Cultura

MUSEU CARLOS COSTA PINTO APRESENTA COLEÇÃO DE ARTE CODELCO

A cultura milenar do cobre em expo na cidade do Salvador
| 20/09/2007 às 22:45
   O Museu Carlos Costa Pinto apresentará pela primeira vez no Brasil, a milenar coleção de arte da Codelco, empresa chilena de mineração de cobre.


   O público será levado a conhecer os diversos usos desse metal, desde a beleza de inúmeros objetos artísticos, à utilização do cobre em todos os momentos de nossa vida - no lar, no trabalho, em tudo que nos cerca diariamente.


   Usado pelo homem há mais de 10.000 anos, o cobre e suas ligas de bronze e latão, fizeram parte da vida do ser humano, em objetos de decoração, armas, objetos de culto, pesos e medidas, meios de pagamento e as mais diversas utilidades, durante o desenvolvimento da humanidade.


   Nos dias de hoje, o cobre possibilita uma grande melhoria na qualidade de vida do homem, presente nos eletrodomésticos, no celular, no computador e em muitos aspectos que desconhecemos, no nosso dia a dia.


   BELEZA MILENAR

  A apresentação da exposição será feita em três módulos distintos:


  * Beleza Milenar - apresenta as diferentes técnicas artísticas desenvolvidas pelo homem, desde os tempos ancestrais.


   * Presença Universal - mostra a diversidade do uso do cobre há mais de 10.000 anos, desde o primeiro pingente usado pelo homem, até os objetos de decoração, as armas, os pesos e medidas e outras utilidades.


   * O Cobre Escondido - permite visualizar a importância do cobre na melhoria da qualidade de vida do homem, através do seu uso, desde os eletrodomésticos, ao celular, ao computador e tantos aspectos desconhecidos por nós, na nossa vida cotidiana.


   Nessa exposição, pode-se apreciar os objetos e através dos textos, ter uma visão global da importância que o cobre teve, tem e sempre terá no desenvolvimento da humanidade.


   A Ministra de Mineração do Chile e outras autoridades estarão prestigiando a abertura desta exposição.