ter�a-feira, 26 de outubro de 2021
Colunistas / Cantinhos da Bahia
Agapito Paes

Lima Guitars, o luthier da Fábrica de Sonhos

Um artista que mora e trabalha no Jardim Nova Esperança, na Estrada Velha do Aeroporto, Salvador, Bahia
06/08/2016 às 15:34
  O Cantinho da Bahia de hoje vai para a 'fábrica de sonhos' Lima Guitars, do luthier Otoniel Oliveira Lima, 37 anos, localizada no bairro Jardim Nova Esperança, Estrada Velha do Aeroporto, na Rua Santo André, 10-E.

   É uma história de amor a música que nasceu em Feira de Santana quando Ontoniel, filho da cidade princesa, morador do Campo Limpo na Morada das Águas, aos 10 anos de idade, começou a trabalhar com o luthier Antonio Lisboa lixando peças de instrumentos de cordas.

   Um aprendizado que durou 8 anos até que, aos 18 anos de idade, construiu sua primeira guitarra que foi passada a Haroldo Macedo. Daí em diante, Lima, como é mais conhecido, não parou mais.

   Mudou-se para Salvador e foi trabalhar como vendedor na loja de música Ritmos, de outro feirense, Guilherme Neto, na Avenida Sete, onde fazia pequenos consertos em guitarras, baixos e cavaquinhos. 

   Autodidata, perfeccionista, depois de 8 anos na loja de Neto e morando na casa da avó na Baixa de Quintas, mudou-se para a rua da Colombia, onde reside, no Jardim Nova Esperança e abriu sua própria oficina, num espaço de menos de 30 metros quadrados, com pequena recepção e oficina.

   "Costumo dizer que aqui é a fábrica de sonhos porque o cliente chega e pede o que deseja no seu instrumento e nós realizamos", diz Lima revelando que a customização de um instrumento é uma arte e exige dedicação e muito conhecimento.

   Lima é o idealizador e construtor do primeiro baixo de três cordas vendido a Jerri Marlon, o qual toca numa banda de blues; como também fez um contrabaixo especial para Anderson (Duguinha), da Fantasmão.

   Então, se você tem uma viola, violão, bandolim, violino, cavaquinho, baixo, banjo, etc, precisa de reparos, quer uma customização, quer deixar seu instrumento novinho em folha é só procurar Otoniel.
 
   Se você não quiser ir ao Jardim Nova Esperança (fica depois do Barradão) ele vai buscar seu instrumento em sua casa. É só ligar 71. 9198-2371 (tb whatsapp) e 8769-0203.

   Quer fazer um violão ou uma guitarra baiana de dois braços. Pode procurar Lima. O cara é craque e faz cada guitarra baiana de puxar o melhor trio elétrico.

   É tudo artesanal, com madeira de lei e produtos de primeira qualidade.
-----------------------------------------------------
SERVIÇO
LIMA GUITARS
Rua SANTO ANDRÉ, 10-E
Jardim Nova Esperança
Estrada Velha do Aeroporto
(Entra depois do Barradão à esquerda)
Fones 71. 9198-2371 (WhatsApp)
71. 8769.0203