A Prefeitura do município assinou convênio com a Universidade do Estado da Bahia (Uneb) para a implantação do centro. A parceria foi formalizada durante a missa festiva em comemoração pelos 45 anos de emancipação política da cidade, celebrada na igreja matriz de Santo Amaro de Ipitanga.
A previsão é que, já no próximo ano, 14 cursos entrem em funcionamento - 11 de graduação com licenciatura ou bacharelado, um curso técnico voltado para a gestão de serviços, um destinado ao aperfeiçoamento de professores alfabetizadores e ainda uma especialização na área de educação a distância.
Além dos cursos de graduação, o espaço contará com programas de pós-graduação e extensão voltados para a qualificação profissional e inclusão social. A expectativa é que a unidade esteja funcionando até dezembro.
Está sendo viabilizada também a implantação de um curso de mestrado. Segundo o professor Arnaud Soares, que vai dirigir a instituição no município, já foram feitos os encaminhamentos junto ao Ministério da Educação para a normatização do curso, voltado para a área de tecnologias da educação.
Inicialmente, o centro seria utilizado apenas como pólo do programa Universidade Aberta do Brasil (Uab), do governo federal. Mas a prefeitura avaliou que o espaço poderia ser aproveitado em outros projetos da Uneb. No atual projeto, o Centro de Educação, Tecnologia e Conhecimento - nome provisório da nova unidade - abrigará o Centro de Educação a Distância (Cead).