny e Lau Santos, e a declamação de texto histórico poético

sobre Zumbi dos Palmares apresentado por Almir Tosta, Clara Maciel e Edgar Velame.

Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Quando: Dia 23, a partir das 14h30


A BOIADA MULTICOR

Recontando histórias e cantigas de ninar. O arte-educador Jorge Conceição realiza oficinas sobre diversidade na educação infantil. Canções de ninar tradicionais serão recontadas para os pequenos contemplando a diversidade brasileira. 


Programação de Oficinas:

Onde: Biblioteca Infantil Monteiro Lobato

Quando: Dia 09, às 15h


Onde: Biblioteca Pública Thales de Azevedo

Quando: Dia 27, às 15h30


Onde: Biblioteca Pública do Estado da Bahia

Quando: Dia 23, às 15h


Onde: Biblioteca de Extensão - Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes / São Cristóvão.

Quando: Dia 29, às 10h30





ÓRGÃOS DA SECULT


Além da Fundação Pedro Calmon, os órgãos vinculados à Secretaria Estadual de Cultura (IRDEB, IPAC e FUNCEB) também estão preparando uma programação especial para o Mês da Consciência Negra. Confira. 


DATA  HORA ATIVIDADE

5          09h      Lançamento site e concurso Camelódicos

                        Abertura Exposição IPAC 40 anos

            20h      Série Ensaios do Pelô: Cortejo Afro - Praça Tereza Batista

8                      Oficina de Dança Afro com Silvia Rita - Largo Pedro Arcanjo

                        Reagge no Irdeb - Moa Ambesa e Kebra Nagast

            20h      Grupo da Guiana Francesa "Acousti'cordes" - Praça Quincas Berro D'Água

                        Acousti' Cordes - Plataforma

            18h      Sua Nota é um Show Jorge Benjor (RJ)

            19h      I Festival de Pagode de Mesa - Terreiro de Jesus

            21h      Peu Meurray - Praça Tereza Batista

10        08h      II Jogos Infantis Abada Capoeira - Largo Pedro Arcanjo

            14h      Afoxé Filhas de Olorum - Praça do Reggae

                        Ministério Público - Vasco da Gama

                        Caravana Cultural Alagados

15        18h30  Projeto Atitude Construtiva Eletrocooperativa - Praça Tereza Batista

16        16h      Projeto Negritude Formação e Arte: Semana de Literatura Afro e oficina de construção             de instrumento - Alto de Coutos

            19h      I Festival de Pagode de Mesa - Terreiro de Jesus

            21h      Mariella Santiago - Praça Tereza Batista

17        09h      Oficina: Racismo Ambiental, Liberdade Religiosa e Tutela Judicial da Igualdade Racial              - AGANJU - Faculdade de Direto/UFBA

                        Ministéreo Público - Castelo Branco

            16h      Projeto Negritude Formação e Arte: Semana de Literatura Afro e oficina de construção             de instrumento - Alto de Coutos

            19h      II Noite da Cultura Negra - Capoeira Herança Africana - Praça Thereza Batista

19        14h      Caminhada em Comemoração ao Dia da Consciência Negra - OKANBÍ - Engenho                  Velho de Brotas

            16h      Projeto Negritude Formação e Arte: Semana de Literatura Afro e oficina de construção             de instrumento - Alto de Coutos

20        10h      7ª Caminhada da Liberdade - Curuzu ao Pelourinho

                        Dia da Consciência Negra - Caminhas pelas ruas do Pelourinho

            16h      Projeto Negritude Formação e Arte: Semana de Literatura Afro e oficina de construção             de instrumento - Alto de Coutos

            17h     Projeto Pixinguinha: Rita Ribeiro e Tantinho da Mangueira

            21h      Rás Ednaldo Sá - Praça do Reggae

            21h      AfroBatá com Aloízio Menezes e Portela - Quincas Berro D'Água

            22h      BNegão e os Seletores de Frequência - Praça Tereza Batista

21        10h      Exposição de Fotografias de Mário Gusmão - Passeio Público e Praça da Sé

            16h      Projeto Negritude Formação e Arte: Semana de Literatura Afro e oficina de construção             de instrumento - Alto de Coutos

22        09h      Capacitação para Religiosos do Candomblé - FENACAB - Centro Cultural da Câmara                         Municipal

            16h      Projeto Negritude Formação e Arte: Semana de Literatura Afro e oficina de construção             de instrumento - Alto de Coutos

23                    Fórum Pela Liberdade das Religiões (de 23 a 25)

            16h      Entrega do Certificado Axé Bahia Comenda Olorum Eledá para Autoridades - -             FENACAB - Centro Cultural da Câmara Municipal

            18h      FestBlack - Festival Batuque Black e Beleza - Vasco da Gama

            18h      Sua Nota é um Show - Jant-bi (Senegal)

            20h      Império Negro I - Praça Tereza Batista

25        18h      Troféu Resistência: Homenagem a personalidades da luta contra o racismo - Malê                   Debalê (Itapuã)

            20h      Semana de Cultura e Arte do Muzenza - Liberdade

28        20h      Terça da Benção Especial: Beth Carvalho Canta Samba da Bahia

29                    I Encontro de Cinema Brasil/África

            21h      Magary & Banda Valvula d'Scape - Praça Tereza Batista

30                    I Encontro de Cinema Brasil/África

            19h      I Festival de Pagode de Mesa - Terreiro de Jesus

1/dez               I Encontro de Cinema Brasil/África


IRDEB

- Educadora FM

  • 03 novos programas: Rap; Música Independente; Música Africana
  • Programação especial na Semana da Consciência Negra (19 a 25/11)

- TVE

  • Exibição de 06 filmes da coleção "Obras raras - O cinema negro da década de 1970", lançada pela Fundação Palmares
  • Reexibição de programas do PercPan e outros programas especiais sobre a temática
  • Edições especiais do Soterópolis e TVE Revista sobre questões negras
  • Cobertura dos eventos da Semana da Consciência Negra



Contatos:

  • Secretaria Estadual de Promoção da Igualdade (Sepromi): 8883-1261 Diana Clara Condá;
  • Secretaria Estadual de Cultura: 8844-8042 - Shirley Pinheiro;
  • Secretaria Municipal da Reparação: 8858-0717 - Karlo Dias / 9119-5804 Ilka Danusa;

•·         Fundação Pedro Calmon: 9106-1512 - André Santana.