Cultura

DEPUTADO CRITICA IGHB POR DESCASO COM SEU PATRIMÔNIO BIBLIOGRÁFICO

Assunto chega ao plenário da Câmara dos Deputados
| 31/10/2007 às 17:44
  O deputado federal João Bacelar (PR) ocupou a tribuna do plenário da Câmara para cobrar providências sobre o roubo de livros raros pertencentes ao acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia .

  Dois exemplares foram apreendidos pela Polícia Federal com uma quadrilha detida no estado do Rio de Janeiro, na quinta-feira da semana passada. O deputado também lamentou a atitude da Presidente do Instituto, Consuelo Pondé, que numa entrevista declarou que o sumiço dos volumes não é caso inédito. Consuelo revela que diversos sócios já teriam roubado livros do IGHB, mas não cita nomes.

  De acordo com o deputado João Bacelar é preciso entregar os culpados, para que os baianos saibam quem são os verdadeiros larápios da cultura do nosso estado. E fez um apelo aos governantes: "que eles não permitam que a irresponsabilidade e a falta de meios facilite a vida dos ladrões, destruindo um patrimônio cultural tão importante".
 
   Bacelar revelou sua indignação com o verdadeiro sacrilégio que ladrões fazem contra o maior patrimônio da Bahia, que é a cultura. Dois livros raros, pertencentes ao acervo do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia foram apreendidos pela Polícia Federal com uma quadrilha detida no estado do Rio de Janeiro, na quinta-feira da semana passada.
   O mais grave é que até aquele momento o próprio instituto não havia dado pela falta dos dois livros. Um deles, Viagem às Terras Goyanas, foi escrito por Oscar Leal em 1892. O Outro, The New Brazil - It's Ressources and Attractions foi escrito por Marie Robinson Wright em 1907.

   A situação do IGHB - o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia - preocupa ainda mais, ssegundo o deputado, porque o controle de seu inestimável acervo não é informatizado. Agora, depois da notificação da Polícia Federal, que apreendeu 13 livros raros com essa quadrilha, a bibliotecária do Instituto deu pela ausência de um exemplar do escritor holandês Gaspar Barleus , que relata a ocupação de Maurício de Nassau em Pernambuco. Livro que foi escrito em 1647.