Cultura

CIENTISTAS DEBATEM ARQUEOLOGIA SUBAQUÁTICA DA BAÍA DE TODOS OS SANTOS

O Simpósio acontecerá dias 24 a 26 de outubro
| 21/10/2007 às 07:19
A Baía de Todos os Santos ainda é pouco explorada em arqueologia subaquática (Foto/G)
Foto:
  David Nutley, secretário geral do ICUCH/COMOS, órgão científico consultivo da UNESCO sobre Arqueologia Subaquática, abre com a palestra Arqueologia Marítima na Austrália, o Simpósio Internacional Arqueologia Marítima nas Américas - Ocupações Litorâneas, Barcos e Navios, Portos e Áreas Portuárias, no Solar do Rei, em Itaparica, no próximo dia 24. 

  Itaparica sediará esse inédito simpósio na Bahia durante dois dias, 24 a 26, com a presença de especialistas de várias parte do mundo, visita à sítios arqueológicos na Baía de Todos os Santos, coroando com a assinatura de um convênio entre a Prefeitura e a UFBA visando instalar um Núcleo Avançado em Pesquisas do Mar. O evento conta com o apoio da UNICAMP, UFBA, UNEB e ICUCH/COMOS.


  A proposta de reunir essas autoridades em Itaparica visa, também, fixar o olhar do Brasil para a Baía de Todos os Santos, sítio arqueológico subaquático que concentra uma riqueza ainda pouco ou quase nada explorada, salvo raros estudos que foram feitos na área do naufrágio do Galeão Sacramento e no banco de areia de Santo Antônio, nas proximidades do mar no bairro do Rio Vermelho.


  Segundo a secretária de Turismo de Itaparica, Eliana Dumet, abrirá, também, uma perspectiva enorme de estudos científicos na Baía de Todos os Santos, pois estarão em Itaparica além dos mais renomados cientistas brasileiras na matéria Arqueologia Subaquática, especialistas de alguns sítios arqueológicos mundiais, no México, Colômbia, Portugal, França e outros.


  Trata-se, portanto, de acordo com Eliana, uma oportunidade raríssima de trazer a debate, abrir os olhos do Brasil, de que a Baía de Todos os Santos existe e necessita ser olhada no aspecto turístico, mas também como um dos sítios arqueológicos subaquáticos mais importantes do mundo.


  QUARTA-FEIRA


  Após a palestra de David Nutley haverá uma mesa redonda sobre o tema Ocupações Litorâneas Pré-Coloniais, sob a coordenação do professor/Unicamp, Gilson Rambelli, e participações dos professores José Landim (UFBA), Tânia Andrade Lima (UFRJ), Flavio Calippo (USP) e Denise Pahl Schaan (UFPA).


  Segue, com nova mesa redonda, à tarde, sob a coordenação de Denise Pahl Schaan (UFPA) e participações de Ibrahima Thiaw (Senegal), Miriam Cazzeta (Arquipélago de Fernando de Norinha) e Pilar Luna Errenguerena (México).


   Ainda neste mesmo dia haverá uma nova mesa redonda sobre a Arqueologia Litorânea no Nordeste Brasileiro sobre a coordenação do professor José Maria Landim Domingues (UFBA) e participações de Carlos Etchevarne (UFBA), Roberto Ayron da Silva (Ceará), Carlos Costa (MAE/UFBA) e Fabiana Comerlato (UFBA) e um workshop com Francisco Alves (Portugal).


  QUINTA-FEIRA


 Neste dia, os debates se centralizarão em três temas: relatos de pesquisas em arqueologia marinha, portos e áreas portuárias e barcos e navios. A primeira mesa será coordenada pelo professor Marcos Albuquerque (UFPE), com as participações de Margaret Leshikar-Denton (Ilhas Caimans), Suely Luna (UFRPE), Ana Nascimento (UFRPE), Luis Severino da Silva Jr (UPE), Paulo Bava de Camargo (USP) e Leando Domigues Duran (USP).


  A segunda mesa, abordando o tema Barcos e Navios será coordenada pelo professor Pedro Agostinho (UFBA), com participações de Francisco Alves (Portugal), Antonio Lezama (Universidad de la República, Uruguai), Carlos Rios (oficial da reserva da Marinha do Brasil) e Aleixo Belov (engenheiro de construção naval).


  Nas mesas do turno da tarde, Relatos de Pesquisas em Arqueologia Marinha, a coordenação será de Tânia Lima (UFRJ), com participações de Ricardo Guimarães (USP), Lenivaldo Cavalcante e Darlan Amorim (UFRPE), Rodrigo Torres (FURG/RS), e Catalina Garcia Chaves e Carlos del Cairo Hurtado (Colômbia); e em Documentação, Conservação e Preservação do Patrimônio Cultural Subaquático, coordenação do professor Carlos Etchevarne (UFBA), com participações de Beatriz Bandeira (UFBA), Reuben Belo Costa (Museu Náutico da Bahia), André Argolo Aguiar e Luis Henrique, Bruno Sanchez (UNICAMP) e Angelis Jr (Fundação Mar).


  SEXTA-FEIRA


  Mesa redonda sobre Archemar Itaparica - Conhecimento, Proteção, Acesso e Exposição do Patrimônio Cultural sob a coordenação de Eliana Dumet  com as participações de Maria Hilda Paraíso (Unicamp), Carlos Caroso (UFBA), Josemar Rodrigues (UNEB), Marco Antonio Simões (UNEB).


  A visita aos sítios arqueológicos (Forte da Gamboa, Armação de Pesca de Baleias em Porto dos Santos, Sambaqui Marítimo e mergulho no sítio de Naufrágio do Utrecth) será na sexta feira, à tarde.