Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

NORDESTÃO: BAHIA ATROPELA AMÉRICA RN 3X0, por ZÉDEJESUSBARRÊTO

Bahia lidera o Grupo B
15/02/2024 às 12:16

 O Tricolor, diante de quase 30 mil presentes, não tomou conhecimento do América  de Natal, enfiou 3 x 0, decidiu no primeiro tempo sem acelerar na segunda etapa e, com o resultado, já lidera o Grupo B do Nordestão. Superioridade técnica, individual e coletiva. Bom resultado e boa partida.

*

Na Fonte Nova

- Fechando a 3ª rodada da fase classificatória da Copa do Nordeste, pós-carnaval, noite limpa, piso linheiro, arquibancadas com bom público.

- O Bahia em busca de uma reabilitação na competição, depois da derrota (0 x 1 River) no Piauí, em campo com seu uniforme listrado, tri-colorido.   

O América, sem vencer na competição, entrou cauteloso, quatro meio-campistas de marcação, buscando dificultar e, se possível, surpreender; com camisetas e calções brancos, detalhes em vermelho....    

*

 Com bola rolando...

 - O Tricolor evoluindo desde o começo com troca de passes, mais ofensivo, e o América bem postado atrás, marcando e apostando na velocidade de Gustavo com a defesa baiana avançada, em linha. Domínio dos donos da casa, atuando nas cercanias da área potiguar. Ataque contra defesa.

- Primeira boa chance nos pés de Ademir, aos 12’, completando uma trama pela direita, boa defesa de Renan. Cuesta, cabeçada, 18min, por cima.

- Gol! 1 x 0 Bahia, aos 24min. O estreante Arias, de cabeça, escorando cruzamento de escanteio da esquerda, cobrado por Ademir.

Aos 30’, Cauly bateu falta frontal buscando o canto, defesa do goleiro espalmando. Aos 32’ Jean Lucas tentou por cobertura, acertou o travessão. Domínio, o jogo inteiro no campo do América.   

- Gol! 2 x 0, Bahia, aos 33min. Um golaço em jogada individual de Caio Alexandre, livrando-se de dois marcadores na área e batendo colocado, rasteiro.

Aos 35’, Arias arriscou por cobertura, o goleiro Ranan saltou bonito e evitou o terceiro.

 O primeiro tempo de um time só. Os potiguares pouco passaram do meio-campo, só correram atrás da bola, na roda.

 

  Segunda etapa – O América, como era de se esperar, voltou com outra postura, linhas mais adiantadas, querendo encarar. Mas... o coletivo do Tricolor controlava as ações.       

- Gol! 3 x 0 Bahia, aos 14’ – Ademir.

  E Ceni passou a administrar, trocando seus jogadores de meio de campo, poupando, já de olho no Ba x Vi de domingo. O jogo caiu de intensidade, óbvio, sem sufocos, Biel e Everaldo desperdiçando algumas chances de ampliar. Aos 40’, Ariel (boa estreia) cruzou da direita, Biel testou no canto, o goleirão salvou.

Foi só, bom, resultado.         

*

Ficha técnica

- o Bahia escalado por Rogério Ceni: Marcos Felipe, Arias/colombiano, 32 anos, estreante, Gabriel Xavier, Cuesta e Ryan (Cicinho); Caio Alexandre, Jean Lucas (Everaldo), Éverton Ribeiro (Rezende) e Cauly (Yago); Thaciano (Biel)  e Ademir.  

- O América de Natal, treinado por Marquinhos Santos: Renan, Norberto, Rafael Jansen, Alan e João Lucas; Rodriguinho, M Ferreira, Souza, Vinícius; Rafinha e Gustavo/ex-Bahia.  

 - Arbitragem pernambucana, com Rodrigo José Pereira de Lima no apito.

*

Outros jogos da noite, pela rodada 3

ABC de Natal 0 x 0 Botafogo/PB; Treze/PB 1 x 1 CRB de Alagoas. 

 **

 Domingo à tarde tem Vitória x Bahia, no Barradão, valendo pelo Campeonato Baiano. Casa cheia, torcida única, primeiro clássico do ano.