Colunistas / Esportes
Zé de Jesus Barrêto

VITÓRIA PERDE PARA VOLTA REDONDA E MANTÉM TRADIÇÃO DE IRRITAR TORCEDOR

ZédeJesusBarreto comenta que o Leão começou bem mas perdeu o jogo no Barradão
05/06/2022 às 15:00
   O torcedor chegou junto, o Barradão pegou seu maior público na temporada, mas o time em campo decepcionou mais uma vez em casa, levou 2 x 1 do Volta Redonda/RJ, quebrando o clima criado de uma recuperação na tabela e uma arrancada para possível classificação e volta à Série B. O jogo foi equilibrado, brigado, mas o time carioca mostrou-se mais objetivo.

*

 Classificação

 Com o resultado, e a 9ª rodada ainda em andamento, o Rubro-negro baiano continua com seus 10 pontos conquistados e na 12ª posição.  O líder é o Mirassol/SP, com 20 pontos ganhos.

*

 No Barradão

- Tarde domingueira outonal com ventos fortes frios, sem sol nem chuva, com mais de 28 mil ingressos vendidos, o maior público da temporada nas arquibancadas do estádio, bom piso.

 - Baianos e cariocas em campo com o mesmo número de pontos, 10, disputando espaço na primeira página da tabela de classificação.

 -  O Leão com uniforme padrão, rubro-negro, e o Volta Redonda de branco.  

*

Com bola rolando ...

A torcida entusiasmada, o Leão começou empolgado. Logo no 1º minuto, Santiago arriscou da entrada da área, forte, na rede por fora. Jogo duro, veloz, com muita briga pela bola. Aos 9’, Dionísio tentou de longe, por cima. Aos 18’, após um vacilo defensivo dos visitantes, Santiago finalizou já na pequena área para ótima e salvadora intervenção de Dida (tem nome de grande goleiro). O Leão chegava mais.

 - Gol! 1 x 0 Volta Redonda, aos 23 min. Sanchez deu mole, Igor Bolt recebeu em velocidade nas costas da zaga, entrou de cara e desviou do goleiro.

Aos 25’, Thomás subiu mais que a zaga, bola cruzada de esquerda, e testou para as redes, mas a arbitragem inventou falta do atacante, anulou o gol. O Leão sentiu o golpe, ficou por uns instantes atordoado, perdido, e o time cidade do aço cresceu. Aos 33’, Dionísio fez bom passe, mas Roberto bateu pra fora, pegou mal na pelota. Aos 35’, o lateral Luis Paulo chutou de longe, por cima.

- Gol! 1 x 1, Rafinha, testando na pequena área, fechando da esquerda, após um cruzamento de escanteio da direita, reacendendo a torcida, que já tinha arrefecido, inquieta.

 O empate, aos 38’, chegou num bom momento, quando o time rubro-negro em campo não vivia um bom momento, o Voltaço era melhor. O Leão renascia, pois, a arquibancada trepidando, de novo. E a partida seguiu equilibrada, até a parada de intervalo, a descida pra merenda.

 - Os cariocas cercaram o árbitro reclamando muito do gol de Thomas Kaick, de testa, anulado, com marcação de falta que só o ‘homem do apito’ viu. Primeira etapa bem equilibrada, com bons momentos aqui e ali das duas equipes. Jogo pegado e até bom de ver.

*

 - A segunda etapa começou num ritmo menos intenso, mas o mesmo equilíbrio, sem predominâncias, poucos lances de área. Só aos 12’ aconteceu o primeiro chute em gol: Eduardo, batendo falta frontal, distante, pelo alto. Aos 18’, depois de uma trombada na linha da grande área carioca, Santiago chutou meio prensado e a bola saiu lambendo o travessão de Dida.  

- Gol ! 2 x 1 , Lelê testando livre, na linha da pequena área, cruzamento da direita, desempatando.

 Dois minutos depois, Allan Pedro jogou-se na área, linha de fundo, e o árbitro viu pênalti, na chegada do zagueiro. Os cariocas chiaram com a marcação.   

 Rafinha bateu a penalidade forte, pelo alto, a bola bateu no travessão, no chão e saiu. Não entrou. A equipe sentiu em campo, a torcida amornou, apagando. Acendeu um pouco com a entrada de Dinei, na frente, aos 35’, no lugar de Rafinha (vaiado). Dois centroavantes enfiados, pois.

 A essa altura, o Vitória foi inteiro pra frente, naquela pressão total, alçando bolas na área adversária, já meio que no desespero, e o Voltaço fechadinho, atrás, garantindo o resultado, torcendo pro relógio andar, sem pressa, valorizando a posse de bola. Um Leão já meio sem forças e a arquibancada silente.  Mais cinco minutos além dos 90 de praxe. Um abafa nos minutos derradeiros mas não saiu o empate.

O torcedor vaiou no final.     

*

Escalações

- Vitória escalado pelo treinador Fabiano Soares: Lucas Arcanjo, Alemão, Danilo Cardoso e Sanchez; Leo Gomes, Dionísio, Eduardo (Foguinho) e Santiago (Allan Pedro); Rafinha e Roberto (Allan Pedro, Foguinho, Dinei).

- O Volta Redonda, de Rogério Correia: Dida, Yuri, Iran, Thomas Kaick e Luis Paulo; Bruno, Wendson e Pedrinho; Marcos Jr, Lelê e Igor Bolt. (Derlei, Caio, Davison, Rafael, Ailton)

- Arbitragem paulista, sem VAR; no apito, Thiago Scarascati. Caseiríssima,

*

- O próximo compromisso do Vitória é contra o Atlético do Ceará, pela 10ª rodada, no estádio Presidente Vargas, Fortaleza. Sábado, dia 11, às 19h.

**

 Na manhã desta segunda-feira (às 7h20, horário de Brasília), a Seleção Brasileira enfrenta o Japão, em Tóquio. Mais um amistoso em preparação para a Copa do Mundo no Catar/em novembro próximo.