Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA PERDE PARA GRÊMIO 2X0 E ENTRA NA ZONA DA DEGOLA SEM REAÇÃO

O torcedor do Vitória já está escaldado de tantas derrotas
21/07/2024 às 12:45

  No duelo dos agoniados deu Grêmio, em Caxias do Sul (2 x 0), contra um Vitória que jogou todo tempo atrás, pelo empate, lutou muito mas se deu mal. Terceira derrota seguida. Em Caxias, muita pegada, muitas faltas, cartões a granel, e nenhuma produtividade ofensiva, uma equipe com cara de segundona, jogando feio, treinador acovardado. Resultado, o Leão não sai da porta da zona de degola e tende a se afundar por conta dos próximos adversários que tem pela frente – Flamengo, Palmeiras, Cuiabá...  O torcedor já apavorado. Até porque foi uma derrota para um Grêmio horrível, talvez uma das piores equipes gremistas que já vimos, mas o Rubro-negro baiano foi incapaz de incomodar.

*

Em Caxias do Sul

- Final de manhã domingueira, serra gaúcha, 17 graus, estádio Centenário (do Caxias),  gramado feio, muito castigado, público razoável, torcida gremista em peso.

- Um jogo de desesperados. Na porteira da Z-4, 15 pontos, vindo de uma derrota contra Fortaleza (1 x 3), o Vitória precisa pontuar. O Grêmio, com 4 pontos a menos, em 18º lugar, mas com dois jogos a menos do que o Vitória.  

- Grêmio de camisa tri-colorida, tradicional; o Vitória inteiro de branco.

*

 Com bola rolando ...

- O Grêmio atacando, pressionando, o Vitória plantado, fechadinho, marcando justo, apostando nos contragolpes. Torcida inflamando, a defensiva rubro-negra suportando, Lucas Arcanjo trabalhando, as ações acontecendo nas imediações da área baiana. O Leão não conseguia encaixar um bom contra-ataque.

- Por volta dos 30min, o árbitro viu pênalti de Lucas Arcanjo em Kannemman, mas a bola já teria saído? O VAR interveio e... minutos depois o soprador de apito decidiu voltar atrás, deu escanteio em favor do Grêmio, muito buchicho. Decisão correta.

- Aos 42’, Edenilson perdeu gol de cara, cabeceando pra fora. Só um time jogou na primeira etapa, o goleiro gremista apreciou de longe, o Vitória não finalizou. O árbitro deu seis minutos de acréscimo. Mas o gol não saiu, o torcedor gaúcho agoniado. Lucas Arcanjo e Mateuzinho se destacaram no rubro-negro baiano.

 

 Segundo tempo – No intervalo, o treinador Carpini trocou dois, em campo os garotos Lawan e Ricardo Vila. No recomeço, o mesmo desenho, os gaúchos em cima, o Leão na moita, atras mas brigando muito. Os gaúchos sem conseguir varar a retranca baiana. O time baiano, aos poucos, foi se soltando, gostando mais do jogo. Uma segunda etapa mais equilibrada. Mas...

 - Gol! 1 x 0 Grêmio, Soteldo, aos 19min. Edenilson fez um carnaval pela esquerda, a bola foi atravessada pra direita, cruzada, Soteldo recebeu na área, limpou de dois e bateu seco, no chão, no canto. Defesa baiana totalmente envolvida, pela primeira vez, e saiu o go, gaúcho.

  O Leão foi pra cima, apertando, sempre nos pés de Mateuzinho. Duas chances de gol desperdiçadas, em sequência. Assustado com o crescimento do Leão, Renato fez três substituições, tentando retomar o controle das ações. Outro panorama, o Rubro-negro avançou suas linhas, em busca do empate. Mas...

- Aos 48’, Arezzo foi derrubado por Reynaldo, dentro da área. Penalti indiscutível.

  - Gol! 2 x 0 Grêmio. Reinaldo, bateu forte, pelo alto, definindo.

  Destaques   

No Vitória, a aplicação defensiva, não faltou luta, faltou bola. Lucas Arcanjo e Mateuzinho (sozinho) salvaram-se.  No Grêmio, Soteldo, Arezzo...

*

Ficha técnica

- Grêmio: Marchesín; João Pedro, Pedro, Rodrygo Eli, Kannemann (Geromel) e Reinaldo; Nathan, Villasanti, Edenilson e Carballo; Soteldo e Pavon. Técnico: Renato Gaúcho. (Arezo, Dodi, Nunes, Pepê)

- Vitória: Lucas Arcanjo; Willean Lepo, Reynaldo e Wagner Leonardo; Cáceres (Iury Castillo), Naldi (Ricardo), William e Lucas Esteves; Mateuzinho (Daniel Jr) ; Alerrandro (Lawan) e Janderson(Miguel). Técnico: Thiago Carpini.

- Árbitro: Sávio Pereira Sampaio (DF)

**

- Pela 19ª rodada: Vitória x Flamengo - 24/7, quarta-feira, às 20h, no Barradão.

*

- Jogos da rodada 18, no sábado:

   Flamengo 2 x 1 Criciúma; Botafogo 1 x 0 Internacional; Palmeiras 2 x 0 Cruzeiro.  

**

 Arbitragens infames

 Muito tititi sobre a estranhíssima arbitragem do jogo Flamengo 2 x 1 Criciúma, com o sr Mariguelson Barbosa (do DF) no apito e o VAR do RN. Primeiro, a invenção de um pênalti fantasma em Arrascaeta (Pedro ficou com vergonha e perdeu), com a suspeita intervenção do VAR. Ali, com muito bate-boca e cartões distribuídos, já desestabilizou a equipe catarinense, mudou tudo. Depois, o inusitado pênalti marcado com duas bolas dentro da grande área do Criciúma, bem próximas, uma delas atirada em campo por torcedores flamenguistas, bem antes do lance fatal – e o árbitro não paralisou a partida, apesar do alerta dos atletas. Aí, o VAR nem tchum, favorecia o time carioca. Um absurdo. No mais, faltas e cartões a granel, tudo sempre favorável aos cariocas, sede da CBF, da Globo e do Mengo, sócios e donos do futebol brasileiro.

 Aliás, as arbitragens brasileiras, de um modo geral, são vergonhosas, sem critérios, quase sempre suspeitas, com o VAR à serviço de certos clubes e interesses.  Um futebol bancado por ‘casas de apostas’, como pensar em jogo limpo?   próxima rodada, na quinta-feira (25), o Imortal visita o Corinthians