Mais antiga rádio da Bahia, a Sociedade tem marca preciosa
A Rádio Sociedade da Bahia está completando hoje 83 anos de existência.
É uma das mais antigas do país, pois, fundada com um pequeno transmissor de 5KW no primeiro andar da antiga Loja Ferro de Engomar, Avenida Sete, trecho das Mercês, em 1924, apenas dois anos depois que o presidente Epitácio Pessoa inaugurou as transmissões de rádio no Brasil, em 7 de setembro de 1922, e um ano após Roquete Pinto e Henry Morize instalar a Sociedade Rio de Janeiro, em abril de 1923.
O site da Sociedade é pobre em informações sobre os fundadores da rádio e outros informes.
Mas, sabe-se que a emissora baiana ganhou fôlego nas mãos do irriquieto Altamirando Requião, depois diretor dos Diários Associados, com a febre desenvolvimentista-populista de Assis Chateaubriand.
Marcou época com seus programas de calouro no antigo prédio da Carlos Gomes e sua programação bem popular, além de uma cobertura de polícia que mexia com a cidade.
Na década de de 1980, com a falência dos DAs, a emissora passou ao controle do empresário Pedro Irujo, o qual, montou o Sistema Nordeste de Comunicação, incluindo ai a TV Itapoan e rádios no interior da Bahia, e depois o Bahia Hoje.
Sobre a massa falida ninguém quis ficar com o Diário de Notícias, jornal impresso que fez grande sucesso nas décadas de 1950/60 com Odorico Tavares, à frente.
Na década de 1990, a Sociedade passou para o controle da Igreja Universal do Reino de Deus, assim como a TV Itapoan, hoje, vinculada a TV Record.
A SOCIEDADE
A Rádio Sociedade é a mais poderosa AM da Bahia com uma centena de quilos em sua antena o que permite sua audição na Bahia e no Nordeste.
A emissora, no entanto, vem perdendo audicência no interior da Bahia diante da profusão de emissoras instaladas no Estado a partir da era ACM no Ministério das Comunicações, governo do presidente José Sarney.
O que se passa é que as emissoras regionais e locais (municipais) passaram a falar mais diretamente com seus munícipes e a Sociedade foi perdendo espaços, sobretudo nos centros regionaiis: Feira de Santana, Alagoinhas, Serrinha, Itabuna, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista e outros.
Ainda assim é deterntora da maior audiência na Bahia, em especial, nos programas do Varela e de Esportes, ultimamente, sofrendo a concorrência das FMs com Djalma Costa Lima e Zé Eduardo.
RECICLAR
A Sociedade também está precisando dar uma reciclada em sua programação.
O noticiário PR-A4 perdeu fôlego, está atrasado em relação ao que se passa no Estado e no país, enfrenta, hoje, a concorrência da Band News e de MK e outras emissoras, e sua programação tipo "onde estão os filhinhos, a bochechuda, etc, necessita de uma repaginada.
FESTA
Hoje, à noite, a Sociedade promove um show na Praça Castro Alves com o Vixe Mainha, Uns Kamaradas, Harmonia do Samba, Xinelada e Agnaldo Timóteo. Bem ao estilão Sociedade, popularíssimo.