Vitória não joga bem mas venceu o jogo e acrescentou mais 3 pontos chegando a 44
O Leão não jogou bem, levou sufoco a maior parte do tempo, mas foi um time guerreiro, defendeu-se com denodo, aplicação e venceu- 1 x 0, um gol de pênalti no começo da partida. Louve-se também a atuação destacada mais uma vez do goleiraço Lucas Arcanjo.
Segundona é assim, jogo brigado, sorte e o que vale são os três pontos conquistados. Assim, o Vitória chegou a 44 pontos e voltou à vice-liderança da competição, um ponto atrás do Sport Recife. O Ceará jogou mais mas não fez o gol e o time continua sem conseguir vencer fora de Fortaleza – tem 33 pontos e é o 10º colocado.
**
No Barradão
- Arquibancadas cheias, noite domingueira do dia dos pais, 13 de agosto, dia de Santa Dulce dos Pobre, céu limpo (25 graus), campo linheiro mas escorregadio.
- O Leão venceu o jogo em Fortaleza e o Vovô vem com sede de vingança, até porque precisa melhorar suas pontuação na tabela de classificação; O Vitória, em terceiro lugar, buscando o triunfo para retomar a vice-liderança.
- O Vitória com um uniforme predominantemente preto, detalhes em vermelho; o ‘Vovô’ Ceará de branco.
*
Com bola rolando ...
- Um Leão com uma formatação diferente, sem os pontas velozes pelos lados, dois atacantes natos (Iury, mais aberto e Gamalho centralizado). O Vovô começou bem assanhado. Mas...
Aos 11’, numa avançada pela esquerda, Iury Castilho foi calçado bobamente dentro da área cearense, atirou-se e o arbitro deu pênalti. Desnecessário o choque, a falta, quando o Ceará parecia à vontade em campo.
- Gol! 1 x 0 Vitória, Leo Gamalho, aos 12 minutos. O atacante bateu forte, pelo alto, indefensável.
O Vovô sentiu o baque, ficou meio azoado, a pegada ficou mais dura, algumas entradas maldosas de parte a parte. Aos poucos, os cearenses retomaram o leme. Aos 23’, Saulo Mineiro recebeu em profundidade pela direita, levou a marcação e chutou forte, por baixo, cruzado, rente à trave baiana.
O Leão recuou, na moita, todos atrás da linha da bola, marcando sem dar espaços e explorando contragolpes em bolas esticadas pela esquerda com Iury e na direita com Matheus Gonçalves. O Vovô manteve as linhas avançadas, buscando o empate a todo custo.
- Aos 33’, quase Gamalho ampliou, chutando de frente uma bola levantada da esquerda (iury); o zaqueiro travou na hora. Aos 37’, Erick recebeu de Warley, de fundo, pela direita, ajeitou e bateu para defesa salvadora de Lucas Arcanjo, de cara. Aos 39’, defesaça de Lucas Arcanjo, espalmando no ângulo um chute forte e colocado de Jean Carlos. Aos 41’, outra arrancada cearense, a bomba de Jean Carlos rasteira, outra ótima defesa de Lucas Arcanjo, já se destacando e garantindo o placar.
Um primeiro tempo do Vovô, bem movimentado. O Ceará teve mais posse, mais volume, jogou mais no campo inimigo, criou as melhores chances de gol mas saiu pra merenda perdendo por 1 x 0, gol de pênalti assinalado por Gamalho. O Leão fez o gol e se encolheu, sofreu, suportou e Lucas Arcanjo garantiu o placar com, no mínimo, três defesas difíceis. O que vale é o gol, pois.
*
Segunda etapa. Substituições feitas pelos treinadores, duas de cada lado. Guto buscando a ofensividade, Condé por necessidade (Giovanni e Camutanga machucados). Em campo, o mesmo panorama: o Vovô cercando, acuando e o Leão todo fechadinho atrás, sem pressa. Aos 18’ os cearenses reclamaram de pênalti, bola na mão de Dudu, na área, mas o árbitro nem tchum. Os cearenses não acham espaço para penetrar e fuzilar, o rubro-negro administrando bem, mascando, controlando as ações.
- Aos 24’, Ze Hugo, de cabeça, quase ampliou; completou na pequena área jogada de velocidade e bola alçada da direita; o goleiro salvou. Por volta dos 25’ Saulo parou em Lucas Arcanjo, de cara. O relógio andando e o Leão se segurando, sem dar chances ao azar. Aos 37’, nova boa defesa de Lucas Arcanjo em chute de longe. Aos 44’, belo voleio de Ze Ricardo, após rebote de Lucas Arcanjo, por cima. Aos 47, novo chute de longe, Lucas Arcanjo catou bem colocado.
Aos 50’, Johnny deu um carrinho absurdo no meio de campo e foi expulso. W Nem deu uma falta por trás e também foi expulso, aos 51’. Sete minutos de acréscimos. Deu leão, na garra. Festa rubro-negra na arquibancada.
*
Destaques: - O goleiro Lucas Arcanjo, uma garantia, o zagueiro Wagner Leonardo, gigante; a aplicação e valentia de toda a equipe. Os atletas Yan, Dudu e Camutanga estão de fora da próxima partida, punidos com cartões. W. Nem e Johnny também de fora, foram expulsos no final do jogo.
*
Ficha Técnica
- Vitória de Leo Condé: Lucas Arcanjo, Yan, W. Leonardo, Camutanga, Felipe Vieira; Dudu, Gegê, Matheus Gonçalves, Giovanni; Iury Castilho e Gamalho. (Zeca, Wellington Nem, Ze Hugo, Johnny, Welder)
- O Ceara de Guto Ferreira: Bruno, Warley, David, Luis Otavio, Paulo Vitor; Breno, William Maranhão e Jean Carlos; Erick, Saulo Mineiro e Nicolas (Bissoli, Zé Ricardo, Formiga, Barletta, Guilherme).
- No apito, Bruno Arleu, com VAR. Como sempre, bem caseiro.
*
- Pela 24ª rodada, o Vitória volta a campo na sexta , dia 18, 19h, no Barradão, contra o Botafogo/SP.