Cultura

EXCLUSIVO: BASÍLICA DO BONFIM INSTALA SEGURANÇA 24H CONTRA LADRÕES

Foi a maneira que a Irmandade encontrou para evitar furtos na Basílica
| 30/09/2007 às 20:01
Quem quiser fazer "pescaria" nas urnas de doações da Basília pode se dar mal (Foto:BJ)
Foto:
  Quem foi a missa na Basílica do Senhor do Bonfim neste final de semana ficou admirado com os adesivos que foram colados na fachada do templo e nas laterais, dando ciência de que, "este local conta com sistema de alarme eletrônico controlado 24 horas: Segurança Eletrônica MF", e, logo abaixo o fone.

  Ou seja, na casa de Deus, no templo mais querido dos católicos de Salvador e do povo de santo, instalou-se um sistema eletrônico contra furtos, obviamente, assim exposto, porque estariam ocorrendo "descuidos" em nome do Senhor.

  Foram colocadas câmaras e outros equipamentos visando "fisgar" os "descuidistas" ou "larápios", como queiram. 

  Sabe-se, por conseguinte, e isso já foi divulgado na imprensa baiana (e nacional) que, certa ocasião, surrupiaram a grana posta nas urnas de doações, caso rumoro, pois, como santos não são de fazer esse tipo de coisa, atribuiu-se esse "deslize", a integrantes da irmandade.

   O assunto chegou a Polícia e o coronel PM da reserva, Flodoardo, então presidente da Congregação ficou indignado com o acontecido e prometeu de apurar o devido "descuido" com as doações na casa de Deus.

   Mas, como são notórios esses casos, sempre dão em pizza, porque seria, senão um escândalo, pelo menos um grande mal estar, colocar nas grades um irmão do Senhor que levou a grana imerecidamente.

   Daí que o monsenhor Walter Sampaio que cuida do templo, e é um zeloso pároco desde décadas à frente da Basílica, contratou um sistema de segurança eletrônico ligado 24 horas. 

  Isso significa dizer que, agora, quem quiser fazer "pescaria" nas urnas de doações ou levar algum castiçal para casa vai pensar duas vezes.

   Essa é a Bahia fantástica, imorredoura.