Cultura

SANTO AMARO COMEMORA OS 100 ANOS DE DONA CANÔ COM MISSA E EMOÇÃO

A festa maior será comemorada neste domingo, 16/9
| 15/09/2007 às 19:24
Governador Jaques Wagner beija Dona Canô na festa dos 100 anos (Foto: Manu Dias, Agecom)
Foto:
  A cidade de Santo Amaro está em festa pelo centenário de Dona Canô, a matriarca da localidade e famosa por ser mãe de Maria Bethânia e Caetano Veloso, dois dos artistas da MPB mais populares do Brasil.

  As comemorações começaram na última sexta-feira, 14, com a presença do governador Jaques Wagner e inauguração da Casa do Samba, no antigo Solar Subaé. Estavam lá, também, Gilberto Gil, o ministro da Cultura e seu fiel parceira de palco Caetano Veloso.

   Neste sábado, a cidade recebeu uma réplica da imagem de Nossa Senhora Aparecida, a padroeira do Brasil, num evento com a participação de milhares de pessoas nas ruas , desfile da imagem da santa em carro do Corpo de Bombeiros e, obviamente, a presença de Dona Canô, na Igreja de Nossa Senhora da Purificação, que acolheu a imagem de mãos do padre Josafá.

  Amanhã, 16, será comemorado o centenário de nascimento propriamente dito de Dona Canô, com mais missa, festa de largo, cânticos e muita emoção.


   Dona Canô é uma figura queridíssima na cidade e personagem de vida simples, a qual, não modificou os seus hábitos e/ou abjurou suas raízes da vida do Recôncavo apesar da fama dos filhos. Um belo exemplo de vida.