Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

Tudo para seu relógio no Beco do Totonha, Av Sete Av Sete, Beco do Totonha

Av Sete, Beco do Totonha, próximo da Praça da Piedade
07/10/2019 às 10:25
  O cantinho da Bahia deste final de semana vai para a 'relojoaria' do Xavier localizada na Avenida Sete com Beco do Totonha. É neste local, num espaço de menos de 2 metros quadrados que André Xavier Costa vende e compra relógios, troca pulseiras, põe pilhas, retira e coloca gomos em pulseiras, põe micas e faz alguns pequenos consertos, em pé, durante todos os dias da semana, salvo domingos.

  Está atuando neste cantinho há 19 anos e carrega consigo um exemplar da constitução brasileira para lembrar seus direitos e deveres. O livro está acondicionado no saco plástico que o relojoeiro gaurda numa gaveta de sua tenta.

   Negro rastafari, 5 filhos, 4 homens e 1 mulher que "já barteram asas e voaram", ou seja, já se casaram e sairam de sua casa, a esposa, também, já estando em segundas núpcias, diz que trabalha o dia todo em pé atendendo os clientes. 

   Nas horas em que assim não procede senta-se numa cadeira que é seu descanso."Estou acostumado a essa labuta e sem sinto dores nas pernas", diz trocando a pilha de um relógio usando aquela lente estilo binóculo no olho direito.

   "Assim enxergo melhor e faço o trabalho direito", confessa. Você está precisando de algum conserto no seu relógio nós recomendamos Xavier (Agapito)