Vitória vence São Paulo e se mantém na Série A; Bahia perde para Fluminense e fica em sétimo
Uma tarde-noite especial para o torcedor do Vitória, que lotou o Barradão e viu o Leão vencer bem o São Paulo, 1 x 0 (gol de Baralhas), e garantir, na raça, a permanência do Rubro-negro baiano na ‘primeirona’, a Série A, a elite do futebol brasileiro em 2026. Um alívio pra o torcedor, fundamental em todos os jogos noBarradão, empurrando a equipe. Parabéns, Leão. O time terminou com 45pontos, em 15º lugar.
Que a diretoria do clube aprenda com o sofrimento e as lições – trocas de treinadores, contratações equivocadas... – e o Vitória possa fazer um 2026 melhor. O torcedor merece.
*
Fica na pré-libertadores
No Maracanã, o Bahia precisava vencer o Fluminense para ficar em 5º lugar e ir direto para a faz de grupos da Libertadores /2026, mas... O time entregou o jogo na segunda etapa, por falta de casca, maturidade, e também de pernas; levou 2 x 0 (gols na fase final da segunda etapa) e se garantiu apenas no 7º lugar, vaga assegurada numa fase de pré-libertadores, como no ano passado.
O Tricolor baiano fez um bom primeiro tempo, criou mas não goleou; até começou bem a segunda etapa, com chance de marcar, mas... numa bobeira defensiva do garoto Tiago, aos 31 minutos, Ganso
agradeceu e fez 1 x 0. Daí, o time se abateu e faltou reação; pra completar, veio aquele gol manjado de Tiago Silva, de cabeça, definindo o Fluminense como quinto colocado.
Na real, o Bahia chegou onde podia. Perdeu pontos absurdos na competição, alguns em casa, essenciais, deixando claro que a equipe precisa de um elenco mais qualificado.
*
- Os quatro que caem
Finda a jornada, acabada a derradeira rodada, eis as quatro equipes que caíram, vão jogar a Segundona/Série B, ‘onde o filho chora e a mãe não vê’, em 2026:
- Sport Recife, Juventude (RS), Fortaleza e Ceará. Dois cearenses e um pernambucano, o Nordeste punido.
- Os quatro que subiram Classificados na Série B, subiram para a chamada ‘elite’, disputarão a primeirona, a
Série A em 2026:- Coritiba, Athlético Paranaense, Chapecoense (SC) e Remo, de Belém do Pará.
**
- Classificação geral, rodada finita
- Flamengo Campeão, 79 pontos ganhos; Palmeiras, 76; Cruzeiro , 73; Mirassol, 67;
Fluminense, 64; Botafogo, 53; Bahia (os 7 primeiros, que estão credenciados a
disputar a Libertadores 2026).
A turma de baixo: Santos, 47; Vitória, 45; Internacional, 44 (escaparam na ultima rodada); e os decaídos: Fortaleza, 43; Ceará,43; Juventude, 34; Sport, 17.
No Barradão
- Fim de tarde limpo, calor abafado, cerca de 30 mil apaixonados rubro-negros nas arquibancadas. Um tudo ou nada em campo. Wilton Pereira Sampaio no apito, começou antes dos outros confrontos, teve de parar e recomeçar no horário previsto.
- O Vitória fez um primeiro tempo melhor, pressionou, buscou o gol a todo custo, mas parou em boas defesas de Rafael, umas quatro fundamentais. Só aos 45’ o São Paulo teve uma chance, Tiago Couto salvou. Faltou o gol do Leão.
- Mateuzinho e Dudu em campo, pelo rubro-negro, mudanças táticas e ofensivas. Aos 10’, Érick desperdiçou mais uma. O Leão ainda com mais apetite, Fabri, o veloz, em campo. Aos 15’, num contragolpe, o goleiro Tiago Souto salvou gol paulista.
- Gol! 1 x 0 Vitória! Aos 23min. Baralhas. Penetrou livre na área, recebendo tabela pelo meio, acertou o canto. Incendiou as arquibancadas.
Os paulistas perdidos, o Leão na força, na velocidade, como gosta. No final, os paulistas tentando, assediando, sem conseguir penetrar. O Vitória fechadinho, nos contragolpes. Aos 44’, quase o empate dos paulistas, a arquibancada gelou. Deu Vitória, assegurando sua permanência na Série A. Que alívio!
Parte da torcida, enlouquecida, invadiu o gramado.
**
No Maracanã
- Casa cheia, mais de 50 mil ingressos vendidos, duelo de tricolores, o Bahia de camiseta branca e calções azuis, o Flu com suas camisetas listradas. Rivalidades, disputa de vaga na fase de grupos da Libertadores. Um certo Candançan no apito.
- Boa e parelha primeira etapa, pegada, intensa. Aos 26 e 29 minutos o Flu criou duas boas chances, mas Ronaldo apareceu bem. O Bahia teve perto também em boa jogada e Pulga, aos 34’, Fabio deu rebote e William José passou da bola; e aos 41’, numa roubada de bola de Jean Lucas, William José ficou de cara, mas bateu fraco, no canto, Fábio catou no rodapé. Empate justo.
- No Bahia, saiu Ademir (dores na coxa) e entrou Tiago. Aos 4’, Fábio salvou um chute certeiro, no canto de Jean Lucas. O Bahia voltou apertando. Hercules, J. Kennedy e Soteldo em campo, pelos cariocas, o Flu tentando reequilibrar, até fisicamente. Os cariocas apertam, alçando bolas. Ceni logo pôs Caio Alexandre e Nestor em campo, mais fôlego no meio de campo. Ganso em campo.
- Gol! 1 x 0 Fluminense, aos 31min. Tiago atrasou uma bola nos pés de Ganso, que tinha acabado de entrar; de cara, uma cavadinha, e... que vacilo!
- Aos 33’, Nestor arrisca de fora, uma bomba, Fábio espalmou. Na sequência, Juba tentou, com perigo. E o Bahia arriou, fisicamente.
- Gol! Aos 37’... 2 x 0 Fluminense, Tiago Silva, de cabeça; subiu mais que que Kanu e deu uma marrada aproveitando cruzamento de Soteldo, da esquerda.
- Cauly e Ruan Pablo em campo, saíram Pulga e W. José, mortinhos. Os cariocas cozinhando, administrando a vantagem. Deu Flu, mais uma vez. O Bahia vai mesmo disputar a pré-libertadores.
**
Resultados da rodada final
- Mirassol 3 x 3 Flamengo; Fluminense 2 x 0 Bahia; Vitória 1 x 0 São Paulo;
Atlético Mineiro 5 x 0 Vasco; Botafogo 3 x 2 Fortaleza; Ceará 1 x 3 Palmeiras;
Corínthians 1 x 1 Juventude; Internacional 3 x 1 RB Bragantino; Sport 0 x 3 Grêmio;
Santos 3 x 0 Cruzeiro.
**
Seleção Brasileira e a Copa
- Definidos locais, datas e horários dos jogos da Seleção Brasileira na primeira fase,
de Grupos, classificatória, da Copa do Mundo 2026, que acontecerá em gramados dos
EUA, México e Canadá. O Brasil é o cabeça do Grupo C (são 12 grupos, 48 seleções).
O time do treinador Ancelotti – pela primeira vez na história o Brasil vai a uma copa
com técnico estrangeiro – estreia no dia 13 de junho, dia de Santo Antônio:
- Brasil x Marrocos, dia 13/06, um sábado, às 19h, em Nova Iorque.
- Brasil x Haiti, dia 29/06, uma sexta-feira, às 22h, na Filadélfia.
- Escócia x Brasil, dia 24/06, São João, uma quarta-feira, às 19h.
Uma chave com um grupo aparentemente fácil, devem se classificar Brasil e
Marrocos, se der a lógica. Mas, fica a dúvida: - Temos time, equipe pra vencer
Marrocos, logo na estreia? Até agora, seis/sete meses antes da competição, não.
Não temos um grande e confiável goleiro; buscamos laterais; nosso miolo de zaga
tem deficiências; não temos um camisa 10, referência e inteligência no meio-campo; e
é preciso definir, urgente, o camisa 9, o centroavante. Nosso melhor jogador, neste
momento, é o garoto Estevão, que há pouco foi jogar na Inglaterra. Basta-nos?
- O jogo de abertura será no dia 11, no histórico Estádio Azteca, em Ciudad de México,
com o confronto México x África do Sul. O pontapé inicial da maior copa de todos os
tempos.