A situação de prestadores de serviço era feito no Regime de Direito Administrativo (REDA), mas, agora, desde o último dia 3, em carta demissão/agradecimento assinada pela diretora Solange Farkas e pelo coordenador do Núcleo de Arte e Educação, Danilo Barata, os instrutores foram mandados para casa.
Solange Farkas mora e trabalha em São Paulo e vem em Salvador uma vez no mês, normalmente, expediente de uma semana a cada mês.
- É um absurdo, o que estão fazendo. Eles alegam que somos antigos e que professor não é artista. Estão querendo contratar um monte de meninos com o argumento de que trabalham com novas mídias. Eu estou indignado. Quando alguém é antigo e experiente deve ser colocado de lado? - comentou um professor que não quis se identificar por razões óbvias.
- Eles deveriam iniciar a lista dos professores que consideram que não são artistas por Rescala, Prisciliano Silva, todos do grupo Santa Helena, Mário Cravo, Juarez Paraíso e muitos que fizeram o nome desta terra e formaram muitos artistas baianos. O professor é antes de tudo um educador e educação é doação para formação de outros - desabafou o mesmo professor.
A CARTA AGRADECIMENTO/
DEMISSÃO
Em primeiro lugar gostaríamos de agradecer seu trabalho e dedicação ao longo de todos esses anos, como professor das Oficinas de Artes do MAM. Inúmeras pessoas passaram por nossas oficinas e acreditamos que seu trabalho foi muito importante no processo artístico, profissional ou não, de tantas destas pessoas.
Ao iniciar esta nova administração, trazemos diversas propostas de reformulações em todas as áreas do Museu de Arte Moderna da Bahia, uma delas diz respeito justamente a mudanças no processo seletivo dos professores que comporão as Oficinas de Arte do MAM, a partir do segundo semestre de 2007.
Em consonância com uma política de seleção pública, orientada pelo governo do Estado, trabalharemos esse processo seletivo cumprindo os princípios de impessoalidade e transparência, abrindo um edital para professores, que será amplamente divulgado, para dar oportunidade a todos os que cumpram os requisitos, para o cargo a ser preenchido.
Neste sentido, durante o segundo semestre de 2007, enquanto divulgamos o edital para professores e o novo projeto pedagógico para as Oficinas, realizaremos paralelamente uma programação dinâmica com palestras, oficinas e workshops no MAM e no Palacete da Graça, em virtude da reforma estrutural que será realizada no galpão das Oficinas.
Agradeço mais uma vez a ajuda e o esforço de todos, durante o tempo em que passaram aqui. Estejam certos de que o trabalho de vocês está, muito além das paredes do MAM, na formação e na vida de muitas pessoas. Muito obrigado por tudo.
Esperamos que você participe do processo seletivo. Ficaremos contentes em receber a sua inscriação e desejamos muita sorte e sucesso no desenvolvimento dos seus projetos.
Atenciosamente,
Solange Farkas, diretora; Danilo Barata, coordenador do Núcleo de Artes e Educação.