É a manipulação de todo tipo de energia para tomar dinheiro dos ignorantes e desvirtuar o candomblé
Nos classificados de A Tarde, anúncios de toda natureza, manipulando candomblé (Foto/Rep)
Foto:
"Pais de santos" e "mães de santo" estão utlizando propaganda enganosa na cidade do Salvador, através dos classificados de A Tarde, em anúncios postos em emissoras de rádio com programações populares, folhetos colocados em postes e áreas públicas, para manipular vários tipos de energia e prometer retorno da pessoa amada em três dias, limpeza, amarrações, prosperidade, cura de doenças incuráveis e até cura da impotência.
Alguns deles se utilizam de imagens figurativas de Oaxalá, Oxossi, Iansã, da imagem de São Jorge matando o dragão, de Santo Expedito, do menino Jesus, de Santo Antonio, numa farra que desvirtua a verdadeira imagem do candomblé e do povo de santo.
Uma mãe de santo que não quis se identificar considerou essa atitude uma coisa absurda, uma invesão de valores que só faz desmerecer o culto do candomblé, da ancestralidade, da religiosidade, um comércio enganador e que resulta num desrespeito à "nossa religião".
Segundo ela, muitos desses manipuladores da fé, porque atinge, prioritariamente, as pessoas mais pobres e desinformadas da população, invertem os valores conceituais de Exu, o qual, a rigor é um veículo de comunicação entre os orixás e não uma figura do mal, o demônio, como "vendem" esse manipuladores da fé.
CLASSIFICADOS
Neste domingo, 19, na página de classificados de A Tarde, há de tudo, desde o Pai Jadson de Oxossi, "recém chegado dos Estados Unidos e reconhecido no Brasil e na Europa"; ao pai Fábio de Oxalá, "30 anos de competência e tradição, conhecido em todo Brasil, um dos terreiros mais conceituados da Ilha de Itaparica".
Já o Pai Marcos de Iansã anuncia que "afasta pessoa indesejada, problemas na Justiça, frieza sexual, negócios embarassados e desmancha feitiçaria a quem lhe fez mal". Ou seja, cura impotência e serve até como advogado no Fórum Rui Barbosa.
Tem uns que colocam o preço da consulta, como o pai José, que cobra R$10,00 por consulta com sigilo absoluto. Tem outros, como o pai José de Exu Tibiriri, que dispõe de site e garante resolver problema de embriaguez e pacto com a riqueza. Ou seja, o camarada paga a consulta e sai de lá com a promessa de fazer um pacto com a riqueza.
RÁDIOS
Alguns desses "pais de santo" estão se utilizando de emissoras de rádio com programas populares para também divulgarem os seus trabalhos.
Um deles, promete, inclusive resolver problemas de "casamentos fracassados, de filhos de indesejados e de dificuldades financeiras".
Outros atestam que "traz de volta a pessoa amada aos seus pés em 48 horas" e até consegue equacionar "separação provocadas por amantes".