A contida colunista fez dura crítica a Rede Globo
Em sua coluna de hoje, em A Tarde, a sempre contida colunista July, a Julieta Isensée, a mais renomada e antiga do jornalismo baiano, citada inclusive numa das músicas mais polêmicas de Gilberto Gil (aquela que diz que preto não entrava no Bahiano de Tênis com a ressalva de que, só se fosse pela porta da cozinha) soltou as tamancas (para usar uma expressão portuguesa do Porto) na Rede Globo e afirmou que a emissora platinada, na última quinta feira, "deu uma verdadeira aula de como se faz uma tortura".
Segundo July, a Globo "engaiolou seus brotheres por quase 24 horas, sem direito a água, comida, sentar dobrar as pernas, banheiro e tudo mais". Por fim, ironiza a colunista: "Se tivsssem feito isso com um animal, o Ibama teria logo tomado uma providência".
OPINIÃO BAHIA JÁ
Sobre a parte da tortura July deve ter lá suas razões para entender que houve esse tipo de ação, ainda que na TV os telespectadores têm visto cada coisa, não só na Globo, mas em todas emissoras (salvo na TVE), cenas de arrepiar. Agora, quanto ao Ibama, a colunista está corretíssima. A instituição é incapaz de conter a devastação da Amazônia, da Mata Atlântica e de outros pontos APAs mas tem sido diligente e de uma eficiência midiática impressionante quando se trata da apreensão de animais, especialmente periquitos e papagaios. É um avanço...é um avanço... Nós, humanos, realmente, nem isso temos para nos defender.