Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

BAHIA EMPATA COM ATLÉTICO MG E BRIGA NO TOPO, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

BAHIA EMPATA COM ATLÉTICO MG E BRIGA NO TOPO, por ZÉDEJESUSBARRÊTO
02/06/2024 às 12:03
 Um bom resultado pelo ponto ganho fora de casa, contra um adversário de ponta, direto, e pelo futebol apresentado, disputando o jogo inteiro de igual para igual, com estratégias diferentes na primeira e na segunda etapa. Ou seja, pelo que apresentou até agora, o Bahia está lutando pelo alto da tabela, não é só competir, é disputar posições, classificação.  Uma primeira etapa parelha, o Galo voltou mais aceso no segundo tempo, Hulk fez um gol de falta (barreira e goleiro vacilaram) e Ademir empatou com um golaço. Há o que comemorar, pois. Com 14 pontos ganhos, o Bahia está colado na liderança.

**

Em Belo Horizonte

- Tarde domingueira limpa e morna na capital mineira, a nova Arena do Galo com bom público na retomada do Brasileirão Série A (capacidade de 45 mil), as duas equipes em alta; o Atlético vindo de uma goleada na Venezuela pela Libertadores e o Tricolor baiano há 8 jogos sem perder, no alto da tabela de classificação. Um clássico brasileiro.

 - O Atlético com seu uniforme tradicional, camisas com listras verticais em p&b; o Bahia inteiro de branco, com detalhes em azul e vermelho.  

*

Com bola rolando...

- Duas equipes que gostam de ter a bola e trabalham com ela no chão. O Galo tomando as iniciativas no começo, avançando pelos lados, com Scarpa pela esquerda e Álison na direita, marcando mais na frente. O Bahia ocupando mais os espaços de meio-campo. Poucas faltas, bom ritmo.

- O primeiro tiro a gol foi de Paulinho, aos 15’, Marcos Felipe rebateu. O Tricolor marcava bem mas não conseguia evoluir do meio pra frente, sofrendo marcação dura. Aos 22’, primeira tentativa baiana, com Jean Lucas arriscando, mas pegou mal na bola. Aos 23’, Everton Ribeiro foi ao fundo, pela direita e cruzou na medida pra Thaciano, livre; pegou de prima e errou o alvo, por pouco. Equilíbrio de ações.

- Aos 33’, Saravia tentou de longe, errou o alvo. Aos 42’, após um erro de passe tricolor  no meio de campo, Paulinho bateu da entrada da área e Marcos Felipe catou, fez ponte.       

  Uma primeira etapa intensa, limpa... bem jogada, com as defesas prevalecendo, parelho. Muitas tentativas mas poucas chances reais de gol. Bom de ver, mesmo assim.  

   Segundo tempo – Os treinadores nada mudaram no intervalo. No retorno, o mesmo desenho da primeira etapa, as ações mais nas intermediárias, o Galo adiantado, chegando mais. O Bahia mais lento. Aos 11’, Hulk bateu falta com força, perigou, passou perto.

Aos 12’, saiu Thaciano, meio sumido, perdeu uma chance clara de gol, entrou Ademir, ex-Galo, mais veloz. A torcida mineira se manifesta, incentiva. Mais espaços em campo, a marcação vai afrouxando com o cansaço.

 - Aos 15, falta de g Xavier quase em cima da linha da área, após ser driblado por Alison.

 - Gol! 1 x 0 Galo; Hulk batendo a falta frontal com força, direto, furando a barreira, pelo alto, e Marcos Felipe aceitou. Aos 17’.

 - Aos 19’, uma bomba de Jean Lucas, por cima. Gol levado, Ceni trocou: entraram Biel e Estupinam, saíram Everton Ribeiro (cansado, correu muito) e Everaldo (ainda sem ritmo). Mudanças no sistema, agora com dois homens abertos, pelos lados, mais velocidade no contragolpe. Daí...

  - Gol! 1 x 1 , Ademir recebeu a escorada de Estupinam e bateu de canhota, pelo alto, da entrada da área, cobrindo o goleiro e acertando o ângulo, empatando aos 24 minutos. Belo e feliz chute.

 Com o empate, o tempo passando e o ritmo foi caindo... O Galo assediava, o Bahia resistia atrás, na espera de um contragolpe.  Rezende e Da Pena em campo (saíram Caio Alexandre e Cauly), aos 35’. Aos 42’, Vargas entrou limpo, chegou a driblar o goleiro Marcos Felipe mas adiantou demais a bola, bateu sem ângulo e errou o alvo. Ufa!

 Aos 46’, o árbitro inventou uma falta na meia lua, após a bola bater no cotovelo de Jean Lucas, no alto, de costas. Scarpa errou na cobrança. Sufoco e falta duras, no final, o Galo nervoso, perdendo a cabeça. Sete minutos de acréscimos, canganchas mineiras e deu empate. Bom resultado, sim.    


*

  Destaques

  Nosso miolo de zaga, impecável. Juba, Jean Lucas, o primeiro tempo de Everton Ribeiro, o golaço de Ademir e a gana de Estupinam.   

*

Ficha Técnica

- Atlético, o Galo mineiro, escalado pelo treinador Gabriel Milito, argentino: Everson, Saravia, Fuchs, Bataglia e Arana; Alan Franco, Alison, Zaracho (Vargas) e Scarpa; Hulk e Paulinho (Pedrinho). (Allan Kardec, Cadu)

- O Bahia de Rogério Ceni: Marcos Felipe, Santi Arias, Gabriel Xavier, Kanu e Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas, Everton Ribeiro, Cauly, Thaciano; Everaldo. (Biel, Ademir, Estupinam, De Pena e Rezende)

- No apito, o carioca Bruno Arleu; com VAR.

*

Pela rodada 8, o Bahia recebe o Fortaleza no dia 13 de junho, Fonte Nova.

*

 Outros jogos da rodada

 - Corínthians 0 x 1 Botafogo; Grêmio 0 x 2 Bragantino; Cuiabá 0 x 1 Internacional;

    Fluminense 1 x 1 Juventude; Vitória 0 x 2 Atlético/GO.

    Vasco 1 x 6 Flamengo (goleada histórica); Criciúma 1 x 2 Palmeiras;

     - às 18h30, São Paulo x Cruzeiro; Fortaleza x Athlético/PR.

**

 Agenda da semana

 

 - Na terça-feira à noite, 20h, futebol feminino na Fonte Nova: Brasil x Jamaica, amistoso.

 - Na quarta-feira à noite, em Cuiabá, o Cuiabá enfrenta o Vitória, jogo adiado da segunda rodada, as duas equipes no desespero, últimas colocadas na tabela de classificação.

  - No sábado, dia 8, Brasil x México, nos EUA; amistoso preparatório para a Copa América.    


**

  Seleção feminina

  A equipe brasileira, que se prepara para os Jogos Olímpicos de Paris, é treinada por Arthur Ellias. A seleção fez no sábado um primeiro amistoso contra a Jamaica, em Recife, e venceu por 4 x 0, com dois gols da veterana Marta, ainda uma referência, nossa estrela maior. Bom lembrar que a Bahia é também terra da Pretinha, outra que marcou época com a camisa amarelinha. A equipe chegou a Salvador no domingo, com recepção calorosa no aeroporto.

   - O time vem começando os jogos assim: Lorena, Antônia, Rafaelle (baiana, de Cipó), Thais e Adriana; Duda Sampaio, Yaya, Tamires e Ludmila; Cristiane e Marta.

*
  Seleção masculina

  A equipe dos homens, agora treinada por Dorival Jr, já está em território norte-americano, treinando para a Copa América que começa a 14 de junho. O Brasil estreia no dia 24, contra Costa Rica. Antes, fez dois amistosos preparativos, contra México e EUA. Eis os atletas à disposição do treinador:  

   - Goleiros: Alisson (Liverpool), Bento (Athlético-PR) e Rafael (São Paulo);  Laterais: Danilo (Juventus), Yan Couto (Girona), Arana (Atlético-MG) e Wendell (Porto); - Zagueiros: Beraldo (PSG), Bremer (Juventus), Éder Militão (Real Madrid), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Marquinhos (PSG); - Meio-campistas: Andreas Pereira (Fulham), Bruno Guimarães (Newcastle), Douglas Luiz (Aston Villa), Éderson (Atalanta), João Gomes (Wolverhampton) e Lucas Paquetá (West Ham); - Atacantes: Endrick (Palmeiras), Evanilson (Porto), Gabriel Martinelli (Arsenal), Pepê (Porto), Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Savinho (Girona) e Vini Jr (Real Madr