Foi uma primeira etapa muito faltosa, travada, alguns brasileiros fugindo do pau, tirando o pezinho, no cai-cai. O Brasil até abriu o placar, num belo gol de falta, mas, a partir daí, só deu Colômbia, que teve boas chances de vencer o jogo e com folga. Nossa equipe aceitou a marcação adversária e se movimentou pouco e mal na frente. Atrás, perdemos todas as disputas pelo alto, nosso goleiro nos assusta e os laterais nada criam. No mais, a ‘estrela’ (apagada) Vini Jr não joga contra o Uruguai; talvez melhore.
*
Definidos os confrontos das quartas de final:
- Argentina x Equador; Venezuela x Canadá; Uruguai x Brasil; Colômbia x Panamá.
Na quinta-feira, 22h, começam as quartas: Argentina x Equador. O Brasil vai jogar no sábado, às 22h, em Las Vegas.
*
Em Santa Clara/Califórnia
- Verão na norte-américa, calor no Vale do Silício, fim de tarde por lá, estádio cheio (mais de 70 mil presentes, amarelo/Colômbia predominando nas arquibancadas), jogo que decidiria nossa posição na primeira fase, classificatória, da competição/Grupo D. Relvado tapete, campo nas dimensões americanas, reduzidas.
- O Brasil com sua camiseta tradicional, canarinho; a Colômbia, 25 partidas sem perder, com uma camisa de cor escura, com detalhes em cenoura.
*
Com bola rolando ...
- Com menos de um minuto, já duas faltas assinaladas. Começou travado, duro, feio, sem sequência, muito corpo a corpo. Há um histórico de rivalidade entre as equipes. Muita pegada forte de lado a lado.
- Aos 8 minutos, James Rodriquez bateu falta de longe, a bola tirou casquinha no travessão brasileiro. Aos 9’, Bruno Guimarães bateu forte da intermediária, o goleiro Vargas espalmou a escanteio.
- Gol! 1 x 0 Brasil, aos 12 min. Raphynha bateu falta de canhota, da entrada da área, acertou o ângulo, abriu o placar. Há 119 jogos o Brasil não marcava de faltas.
- Os colombianos foram pra cima, adiantando a marcação, provocando o erro na saída de bola defensiva brasileira. Numa dessa, quase James empatou, o chutou passou por cima. Aos 18’, James cobrou falta levantando da direita (jogadinha ensaiada, bem trabalhada), Sanchez marcou, o bandeira apontou impedimento, o VAR foi acionado, checagem de mais de três minutos, gol colombiano anulado.
- Aos 25’, após uma dividida no meio campo com João Gomes, um bafafá, empurra-empurra... mais garra, pancadaria que futebol bem jogado. O árbitro distribuindo cartões amarelos para tentar conter a agressividade nas disputas. Aos 33’, novamente James Rodrigues; bateu falta da esquerda e quase surpreendeu Alison. A Colômbia assediando, pressionando com faltas e escanteios em bolas alçadas, chutes de longe... O Brasil preso na marcação rígida dos colombianos, mais marcando, defendendo que articulando. Aos 42’, arrancada e drible de Vini Jr dentro da área inimiga, foi calçado por Munhoz, o VAR chegou a jogada, o árbitro não deu pênalti. Aos 46’, Álison deu uma entregada, Luiz Dias desperdiçou.
- Gol! 1 x 1, Munhoz, aos 46 min. Em mais uma saída de bola defensiva equivocada, James Rodrigues acha Munhoz entrando livre nas costas de Wendell/Marquinhos, o lateral bateu firme, empatando. Justo, a Colômbia era melhor.
Um primeiro tempo mais pegado, brigado que jogado. A Colômbia ganhando nas divididas, com mais força e vontade. O Brasil fez o gol e... Afora o João Gomes, raçudo, alguns jogadores pipocando, sumindo em campo, fugindo do combate, como Vini Jr (que resolver tudo só e...), Paquetá... Rodrygo saindo muito da área, Raphynha fez o gol (golaço) e apagou, preso na direita. James Rodrigues foi o melhor em campo, disparado. A defesa brasileira perdeu todas as disputas pelo alto e nosso goleiro... é um entregão.
Segunda etapa – Dorival Jr, no intervalo, trocou Paquetá (sumidão) por Andreas. Na Colômbia, Mojica. Um recomeço mais equilibrado, mais bem jogado. Aos 14’, Raphynha bateu falta da entrada da área inimiga, raspou o poste. Os colombianos já valorizando a posse de bola, sem pressa, na manha, explorando o jogo ofensivo aéreo... O Brasil sem achar uma forma de penetrar. E precisava vencer, a todo custo.
- Aos 25’, como nada acontecia, Dorival Jr lançou Savinho e Ederson (saíram João Gomes e Rodrygo) – três típicos ponteiros no ataque brasileiro, sem centroavante. O tempo rolando e a Colômbia administrando bem, quebrando ritmo, o empate lhe favorecia. Aos 35’, saiu James Rodrigues, aplaudidíssimo, o craque do jogo. Aos 38’, noutra ratada defensiva brasileira, Lerma perdeu; na sequência, mais uma saída equivocada, Borré desperdiçou, cara a cara, chutou por cima. Aos 58’, Andreas descolou um ótimo chute da intermediária, pelo alto, o goleirão espalmou. Cinco minutos de acréscimos, a Colômbia à vontade, superior.
*
Destaques
Vini Jr, preso na esquerda, aceitando a marcação, sem movimentação, com três cartões amarelos, está fora do mata-mata das quartas de final, contra o Uruguai; errou tudo o que tentou. No mais, não temos laterais e é preciso convocar e escalar um centroavante, aquele camisa 9. Equipe sem alma e mal arrumada por Dorival Jr, não tivemos ataque.
*
Ficha Técnica:
- O Brasil escalado por Dorival Jr: Álison, Danilo, Marquinho, Militão e Wendell (Endrick); João Gomes(Ederson), Bruno Guimarães (Douglas Luiz), Paquetá (Andreas), Raphynha, Rodrygo (Savinho) e Vini Jr.
- A Colômbia: Vargas, Munhoz, Cuesta, Sanchez e Machado (Mojica); Richard Rios (Matheus Uribe), John Arias, Lerma e James Rodriguez (Carrascal); Luiz Dias (Sinisterra) e Córdoba (Borre´). Treinador, Néstor Lorenzo.
- Árbitro, Jesus Valenzuela (argentino)
*
No outro jogo do grupo, Costa Rica 2 x 1 Paraguai
**
Eurocopa
Estão também definidos os confrontos das quartas de final da competição:
- França x Portugal; Alemanha x Espanha; Inglaterra x Suíça; Holanda x Turquia.
**
Brasileirão
- A dupla BaVi joga na quinta-feira/ Rodada 14. O Bahia na Fonte Nova, contra o Juventude/RS, às 19h. O Vitória em São Paulo, contra o Corínthians, às 20h.
**
Viva o Dois de Julho!