Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA VENCE FORTALEZA 2X0 E SE MANTÉM NA SÉRIE A PARA ANO 2025

O Leão do treinador Carpini jogou com raça e inteligência. Fez os gols na primeira etapa, aproveitando bem dois erros defensivos dos cearenses e soube administrar bem a segunda etapa
01/12/2024 às 10:56
  O torcedor do Leão pode comemorar. Com o justo e significativo triunfo (2 x 0) sobre o Fortaleza, no Barradão, o Vitória (que por várias rodadas andou pererecando na zona de rebaixamento) garantiu sua permanência na Série A/2025, chegando a 45 pontos ganhos e alcançando o 10º lugar, com duas rodadas ainda a jogar. Uma festança rubro-negra depois do apito final.

 O Leão do treinador Carpini jogou com raça e inteligência. Fez os gols na primeira etapa, aproveitando bem dois erros defensivos dos cearenses e soube administrar bem a segunda etapa, criando inclusive boas chances de ampliar o placar. Foi superior, teve o jogo sob controle todo tempo.  Parabéns à equipe, aplicada, determinada, ao treinador – um bom estrategista- e ao torcedor do Rubro-negro baiano.    

*

Nordeste em alta

- Cinco equipes nordestinas disputarão a Série A, paroano, ¼ dos clubes participantes. Dois baianos: Bahia e Vitória; dois cearenses, Fortaleza e Ceará; e o Sport do Recife. Quem bom, o futebol da região valorizado, respeitado, e também diminuindo para os clubes da região as viagens desgastantes e longas para jogar no sul; teremos mais duelos regionais e menos desgaste físico dos atletas, com horas de voo e aeroportos.

 

**

No Barradão

 Começo de dezembro, noite de domingo, tempo limpo, casa cheia – pouco menos de 30 mil nas arquibancadas, torcida cearense marcando presença. Os rubro-negros confiantes num triunfo que já garantiria o time na Série A/2025, o maior objetivo. O Leão baiano com 42 pontos, 12º lugar, em alta, sobretudo atuando em casa. O Fortaleza, o ‘Lions’ cearense, com 65 pontos, entre os primeiros do alto da tabela. A antepenúltima, 36ª rodada. O Brasileirão acaba no próximo domingo.

- O Rubro-negro baiano de uniforme branco, com detalhes em vermelho & preto; o tricolor cearense de azul com detalhes em vermelho & branco.

**

 Com bola rolando

- Logo aos 2 minutos, numa dividida no meio-campo, Mateusinho sentiu o tornozelo e deixou o campo, entrando Mosquito. Mudaria todo o planejamento do treinador Carpini, um senhor desfalque, a perda do armador da equipe. Aos 8 min, a primeira chance do Leão baiano, pelo alto, de cabeça, Leo testou por cima, queimando o travessão, um escanteio da esquerda. Os donos da casa na pressão, apertando e surpreendendo o Fortaleza.

- Gol! 1 x 0 Vitória, Alerrandro, aos 9 minutos, completando na linha da pequena área uma bela trama coletiva construída pelo lado esquerdo do ataque baiano, incendiando a massa. Tudo começou com um erro bisonho de passe do lateral Tinga.  

- Gol! 2 x 0 Vitória, Alerrandro, oportunista, aproveitou-se da falha absurda do goleiro João Ricardo, traído pelo quique da bola atrasada, na pequena área. O artilheiro, ligado, só empurrou, agradecido.

Aos 40’, a primeira boa chance dos cearenses, nos pés de Breno Lopes, travado na hora do chute pela providencial cobertura de Edu. O Rubro-negro todo atrás, fechadinho como gosta, todos a correr atrás da bola com gana, marcando, mordendo, disparando... 

*

 Não podia ter sido melhor, fim do primeiro tempo com a vantagem de 2 x 0, dois tentos frutos de muita aplicação, apostando e provocando os erros do adversário. Sem perdão. Daí, haja combate, correria, dedicação, disputando todas, marcando o campo inteiro, sem medo do corpo a corpo, querendo vencer a qualquer custo. Um Leão bravo em campo, como gosta o torcedor. Com esse resultado, o Vitória já estaria garantido na elite, SérieA/2025;mas tinha ainda o segundo tempo.  

- Detalhe: Alerrandro já disputa a artilharia da competição, com 13 gols marcados. Um atacante esperto, oportunista, catimbeiro, finalizador.

*

Segunda etapa – Esperava-se um Fortaleza em cima, buscando reverter o resultado e um Vitória na moita, sem pressa, administrando o tempo mas marcando duro e aceso para o contragolpe, esperando o erro do adversário para definir. E foi esse o panorama no retorno. Pressão dos visitantes, mas aos 10’, Janderson entrou de cara, em contragolpe de alta velocidade, mas chutou nas mãos do goleiro.

- Depois dos 20’, saiu Janderson, que correu uma barbaridade, entrou o rodado e cascudo Everaldo, no Vitória. O Fortaleza tinha a bola, cercava, sitiava, mas não conseguia penetrar no bloqueio armado por Carpini. No Fortaleza, Vojvoda lançou Martinez e Kervin nos lugares de Lucero e F. Jonatan.

- Olhe o VAR! Gol anulado do Vitória, Edu, aos 29’, após cobrança de escanteio. O árbitro, chamado, foi ver o vídeo e anulou por conta de um impedimento flagrado.

- Aos 36’, em novo escanteio alçado na área cearense, Wagner Leonardo testou pra baixo, no canto e João Ricardo salvou no rodapé. Com as modificações, o Vitória tornou-se mais ofensivo, criando boas chances. O Fortaleza arriscava de longe.

- Aos 40’, Pikachu ficou de frante, livre, Lucas Arcanjo fez grande defesa. Na resposta, Everaldo entrou livre pela esquerda, chutou fraco. Aos 44’, Lucas estevas bateu falta frontal, da intermediária, João Ricardo foi exigido, aos 46’, Alerrandro ficou de cara, nova defesaça do goleiro cearense.   

 

*

Destaques

- Alerrandro, óbvio, pelo gols e esperteza; Lucas Arcanjo, sempre; Wagner Leonardo, comandando a defensiva ao lado de Neris e Edu; o bom lateral canhoto Lucas Esteves, crescendo a cada jogo; William e esse Ryller, como disputam! Janderson pela dedicação. E o treinador Carpini, liderança, enxerga o jogo, tem o elenco na mão.

*

Ficha técnica

- O Vitória de Carpini: Lucas Arcanjo, Leo, Neris e Leo Wagner Leonardo; Caceres, Ryllan (Machado), William, Mateuzinho (Mosquito, Ze Hugo) e Lucas Esteves; Alerrandro e Janderson (Everaldo).  

- O Fortaleza de Vojvoda: João Ricardo, Tinga, Kuscevic, Titi e Felipe Jonatan; Hercules, Rossetto e Pochettino; Marinho, Lucero e Breno Lopes. (Martinez, Kervin, Zá Wélison, Moisés, Pikachu)  

- Arbitragem do goiano enrolado e conversador, Wilton Pereira Sampaio. Caseiro.

*

 O penúltimo embate do Vitória é contra o Grêmio/RS de Renato Gaúcho. No meio da semana, quarta-feira, no Barradão. O fecho é no domingo, contra Flamengo, no Maracanã.

*

Outros jogos do domingo:

- Flamengo 3 x 2 Internacional; Grêmio 2 x 1 São Paulo; Athlético PR 1 x 1 Fluminense;

  RB Bragantino 1 x 1 Cruzeiro.  
 

*

Classificação

- Botafogo, o Campeão da Libertadores, lidera com 73 pontos ganhos; Palmeiras, 70; Flamengo 66; Internacional 65; Fortaleza 65; São Paulo 59; Bahia 50; Corínthians 50; Cruzeiro 49 ; Vitória 45; Grêmio, Vasco e Atlético Mineiro com 44 pontos; Juventude 42; Fluminense 40; Criciuma e RBBragantino 38 pontos.  Cuiabá com 30 e Atlhético Go com 27 pontos já estão desclassificados, caídos para a Série B/2025.