Mostra ficará até dia 23 de setembro
Vaqueiros presentes na abertura da Expo de Miguel Teles, em Feira de Santana (Foto:Miguel Teles)
Foto:
A Expo Vaqueiros de Canudos - 23 fotografias de Miguel Teles com imagens de personagens dessa região - foi aberta no último domingo, no Casarão Olhos D'Água, em Feira de Santana, e ficará em cartaz até dia 23.
O Casarão dos Olhos D'Água é considerado o provável imóvel que abrigou a família dos fundadores de Feira de Santana, o casal Domingos Barbosa de Araújo e Ana Brandão.
O evento é promovido em parceira entre o Museu Casa do Sertão da Universidade Estadual de Feira de Santana, a Prefeitura Municipal e a Fundação Alfredo da Costa e Almeida Pedra.
A exposição pode ser vista das 8 às 11h45 e das 14 às 17h45. O Casarão Olhos D'Água foi recentemente restaurado pelo Programa Fazcultura do Governo do Estado da Bahia com o patrocínio da Pirelli e apoio da Prefeitura de Feira de Santana. Está localizado na Rua Araújo Pinho, 1.331, Bairro dos Olhos D'Água.
MIGUEL TELES
Miguel Ângelo Almeida Teles nasceu em Pedrão, 1962, primogênito dos quatro filhos do casal Miguel de Lima Teles e Dionísia de Lima Almeida.
Filho de vaqueiro e tendo vivido parte da vida como tal, afirma que o primeiro som que ouviu, ao nascer, foi o aboio de um vaqueiro e uma vaca berrando pela cria no pé de uma serra.
Por isso, tem a paisagem sertaneja como tema preferencial de sua obra.
Atualmente é funcionário da Biblioteca Pública do Estado da Bahia - BPEB, onde atua na Sub-gerência de Recursos Audiovisuais. Como documentarista, dirigiu e fotografou o curta "Um Dia de Vaqueiro". Em parceria com Manoel Neto, realizou os audiovisuais "Canudos: Fé, Fogo e Sangue no Sertão" e "Imagens Biográficas de José Calasans".
Em fotografia, já expôs no Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, no Centro de Estudos Euclydes da Cunha CEEC/UNEB, na Biblioteca Pública do Estado da Bahia, Shopping Itaigara, na Galeria Pierre Verger, dentre outros espaços.
Na abertura, presença de dezenas de vaqueiros encourados do Pedrão.