Cultura

NOITE AUTÓGRAFOS NO GANTOIS REÚNE POVO DE SANTO E CENTENAS DE PESSOAS

O livro tem distribuição da Ediouro para todo Brasil
| 08/02/2007 às 20:23
Regina Echeverria e Cida Nóbrega autografando a biografia de Mãe Menininha (Foto:TF)
Foto:
Com as bençãos de mãe Carmen de Oxaguian, Oxalá jovem e guerreiro, ao lado de suas filhas Ângela de Oxum (a iakererê) e Neli de Oxóssi, e da neta Leila de Oxum, o axé do Gantois recebeu centenas de pessoas para noite de autógrafos de Cida Nóbrega e Regina Echeverria, autoras de Mãe Menininha do Gantois - uma biografia. A obra editada pela Corrupio com distribuição pela Ediouro faz parte do ciclo de homenagens a mais famosas mãe de santo do país, que neste 8/2 completaria 113 anos.
Antes do lançamento o professor Francisco Senna, da Academia de Letras da Bahia, historiador e arquiteto, falou da importância de Menininha do Gantois para o povo de santo e para o candomblé da Bahia e enalteceu a liderança da mãe de santo que foi um símbolo na história dessa religião no Brasil. As editoras da Corrupio, Rina Ângulo e Arlete Sales, circularam o axé com alegria, pois, além do valor da obra em sí, a Corrupio festeja uma aliança com a Ediouro para a distribuição dos seus livros, principal gargalo das editoras baianas.
Para Rina será uma parceria bastante proveitosa. A cantora Gal Costa esteve presente ao lançamento, o ex-prefeito de Salvador, Antonio Imbassahy, o acadêmio Fernando Peres, o ex-comandante da Casa Militar do Governo da Bahia, coronel da reserva Cristovam Rios, muitos representantes de candomblés da Bahia, historiadores, escritores, jornalistas e outros.