No dia 31, feriado municipal, data da emancipação, a programação começa com missa solene, às 8h30, celebrada na Igreja Matriz de Santo Amaro de Ipitanga. Às 9h30h a prefeita Moema Gramacho faz a entrega à população de uma unidade móvel de Saúde, de mais uma ambulância e do caminhão da Cultura, e às 10h abre o desfile cívico-cultural. Serão 13 grupos culturais, alunos de escolas da rede municipal de ensino, capoeiristas e baianas, que seguirão do fim de linha até a Praça da Matriz.
Há 45 anos o distrito de Montenegro, antiga Freguesia de Santo Amaro de Ipitanga, ganhava sua emancipação política e daí nascia, no dia 31 de julho de 1962, o município de Lauro de Freitas. O nome dado a cidade é uma homenagem ao engenheiro Lauro Farani de Freitas, candidato a governador do Estado morto num acidente de avião.
AGENDA
As comemorações serão abertas nesta quinta-feira, dia 26, o espetáculo teatral Branca, uma adaptação do Santo Inquérito, de Dias Gomes, será encenada no Centro de Cultura, com entrada franca. A peça, do Grupo Oco de Teatro Laboratório, conta a estória de Branca, uma jovem que sente na pele a força dos dogmas da igreja católica. Considerado o melhor espetáculo no Encontro de Mestres de Teatro do Equador, o espetáculo é dirigido por Luiz Alberto Alonso.
Na sexta-feira (27), o reggaeman Edson Gomes balança o Largo do Caranguejo, em Itinga, coração do reggae na Bahia, a partir das 20h. Em seu repertório, o regueiro deve tocar músicas que o consagraram, como "Samarina", "Malandrinha" e "Rastafari". No Centro de Cultura, os novos talentos da cidade mostram toda a criatividade no Festival de Dança de Lauro de Freitas, que vai até o dia 29, sempre às 19h.
O esporte também marca presença nas homenagens à cidade. No sábado (28), no Ginásio Municipal de Esportes, no Centro, acontece o confronto entre o pugilista laurofreitense Joca Soares, campeão mundial de kickboxing, e o paulista Francisco Veras. Outras seis lutas antecedem o embate principal. A noite de lutas está marcada para começar às 21h.
Outra prova de resistência reunirá mais de 250 atletas na VII Corrida da Emancipação, no domingo (29), com largada marcada para as 8h30, da Praça da Matriz, no Centro. Este ano os atletas disputam R$4.600 em premiação nas categorias geral, adulto, juvenil, pré-veterano, veterano, veterano especial e cadeirantes.
Na segunda-feira (30), a banda carioca Cidade Negra faz show na Praça da Matriz, no Centro, a partir das 20h. O grupo traz seus maiores sucessos como o hit romântico "Onde você mora?" e músicas mais agitadas com "Sábado à noite" e "A flecha e o vulcão". Esse é o primeiro show da banda em Lauro de Freitas.