Até a Academia de Cinema de Hollywood entrou na política partidária
Em sua 79ª edição o Oscar da Academia de Cinema de Hollywood, Los Angeles, adotou o viés político partidário e conferiu ao ex-vice presidente dos Estados Unidos, Al Gore (era Bill Clinton) duas estatuetas por seu trabalho (coletivo) em Uma Verdade Incoveniente, melhor documentário de longa e melhor canção, abordando o aquecimento global.
Óbvio que não era o melhor documentário até porque Iraq in Fragments se revelava mais atual e bem posto, mas, Al Gore tem percorrido várias partes do mundo com sua pregaçãoambientalista e a Academia entendeu (creio) que era o momento de dar uma força ao político norteamericano, o qual, continua de olho na Casa Branca e faz esse contra-ponto à política imperialista de George W. Bush.
No mais, a Academia pulverizou o prêmio agradando a gregos e troianos ou a negros, ingleses, norteamericanos e latinoamericanos. Eugenio Caballero, com o primoroso O Labiritinto do Fauno (México/Espanha/USA) levou 3 estatuetas no baú: melhor direção de arte, melhor maquiagem, melhor fotografia.
DIRETOR TOP
Melhor diretor - pedra cantada por todos, antecipadamente - coube a Martin Scorsese com Os Infiltrados, considerado também o melhor filme. Foi uma recompensa ao grande diretor de Táxi Drive e o Touro Indomável que nunca tinha ganho uma estatueta apesar de seis indicações anteriores.
Os melhores ator (Forest Whitaker) no papel de Idi Amin Dada (O Último Rei da Escócia) e atriz Helen Mirren (A Rainha - filme sobre a família real inglesa) já eram esperados e foram confirmados. Já os papéis de atores coadjuvantes vencidos por Alan Arkin (Pequena Miss Sunshine) e Jennefer Hudson (Dreamgirls, Em Busca de um Sonho) são tipos da Academia para premiar películas com características do mundo familiar norte americano.
EM SALVADOR
Muitos desses filmes já estão sendo exibidos nas telinhas dos cinemas de Salvador. São eles: A Rainha (melhor atriz); Cartas de Iwo Jima (só levou a melhor edição de som); Babel - quatro histórias interessantes - (melhor trilha sonora); o Labirinto do Fauno (na Sala de Arte da Aliança Francesa) - 3 estatuetas; o Último Rei da Escócia (melhor ator) - Sala de Arte da Aliança Francesa; e Pequena Miss Sunshine (melhor atriz coadjuvante).
Quem gosta de cinema o período é de vaca gorda.