Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA VENCE JUVENTUDE E CHEGA 27 PONTOS; VITÓRIA PERDE E PATINA NOS 12

Enquanto o Bahia faz bela campanha o Vitoria decepciona
04/07/2024 às 10:58
   Com um gol ao ‘apagar das luzes’, quando o time dominava, acuava e parecia mais próximo do triunfo, o Vitória deixou escapar um empate, que seria mais que justo, e perdeu (3 x 2) para o Corínthians, em São Paulo. O time paulista em crise, sem treinador, desarrumado e o Leão encarou, atacou, tomou as iniciativas, mas... chutou pouco em gol e vacilou defensivamente no final. Gostinho amargo pro torcedor. As durezas do futebol. Com a derrota, o Leão continua com 12 pontos, na porta da zona, colado no Corínthians (já na parte de dentro da Z-4).

 *

- O Bahia venceu o Juventude/RS na Fonte Nova, com 42 mil presentes, mantendo a invencibilidade em casa e entrando de novo no G-4, com 27 pontos, colado no Botafogo e Palmeiras. Foi um primeiro tempo chato, a despeito da correria dos gaúchos no começo e das chances desperdiçadas pelo Bahia. Mas, com boas tramas coletivas na segunda etapa o Tricolor construiu o placar, perdeu a oportunidade de dar uma goleada, e soube administrar a vantagem até o final, sem sufocos, o torcedor em estado de graça.

*

Classificação

- Flamengo 30, Botafogo, Palmeira e Bahia com 27, os quatro primeiros colocados.

- Vitória com 12 pontos, colado no Corínthians, também com 12 e primeiro da Z-4, a zona do miserê (que tem ainda Gremio, Atlético GO e Fluminense).  

*

Na Arena Corínthians/SP

- Torcida barulhenta enchendo arquibancadas, o Coringão na zona da degola, em crise, sem treinador. Bom relvado. O time da casa de camisetas brancas, calções pretos; o Vitória de camiseta vermelho&preto, calções brancos.

*

Com Bola rolando...

 Começo veloz, aberto, ofensivo, lá e cá. Um Leão muito à vontade em campo.

- Aos 4’, Luan arriscou de fora, o goleiro triscou a bola explodiu no travessão. Aos 12’, boa defesa de Lucas Arcanjo, numa finalização de Wesley.

- Gol 1 x 0 Corínthians, Garro, da entrada da área, livre, chutou por baixo, Lucas Arcanjo aceitou. Aos 23 min.

 - Aos 34’, Alerrando quase diminuiu, errou o alvo por pouco.

- Gol! 1 x 1, Alerrandro, depois de uma bola alçada, vacilo da defesa paulista, o centroavante não desperdiçou, bateu de prima, no canto, empatando. Aos 37’. Mais justo, pelo a que acontecia em campo. O Leão encarava.  

 - Gol! 2 x 1 Corinthians, aos 43’. Golaço de Garro! Pegando de primeira uma sobra na frente da grande área, depois da cobrança de um escanteio. Chute de canhota, no ângulo. Desempatando.

   O mesmo panorama no retorno da merenda. Um Corínthians desarrumado, valendo-se de arrancadas individuais e o Leão em cima, correndo, apertando mas finalizando pouco. Aos 10’, após um escanteio, William perdeu de cara, não chegou a tempo na pequena área, após um chute cruzado, rasteiro que varou a defesa paulista. O Vitória era coletivamente melhor, tinha mais a bola, jogava inteiro no campo adversário, mas sem conseguir penetrar, só perigava um pouco nas bolas alçadas em escanteios e faltas. O Corínthians se defendia, suportava e não encaixava contragolpes; a despeito do barulho dos loucos corintianos nas arquibancadas. O relógio girando, sem lances de área.

- Aos 36’, Ze Hugo pegou um rebota, após cobrança de escanteio, mandou nas nuvens.

  Aos 38’, Leo Maná atrapalhou-se ao tentar cortar uma investida na área corintiana e a bola bateu em sua mão, o árbitro viu e marcou o pênalti bobo.

 - Gol! 2 x 2 Vitória. Alerrandro bateu forte, pelo alto, sem defesa, empatando. Mais que justo.  

  Aos 44’, o goleiro Donelli evitou o desempate rubro-negro com uma espalmada providencial. O Leão atacando, assediando, querendo o triunfo. O árbitro acrescentou 6 minutos. Aos 47’, foi a vez de Lucas Arcanjo, num voo elástico, espalmar uma cabeçada de Cacá, evitando o gol dos paulistas. Correria até o fim. Pressão final dos corintianos. Mas... todas as emoções reservadas para o final.

- Gol! 3 x 2 Corinthians, aos 48. Geovani pegando de prima uma sobra, uma bomba, de cara, após um escanteio e a cochilada fatal da defensiva baiana. Um castigo.

 

*

Ficha Técnica:

- Corínthians: Donelli, mateusinho, ccá, Gust Henrique e hugo; Ranielli, coronado e garro; P Henrique, Yuri Alberto e Laruccia.  Treinador interino. (Romero, Matheus Araujo , Ryan, Geovanve, Leo Maná)

- O Vitória de Carpini: Lucas Arcanjo, Lepo, Caio Vinicius, Wagner Leonardo e PK; Luan, Willian, Jean Motta, Lucas Esteves; Alerrandro e Mateusinho. (Cáceres, Janderson, Zé Hugo, Dudu,  

Arbitragem de Santa Catarina

*

 Pela rodada 15, o Vitória recebe o Criciúma, domingo, no Barradão, às 18h30.

**

Na Fonte Nova

- Boca de noite de inverno, sem chuvas, arquibancadas com público empolgado (mais de 42 mil presentes), e um gramado já precisando de retoques, mais cuidados.

- O Bahia brigando no alto da tabela (24 pontos, 5º lugar), buscando recuperação depois da derrota para o São Paulo (3 x 1); o Juventude (16 pontos, 13º lugar) querendo esquecer os 2x 1 levados em Fortaleza, aspirando pontos para subir na classificação.

- O Bahia em seu uniforme dois em listras diagonais em vermelho azul e branco; O Juventude com camisetas em listras grossas verticais em verde e branco.

*

Com bola rolando ...

- O Bahia começou sofrendo, pra variar, com as bolas alçadas de escanteio, dois seguidos, e por muito pouco não saiu o primeiro gol antes dos 2 minutos. O time do Sul marcando em cima, dificultando a saída de bola defensiva do tricolor e valorizando também a posse de bola, como gosta o treinador Roger (ex-Bahia). Um Bahia meio desligado, errando passes, marcando mal, lento. Só aos 11’ o Bahia chegou na frente, com um chute de Jean Lucas, nas mãos do goleiro.

- Aos 15’, os gaúchos penetraram pela direita, Jean Carlos recebeu livre, de frente, chutou pro alto. Aos 18’, Jean Carlos bateu falta, frontal, por cima. Logo veio a resposta com Everaldo recebendo em profundidade de Everton Ribeiro, pela esquerda, obrigando Gabriel a trabalhar, espalmando. Os visitantes com mais volume de jogo, mais posse de bola, ofensivos.

 - Aos 27’, ótima levada de Everton Ribeiro, deixou Everaldo de cara, ele chutou um peteleco em cima do goleiro, chance perdida. Já mais equilibrado. Aos 32’, quase Everaldo faz. Aos 34’, Cauly, nas mãos do goleiro. Aos 37, em boa trama, Thaciano demorou de finalizar. Aos 39’, nova boa oportunidade desperdiçada por Everaldo. Aos 43’, com o goleiro já vencido, Gabriel Xavier salvou em cima da linha fatal.

 

  Uma primeira etapa morrinhenta. O Juventude começou tentando surpreender e cansou. A partir dos 25’ o Bahia foi melhor mas lento e a perder chances claras de marcar. Indefinido.   

  Segundo tempo – Pressão inicial, com escanteios seguidos em favor do Juventude. Um tricolor sem pegada, enfastiado. Mas...

 - Gol! 1 x 0 Bahia, Thaciano, completando na grande área uma boa trama coletiva, enfim, passe preciso de Everton Ribeiro. Aos 13 min. O árbitro, como já virou rotina, consultou o VAR, gol legal.

   E a gauchada foi pra cima, na tora, a alçar bolas altas na área tricolor. Mas ...

- Gol! 2 x 0 Bahia, Cauly, aos min, acertando o cantinho do goleiro, da entrada da área, por baixo, após trama de Juba, Thaciano e Jean Lucas pela esquerda. Ampliando, aos 24 min.       

 Na sequência, após troca de passes envolvente, Caio Alexandre bateu colocado e a bola queimou o poste. Cauly em campo saiu Thaciano. Aos 34’, Estupinam recebeu em profundidade, driblou o goleiro mas perdeu o ângulo, perdeu a chance.  O Bahia mantinha o controle, a despeito das mudanças, administrando o resultado. Aos 42’, o Bahia entrou trançando, o goleiro salvou o terceiro nos pés de Biel. O árbitro acrescentou 5 minutos. Deu Bahia, sem maiores sufocos, mantida a invencibilidade na Fonte.

 Como destaque, algums boas tramas coletivas do tricolor, sobretudo na segunda etapa.  

*

Ficha Técnica:

- O Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Gilberto, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Éverton Ribeiro e Cauly, Thaciano e Everaldo. (Estupinam, Biel, de Pena, Rezende, Ademir)  

- O Juventude/RS treinado por Roger Machado: Gabriel, João Lucas, Danilo, Ze marcos e Ruschell; Jadson, Caíque, JeanCarlos (Nanê), Lucas Barbosa (Ruan); Erick (Ewerton) e Gilberto (Gabriel).

- Arbitragem carioca, do enrolado Wagner do Nascimento Magalhães.

*

 Pela próxima (15ª) rodada o Bahia enfrenta o Palmeiras, em São Paulo, no domingo, às 18h30.

**

Outros jogos da rodada 14

- Cuiabá 1 x 2 Botafogo; Vasco 2 x 0 Fortaleza; Criciúma 1 x 0 Cruzeiro;

 Atlético Mineiro 2 x 4 Flamengo; AthléticoPR 1 x 2 São Paulo; BBraga 3 x 1 AtléticoGO

 Grêmio 2  x 2 Palmeiras; Fluminense 1 x 1 Internacional;

**

  As quartas de final da Copa América:

  - Uruguai x Brasil; Colômbia x Panamá (no sábado)

     Argentina x Equador (4/07); Venezuela x Canadá (5/07)